segunda-feira, maio 25, 2009

Telma Monteiro lidera armada portuguesa


Telma Monteiro lidera armada portuguesa
PARA A TAÇA DO MUNDO EM ALMADE (6 E 7 DE JUNHO)


A selecção portuguesa, composta por 16 judocas, parte para a Taça do Mundo feminina, a realizar em Almada, com o objectivo de conquistar um ou dois lugares no pódio e mais uma ou duas posições entre as finalistas. O objectivo para a competição, que se realiza a 6 e 7 de Junho no Complexo Municipal de Desportos - Cidade de Almada, foi assumido por Luís Monteiro, Director Técnico Nacional (DTN).
Na apresentação da competição, Luís Monteiro reconheceu que "o novo sistema competitivo é mais penalizador, uma vez que deixou de existir a dupla repescagem", o que faz com que os resultados possam ser "muito bons ou muito maus". Segundo o DTN, a categoria mais forte será a de -57 Kg, na qual compete Telma Monteiro, tricampeã europeia e vice-campeã mundial.
O presidente da Federação Portuguesa de Judo (FPJ), António Aleixo, manifestou-se satisfeito com a realização da competição em Portugal, mas lembrou que a organização da mesma suscitou algumas dúvidas. "Estávamos decididos em não fazer a Taça do Mundo, mas a União Europeia de Judo (UEJ) fez uma espécie de xeque-mate. Se não houvesse prova este ano não garantiam a realização de outras provas de qualificação olímpica", explicou.
António Aleixo espera um grande apoio às judocas portuguesas, "que estão a jogar em casa", e muita afluência ao Complexo Cidade de Almada, até porque as entradas são gratuitas.
Telma Monteiro, a mais cotada judoca portuguesa e líder do "ranking" mundial da sua categoria, quer vencer em casa, uma vez que reside em Almada. "Pretendo uma medalha, no mínimo, e se possível a de ouro". A judoca do Benfica garante sentir-se "muito bem" e lembra que depois de ter vencido o Europeu, há cerca de 1 mês, todas as competições em que participa "são de preparação para o Mundial".
No fim-de-semana de 30 e 31 de Maio, Telma Monteiro vai participar em Moscovo no segundo Grand Slam do ano. A prova, incluída no calendário da UEJ e da Federação internacional da modalidade, possibilita a pontuação das atletas para o "ranking" mundial, através do qual serão apuradas as 16 melhores atletas que irão participar no Masters.
A Taça do Mundo Feminina, que se realiza pela terceira vez em Portugal, vai juntar 115 atletas, entre as quais algumas campeãs mundiais e olímpicas, oriundas de 16 países.
Constituição da selecção portuguesa:

-48 Kg: Leandra Freitas
-52 Kg: Ana Sousa, Joana Ramos e Mariana Gonçalves
-57 Kg: Ana Jorge, Joana Cesário, Marta Cachola e Telma Monteiro
-63 Kg: Andreia Cavalleri, Ana Cachola, Filipa Almeida e Sandra Borges
-70 kg: Ana Azevedo e Verónica Raposo
-78 Kg: Yahima Ramirez
+78 Kg: Joana Costa
Data: Segunda-Feira, 25 Maio de 2009 - 20:53

Nenhum comentário:

Postar um comentário