quinta-feira, abril 23, 2009

O que é arte? - por Lenir Witzke


O que é arte? - por Lenir Witzke
Data:22/04/2009 - 08:49
Cidade:Regional

Ijuí - RS
Panambi - RS
Arte é arquitetura, escultura, pintura, música, dança, poesia. Segundo Tolstoi, o autor consagrado de Guerra e Paz e Anna Karenina, “Arte não apenas um prazer, um consolo ou entretenimento. Arte é assunto de peso. A arte é um órgão da vida humana transmitindo a percepção racional dos homens para o campo dos sentimentos. A tarefa da arte é enorme”. O que é Arte? – 1898.

A arte sempre esteve presente na história da humanidade através dos séculos e de todas as civilizações e sua presença é fato imprescindível em todas as áreas do conhecimento humano, a arte é uma linguagem universal. Seu caráter profilático, como diminuição do stress é um dos carros chefe da Arte como terapia em muitas empresas, por exemplo:

Através do fazer artístico o indivíduo desenvolve sua criatividade, aumenta sua auto- estima , melhora seus relacionamentos, canaliza autoconhecimento, faz perceber aspectos de personalidade que permanecem inconscientes, elabora melhor seu mundo interior, promove a saúde psíquica e física, desenvolve a motivação.

Criar é expressar a nossa existência, as emoções humanas mais profundas.

O criar abrange a habilidade em usar o cérebro para: alterar, promover, recombinar aspectos da vida. Implica em sentir o mundo com vitalidade e fazer novo uso do que se percebeu.

Criar é expressar nossas vivências e sonhos. Criar é querer ser imortal!

Segundo Karl Jung, psicanalista – 1920: “ A arte é a expressão mais pura que há para a demonstração do inconsciente de cada um. É liberdade de expressão, criatividade, sensibilidade, é vida.” A arte em si é uma atividade regeneradora. Para Jung, tem finalidade criativa, é energia psíquica, consegue transformar imagens através de símbolos e expressar conteúdos internos e profundos.

“Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta!”.

Lenir Witzke, Artista Plástica , Professora e Consultora Lingüística de Espanhol.Tem seu Atelier ( Ma’at Place – Atelier) em Ijuí onde oferece aulas de pintura e Língua estrangeira.
Este texto é parte de Palestra proferida em uma “Oficina de Artes”no Fórum de Ijuí, como parte do PROGRAMA DE PREPARO PARA APOSENTADORIA – PPA do TRIBUNAL DE JUSTIÇA / RS, 5/10/2007.
FONTE: Guia Digital - Panambi,RS,Brazil
IMAGEM in http://www.lenirwitzke.com/
********************

Um comentário:

  1. OLa! gostei bastante do seu bloger, tem um bom conteúdo, eu como artista achei bastante rico todo esse texto sobre arte. é bom encontrar palavras que nos faz refletir. tenha um bom fim de semana. abraço!

    ResponderExcluir