quarta-feira, maio 06, 2009

"Violência e Literatura" ainda está com inscrições abertas


"Violência e Literatura" ainda está com inscrições abertas
06/05/2009 às 10:27

A Violência é um dos problemas mais presentes nos dias atuais na considerada sociedade pós-moderna. Pensado nisso o Projeto Poesia Encenada desenvolvido pelo SESC Paraíba abre inscrições para a oficina que colocará em pauta uma mistura palpitante: “Violência e Literatura”. O encontro que será ministrado pelo professor da Universidade Federal da Paraíba, Arturo Gouveia, ocorrerá nos dias 12 e 13 deste mês, a partir das 14h, no Mini Auditório do SESC Centro João Pessoa. A inscrição é gratuita e já se encontra disponível no Setor de Cultura da entidade comerciária. Arturo Gouveia de Araújo é escritor, poeta, teatrólogo e crítico literário paraibano, famoso por suas obras polêmicas, que sempre envolvem temáticas políticas, sociais, religiosas e artísticas. É autor de livros irreverentes e experimentais, além de realizar pesquisas sobre a relação entre a literatura e as formas sociais de violência.
Em 1987, graduou-se em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, onde também concluiu seu mestrado, em 1991. Na Universidade de São Paulo, doutorou-se em Teoria da Literatura e Literatura Comparada, em 1998. Atualmente é professor do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da UFPB.
Como ponto de partida para Oficina, gostaria de trabalhar o conto ‘O Cobrador’ de Rubem Fonseca, além desta obra vou trazer alguns contos de minha autoria contido no livro ‘O Mal Absoluto’ para compartilhar com a turma, espero que não seja nada monótono”, antecipa, Arturo Gouveia.
Em “O Mal Absoluto”, o escritor paraibano trás 11 (onze) contos onde pode se perceber um narrador sólido que conhece seu ofício e que, com muito humor e não sem uma boa dose de cinismo, põe a nu nossa história recente.
Com um vasto currículo o professor iniciou seu trabalho literário com a obra No Inferno (1988), seguido de Análise de Os Homens Cordiais (1996); O Mal Absoluto (1996); Santíssimas Trevas (contos) (2008); O Evangelho segundo Lúcifer (contos) (2007); Machado de Assis: Literatura, Música e Barbárie (2006); Dois Ensaios Frankfurtianos (2004); As Angústias do Outono (2003); A Arte do Breve (2003); Os Nove Décimos (1998) e A Farsa dos Milênios (1997). O Setor de Cultura do SESC fica situado no Centro de João Pessoa, na Rua Desembargado Souto Maior, nº 281.

Mais informações pelo telefone (83)3208-3159.

FONTE: Paraiba.com.br - João Pessoa,Paraiba,Brazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário