quinta-feira, abril 09, 2009

Técnicos da confederação de judô buscam talentos no peso ligeiro


19h01
08Abr
Técnicos da confederação de judô buscam talentos no peso ligeiro

por ESPN.com.br com Agência GE

No dia 16 de abril, a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) inicia um treinamento específico para a categoria ligeiro masculino (-60kg). A partir de encontros semanais no Centro Olímpico, em São Paulo, com a presença dos técnicos Luis Shinohara, Henrique Guimarães e Fúlvio Miyata, a entidade espera garimpar novos talentos e aumentar a disputa entre os judocas.

Shinorahara e Miyata foram dois dos melhores pesos ligeiros da história do judô nacional, enquanto Guimarães competiu no peso acima, o meio-leve (até 66kg).

"O ligeiro é uma categoria na qual estamos atravessando um momento de dificuldade na renovação e este treinamento visa a resgatar a importância do ligeiro no judô brasileiro", explica Luiz Shinohara, técnico da seleção brasileira.

"Temos bons atletas, mas é preciso acertar detalhes em cada um deles, como força e resistência, por exemplo. Além disso, acreditamos que isto criará uma rivalidade maior entre eles, inclusive porque nenhum judoca deste peso será descartado do processo olímpico para Londres 2012", acrescentou o treinador.

No futuro, a meta é levar a iniciativa para outras categorias. "Mas no momento vamos trabalhar onde está a nossa necessidade maior, o ligeiro masculino", pontua Shinohara.

Fulvio Miyata aposta no surgimento de novos atletas. "Eu, Shinohara e Henrique conhecemos bem os detalhes da categoria ligeiro e acredito que o fato deste treinamento ser dirigido por nós dá mais peso a esta ação", disse.

O objetivo é auxiliar na detecção de novos talentos e atletas que possam buscar resultados internacionais para o Brasil. O suporte que existe ao judoca hoje em dia é bem maior do que na minha época, mas é preciso trabalhar duro sempre. "Para mim será uma grande oportunidade também", acrescentou o treinador, que exerce a função há três anos.

Luis Shinohara foi eleito pelo Comitê Olímpico Brasileiro o melhor treinador do ano em 2007. Quando competia como ligeiro, conquistou três medalhas em Jogos Pan-Americanos (ouro em 1979, prata em 1983 e bronze em 1975). Já Fulvio Miyata levou o bronze no Mundial Sênior de 1997. Henrique Guimarães chegou ao bronze nas Olimpíadas de Atlanta, no meio-leve.

Os atletas Denilson Lourenço, Felipe Kitadai, Charles Chibana, Adriano Yamamoto, Breno Alves e Ricardo Ayres são alguns dos atuais destaque da categoria. O grupo representou o Brasil em competições internacionais e dominou os últimos torneios nacionais sênior e júnior.

Medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 2007, Alexandre Lee subiu recentemente de categoria e hoje busca vaga no meio-leve.

"Acredito que com esse treinamento haverá um resgate de um peso que o Brasil, no passado, tinha pelo menos seis judocas com chances de medalha em torneios internacionais. Para estes novos atletas, estar num treino recebendo orientações do Shinohara, Fulvio e Henrique com certeza ajudará muito na evolução deles", diz João Derly. Como ligeiro, o bicampeão do mundo no meio-leve ganhou quatro medalhas em etapas do Circuito Europeu de 2002.

No cenário internacional, o peso ligeiro foi dominado por muitos anos por Tadahiro Nomura, japonês que conquistou o primeiro tricampeonato olímpico da história do judô (1996-2000-2004). Em Pequim, o coreano Min-Ho Choi levou o título da categoria. Nos últimos Mundiais, o posto de número um ficou com a Europa. Os cinco primeiros do ranking mundial atualmente são:

1- Dimitri Dragin (FRA) - 300 pontos
2- Amiran Papinashvili (GEO) - 292 pontos
3- Rishod Sabirov (UZB) - 260 pontos
4- Gwang-Hyedon Choi (COR) - 220 pontos
5- Yasmani Piker (CUB) - 180 pontos


FONTE: ESPN Brasil - Brazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário