quarta-feira, abril 22, 2009

“Euclides Cavaco: Entre os maiores poetas portugueses de todos os tempos”


Por Adriano da Costa Filho*

Quarta-feira 22 ABR 09
Coluna Luso-Descendente
“Euclides Cavaco: Entre os maiores poetas portugueses de todos os tempos”
Euclides Cavaco, o magistral poeta da Língua Portuguesa, nasceu em Seixo de Mira, Distrito de Coimbra, em 25 de dezembro. E no ano de 1970 emigrou para o Canadá, fixando-se na cidade de London/Ontário, todavia, todos os anos retorna a Portugal, geralmente num período de 3 meses, onde lança os seus livros, CDs, e escritos em várias cidades portuguesas. Em Portugal fica em Santa Maria do Pinhal, Corroios. Suas obras são dignificantes e a sua poesia é da mais alta qualidade, comparando-o aos maiores poetas, escritores e literatos de todos os tempos, em língua portuguesa.
No Canadá, cursou Gestão Administrativa, onde a seguir tornou-se empresário, e no ano de 1974 fundou com outros o programa na TV “Saudades de Portugal”, sendo que, em 1976, em razão do seu envolvimento com a sociedade portuguesa, foi nomeado “Comissário para o Governo de Ontário” e no ano de 1980 ajuda a criar a Rádio “Voz da Amizade”, onde é o locutor, diretor e fervoroso divulgador da Língua e da Cultura Portuguesa, há já 30 anos. Além disso tudo, na entidade virtual “Ecos da Poesia” é dedicado à poesia portuguesa, com declamações de poesias enfeitadas musicalmente pelo fado.
As suas obras editadas são conhecidas em quase todo o universo português, e que passamos a citar: Pedaços de Meu País – Horizontes da Poesia – Voz da Alma (Ecos da Poesia) – Terras da Minha Terra – Fado é Alma Portuguesa – Quando o meu canto é Poesia; bem como outras. Em CDs, Voz da Alma (Ecos da Poesia), Natal da Diáspora, Retalhos de Fado, como também algumas antologias como: V Antologia Poética, Terra Lusíada, e enfim várias outras, sendo que, os seus CDS em número de 5 têm 70 récitas.
Pertencente a inúmeras entidades e associações, sempre brilha com seus poemas, sonetos e poesias, como: Associação Portuguesa de Poetas, Ordem Nacional dos Escritores do Brasil, Sociedade Portuguesa de Autores, Grêmio Literário da Língua Portuguesa, Círculo Nacional D’Arte e Poesia, Associação Portuguesa A. do Fado, Associação de Escritores da Madeira, Associação Poética de Aveiro, Alma Alentejana, Tertúlio de Bocage, Movimento Poético Nacional do Brasil, Casa do Poeta de São Paulo, Academia de Letras, Ciências e Artes de Londrina (Paraná), Academias ABRALI, AVSPE e AVBL.
Pela sua brilhante atuação e pelos livros, CDs, antologias e escritos, já foi homenageado pelas maiores entidades portuguesas, luso-brasileiras e internacionalmente, tais como: Condecoração oficial com medalha de honra do Governo do Canadá, em 1992; medalha e diploma do Ministério da Cultura canadense, em 1993; prêmio PRECOM de Literatura/2000, na cidade de Toronto (Canadá); FREE PRESS, edição especial de maio de 2000; homenagem pela Assembléia da República Portuguesa, medalha de honra em 2001; troféu John Mckenia Anardi/2001; troféu prestígio e dedicação das comunidades portuguesas, pela Revista Portugal/2004; certificado de mérito pelos 25 anos da rádio Voz da Amizade no Canadá, em 2005; prêmios do Concurso Literário da Associação Cultural Poética, selecionado para fazer parte dos 10 rostos da Poesia Lusófona, em 2007; agraciado com o colar e medalha de mérito da Ordem Nacional dos Escritores do Brasil.
Como vemos, pela obra apresentada pelo ilustre e especial escritor/poeta e declamador Euclides Cavaco, uma glória surgida no panteão dos maiores poetas da Língua Portuguesa e nós aqui no Brasil temos a súbita honra de tê-lo como membro da Casa do Poeta “Lampião de Gás” de São Paulo e do Movimento Poética Nacional, entidades que foram e são premiadas pela presença desse grande, ilustre e mestre contemporâneo da arte poética, musical e literária da Língua Portuguesa.
Parabéns ao mestre Euclides Cavaco, sinto-me imensamente honrado em compartilhar com a sua pessoa como confrade nas entidades portuguesas e luso-brasileiras, da qual fazemos parte.
Adriano da Costa Filho

Membro da Casa do Poeta de São Paulo, Movimento Poético Nacional, Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores, Academia Virtual Poética do Brasil, Ordem Nacional dos Escritores do Brasil, Associação Paulista de Imprensa, Associação Portuguesa de Poetas/Lisboa e escreve quinzenalmente para o Jornal Mundo Lusíada.

FONTE: Jornal Mundo Lusíada - São Bernardo,SP,Brazil
FOTO in http://www.poemar.com/
*********************

Nenhum comentário:

Postar um comentário