terça-feira, julho 21, 2009

Editora Mundo das Ideias estreia na literatura e lança em Curitiba os primeiros títulos de seu catálogo


Editora Mundo das Ideias estreia na literatura e lança em Curitiba os primeiros títulos de seu catálogo
[21-07-2009]

A Livrarias Curitiba e a Editora Mundo das Ideias promovem uma homenagem ao Profeta Gentileza, poeta e figura mítica que povoou as ruas e os viadutos de São Paulo com poemas sobre a condição humana, com dois lançamentos de livros – os primeiros do catálogo da editora - e a exibição de um documentário.

Amanhã (22 de julho), o escritor Leonardo Guelman lança a obra “Univvverrsso Gentileza” (303 pág., R$ 48,00) e o poeta Dado Amaral apresenta ao público a obra “Olho Nu” (60 pág., R$ 25,00).

Na sequência, será exibido o filme “Gentileza” (1994, 9 min.), no qual Dado Amaral explorou a vida e a obra do profeta. O evento começa às 19h30, na Livrarias Curitiba Megastore do Shopping Estação (av. Sete de Setembro, 2775, Centro, tel. 41-3330-5118 / 3330-5000) e a entrada é franca.

As duas obras representam linhas paralelas de ação editorial. Uma investe na não-ficção, com foco na área da cultura material e imaterial, enquanto a outra publica literatura contemporânea brasileira: poesia, contos e romances de autores inéditos ou ainda pouco publicados.

Vida e obra

Univvverrsso Gentileza é um trabalho de referência sobre o Profeta Gentileza, personagem popular carioca que durante 35 anos circulou pelo Rio de Janeiro e pelo Brasil cumprindo uma missão espiritual: pregar o amor e a gentileza à humanidade. Baseado na dissertação de mestrado do pesquisador Leonardo Guelman, professor do departamento de Arte da Universidade Federal Fluminense, o livro documenta as diferentes fases do Profeta, cujo nome é José Datrino (1917-1996), e que se tornou conhecido a partir de 1980 por fazer inscrições peculiares sob um viaduto no Rio de Janeiro, onde andava com uma túnica branca e longa barba.

No dia 17 de dezembro de 1961, em Niterói (RJ), houve um incêndio no Gran Circus Norte-Americano e que foi considerado uma das maiores tragédias circenses do mundo. Neste incêndio morreram mais de 500 pessoas. Na antevéspera do Natal, seis dias após o acontecimento, José acordou alegando ter ouvido “vozes astrais”, segundo suas próprias palavras, que o mandavam abandonar o mundo material e se dedicar apenas ao mundo espiritual.

O Profeta pegou um de seus caminhões, foi para o local do incêndio e plantou jardim e horta sobre as cinzas do circo. Lá, José Datrino incutiu nas pessoas o real sentido das palavras Agradecido e Gentileza. Foi um consolador voluntário que confortou os familiares das vítimas da tragédia com suas palavras de bondade. Daquele dia em diante, passou a se chamar “José Agradecido” ou simplesmente “Profeta Gentileza”.

Após deixar o local que foi denominado “Paraíso Gentileza”, o Profeta Gentileza começou a sua jornada como personagem andarilho. A partir de 1970 percorreu toda a cidade. Era visto em ruas, praças, nas barcas da travessia entre as cidades do Rio de Janeiro e Niterói, em trens e ônibus fazendo sua pregação e levando palavras de amor, bondade e respeito pelo próximo e pela natureza a todos que cruzassem seu caminho. Aos que o chamavam de louco, ele respondia: "Sou maluco para te amar e louco para te salvar".

Lirismo e música

Olho Nu, primeiro livro de poemas de Dado Amaral, traz a público a obra de um poeta carioca que transita entre a poesia, a performance e o audiovisual. Ex-integrante do Boato, banda de poetas que em 1998 lançou seu CD Abracadabra (WEA/Dubas), Dado trabalha com poesia desde o início da década de 90.

No enredo, poemas e textos em prosa escritos ao longo de sua carreira, mais dedicada à performance e à fala que à publicação. Entretanto Dado tem publicado desde o início dos anos 90 em diferentes meios, impressos e virtuais.

O projeto do livro nasceu em 2002, quando o autor viajou do Rio de Janeiro (onde vive) a Fortaleza para apre¬sentar seus poemas na Bienal do Livro do Ceará. Lá conheceu o poeta Lêdo Ivo, da Academia Brasileira de Letras, que elogiou seus textos e recomendou a publicação. Desde então vem amadurecendo o livro, selecionando os poemas, e trabalhando-os para a publicação.
O título traz muito do conceito do livro. As questões sensoriais, sobretudo da visão, perpassam a lírica da obra. Outro eixo do livro é a música, arte com a qual o autor trabalha há anos. Os poemas têm leveza musical e por vezes a música é o tema dos textos.
Não por acaso, Dado foi integrante do Boato, importante coletivo de artistas - e depois grupo musical - que agitou o Rio na década de 90 com suas composições irreverentes e seus espetáculos performáticos. Dado também escreveu poemas no portal Cronópios, na revista O Carioca, no jornal Letras e Artes e outros. Sua poesia sempre esteve ligada à performance e ele foi um dos fundadores do CEP 20.000 – Centro de Experimentação Poética, que atua há 18 anos no Rio de Janeiro, conduzido pelos poetas Chacal e Guilherme Zarvos, e que revelaram artistas e comunicadores como Michel Melamed, Viviane Mosé, Casé Pecini e outros.

Serviço

O que: Lançamento dos livros “Univvverrsso Gentileza” de Leonardo Guelman, “Olho Nu” de Dado Amaral e exibição do filme “Gentileza”

Quando: Amanhã (22 de julho), às 19h30

Onde: Livrarias Curitiba Megastore do Shopping Estação (av. Sete de Setembro, 2775, Centro, tel. 41-3330-5118 / 3330-5000)

Quanto: Entrada franca

FONTE (foto incluída): Paranashop
apud: imprensa@livrariascuritiba.com.br
***
FOTO: O livro “Univvverrsso Gentileza” e o autor Leonardo Guelman foto: divulgação
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário