sexta-feira, maio 08, 2009

Seleção em frangalhos busca forma ideal para ir ao Mundial de judô

07/05/2009 - 07h18
Seleção em frangalhos busca forma ideal para ir ao Mundial de judô
Bruno Império

Em São Paulo
A seleção brasileira masculina de judô já disputou duas Copas do Mundo fora do país, um Pan-Americano da modalidade e venceu um Desafio Internacional contra Inglaterra e França em 2009. No entanto, para os judocas, os títulos neste início de temporada estão em segundo plano. Com seis dos sete titulares se recuperando de lesões e cirurgias, a principal meta da equipe é alcançar a forma ideal antes da disputa do Mundial da Holanda, marcado para o final de agosto.

Atualmente, apenas Luciano Corrêa, da categoria até 100kg, não busca se recuperar. Já Denílson Lourenço, Leandro Guilheiro, João Derly, Flávio Canto, Thiago Camilo e João Gabriel Schilttler enfrentam algum tipo de tratamento. A maioria dos casos por conta do sacrifício para disputar os Jogos Olímpicos de Pequim, na metade de 2008.

É esse o caso do pesado João Gabriel Schlittler. O judoca sofreu uma lesão no ligamento cruzado do joelho direito antes dos Jogos de Pequim, mas adotou um tratamento rápido para lutar na China. Este ano, acabou voltando a sentir o local machucado após a disputa do Pan da Argentina e, por isso, achou melhor não disputar o Desafio Internacional contra Inglaterra e França, no último fim de semana.

Medalha de bronze na Olimpíada, Guilheiro atravessou três cirurgias. Operou o ombro, a cervical e o quadril. Em seu retorno aos tatames, levou ouro no Pan-Americano, mas ainda busca a melhor forma. "Estou fazendo uma série de exercícios para poder fortalecer as partes que operei. Minha intenção é ter calma e não forçar muito para que não apareçam outras lesões que possam atrapalhar meu caminho", diz o judoca.

A categoria até 90 kg é a que enfrenta mais problemas. Thiago Camilo foi cortado do Desafio de seleções por conta de uma fratura no pé esquerdo. Eduardo Santos, que atuou em seu lugar, se recupera de uma cirurgia no punho direito. "Agora estou chegando mais perto do meu ideal. Quero continuar competindo para ir ganhando ritmo, força na pegada, e poder brigar por um lugar no Mundial", conta Santos.

Já Flávio Canto não busca recuperar apenas a forma física e técnica. O judoca, que sofreu uma lesão no cotovelo durante o Pan de 2007 e vem de uma cirurgia no punho esquerdo, quer voltar ter confiança em seus próprios resultados. "Antes dos Jogos do Rio eu estava bastante animado. Mas, depois que perdi a medalha, fiquei um pouco abalado. Mas agora tenho que seguir competindo, para ir ganhando força. Vivendo esse ritmo de competição, vencendo lutas, espero retornar ao topo da minha categoria", disse o meio-médio.

João Derly e Denílson Lourenço, que fizeram cirurgia no joelho, completam a lista dos que ainda buscam a forma ideal. O fato de a equipe estar em frangalhos, entretanto, não preocupa o técnico Luiz Shinohara. Apesar da corrida contra o relógio, o treinador acredita que seus atletas estarão prontos para o torneio na Holanda.

"Eles não precisam estar 100% agora. O ideal é que evoluam até o Mundial. Além disso, estamos desenvolvendo um trabalho multidisciplinar que está sendo coordenado pelo Dr. Wagner Castropil [médico] que vai não apenas recuperar os atletas, como evitar novas lesões", finaliza o treinador.
FONTE (foto incluída): UOL Esporte - São Paulo,SP,Brazil
FOTO: Luciano Corrêa
*************

Nenhum comentário:

Postar um comentário