terça-feira, julho 21, 2009

Poeta francês Jean Foucault faz palestra em Curitiba


20/07/2009 03:02
Poeta francês Jean Foucault faz palestra em Curitiba
CURITIBA [ ABN NEWS ] - O poeta francês, editor, coordenador dos encontros de ateliês de criação literária e pesquisador de literatura infanto-juvenil Jean Foucalt realiza a palestra “Encontro do Poeta com a Poesia” na próxima quarta-feira (22 de julho), às 18 h, no auditório Brasílio Itiberê – anexo à secretaria de Estado da Cultura. O evento, com entrada franca, integra a programação do Ano da França no Brasil e vai tratar do processo de criação poética e de poesia em geral.

A organizadora do encontro a escritora Gloria Kirinus acredita que todo poeta se apresenta com uma concepção de poesia revelada na sua própria criação poética. “Assim, nada melhor que ouvir do poeta francês suas mil e uma colinas poéticas em que ele distribui com especial habilidade, o mundo dos objetos, a descoberta dos países e um amor especial pelas batatas”.

Jean Foucault é autor de muitas obras de literatura: poesia e prosa para o publico adulto e infanto-juvenil. E ainda obras de pesquisa, além de coordenar e integrar publicações muito originais como Carta aberta às batatas. Para Gloria Kirinus, esse é um início de diálogo do Foucault com poetas da cidade. “Ele vai mostrar por exemplo que, do sentimento imediato que uma pomme de terre pode despertar ao sentimento intenso da perda absoluta, quando fala da morte”.

A vinda do poeta ao Brasil foi possível graças à interlocução da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil que em 2009 completa dez anos. A escritora Gloria Kirinus foi eleita coordenadora da regional Paraná da AEI-LIJ para o biênio 2009/2011.

Serviço:

“Encontro do Poeta com a Poesia” com o poeta francês Jean Foucalt na quarta-feira, dia 22 de julho, às 18 horas, no Auditório Brasílio Itiberê (R. Cruz Machado, 138 – anexo a Secretaria de Estado da Cultura). Entrada franca.

FONTE: ABN
http://www.abn.com.br/
***
FOTO: Gloria Kirinus

Nenhum comentário:

Postar um comentário