sexta-feira, agosto 07, 2009

EsEFEx pode ser a casa do judô nos Jogos Militares 2011


Outros
EsEFEx pode ser a casa do judô nos Jogos Militares 2011

06/08/2009 - 16:38:26 - por PC & CBJ - Final Sports

O presidente da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Paulo Wanderley Teixeira, esteve presente nesta quinta-feira na Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), Fortaleza São João (RJ), em reunião com o General Fernando Azevedo e Silva.

O encontro estreitou ainda mais o laço que já existe entre as duas entidades e visa parceria para formar uma equipe de dez judocas para representar o Brasil nos Jogos Mundiais Militares, em 2011. Na reunião também foi falada a possibilidade de a Fortaleza receber a disputa de judô no evento. A equipe do Exército será apresentada no dia 9 de novembro.

“Acredito que o Brasil viva um momento único na história do esporte. Após a realização dos Jogos Pan-Americanos 2007 e com a certeza da sede da Copa do Mundo de Futebol em 2014, além da campanha de sucesso para os Jogos Olímpicos de 2016, tudo está a favor. Queremos com esta equipe representar o Brasil em alto nível nos Jogos Militares e formar estes atletas como verdadeiros Sargentos”, diz o General Fernando. Para o presidente da CBJ, a vontade de a Fortaleza São João ser sede da competição de judô faz do local um forte candidato a receber um Centro de Treinamento Internacional de Alto Rendimento da Federação Internacional de Judô (FIJ).

“Já tínhamos o interesse em apresentar a EsEFEx como candidata a receber este CT. Sendo sede de um evento mundial, aumenta em muito as possibilidades. Vou entrar em campanha no Campeonato Mundial, na Holanda, para que isto aconteça”, afirma Paulo Wanderley.

O objetivo é o que local construído para receber a disputa do judô nos Jogos Mundiais Militares seja um legado esportivo para o país.

“Nossa preocupação é com o legado, com as reformas que serão feitas nos alojamentos e refeitórios. Virar um centro de treinamento de alto rendimento é o que buscamos também”, completa o General.

O judô tem uma relação próxima com as forças armadas. Desde que teve início a gestão de Paulo Wanderley na CBJ, os principais treinamentos de campo internacionais ocorreram na EsEFEx. Medalhistas olímpicos e mundiais do Japão, Rússia, Holanda, Alemanha, Áustria, entre outros, já estiveram no local treinando com o Brasil.

A parceira entre o judô e o exército é antiga. Há anos a modalidade representa o país em mundiais militares. Em 2008, João Gabriel Schlittler, então atleta da equipe olímpica em Pequim, representou o Exército brasileiro em diversas ocasiões. Nomes de peso do esporte, como Mário Sabino, Daniel Hernandes e Hugo Pessanha. Neste ano, a Marinha formou um time com muitos destaques do judô feminino, entre eles Sarah Menezes e a medalhista olímpica Ketleyn Quadros.

Após o primeiro edital, mais três vagas para atletas serão abertas. Fechando o número em dez. Também será formada uma comissão técnica.


FONTE: Final Sports - Porto Alegre,Brazil

***
FOTO: http://www.pju.org/
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário