quinta-feira, abril 30, 2009

Espaço Helena Calil em São José recebe exposição com técnica utilizada na antiguidade


14h29min - 30/04/2009
Espaço Helena Calil em São José recebe exposição com técnica utilizada na antiguidade
Serão expostas cerca de 30 obras, todas em encáustica.
A Fundação Cultural Cassiano Ricardo realiza, no período de 04 a 30 de maio, no Espaço das Artes Helena Calil, a exposição “Redescrição e Memória”, do artista plástico Alex Carrari. Serão expostas cerca de 30 obras do artista, todas em encáustica – técnica de pintura que é conhecida desde a antiguidade.

A temática dos trabalhos de Carrari versa sobre lugares, situações e pessoas do cotidiano. O artista plástico procura retratar o que está esteticamente fora dos padrões aceitos convencionalmente, buscando a realidade e a naturalidade para captar a essência do elemento retratado.

Nas obras da exposição, Carrari trabalha a redescrição da pessoa a partir da imagem que ficou retida na memória depois de sua observação, buscando uma nova interpretação do indivíduo.

A mostra fica aberta de segunda a sexta, das 9h às 18h e aos sábados das 9h às 13h e a entrada é gratuita.

Alex Carrari

Nascido na cidade de Marialva-PR, em 1974 - o artista mora há 30 anos em São José dos Campos, onde se formou em Teologia pelo Centro de Estudos Teológicos do Vale do Paraíba (Cetevap).

Artista plástico há sete anos, Carrari aprendeu a técnica de pintura em encáustica com o professor George Gütlich, em 2005. O artista trabalha também com pintura a óleo e xilogravura.

A técnica A encáustica é um procedimento de pintura conhecido desde a Antiguidade, que consiste em aglutinar pigmentos naturais ou artificiais a uma mistura de ceras quentes. Depois de pronta, a mistura é aplicada – seguindo fórmulas, controle de temperatura e procedimentos técnicos – sobre um suporte de madeira ou tela.

A técnica foi muito utilizada pelos retratistas, no Egito Romano, para pintar retratos realistas das pessoas – quadros que seriam usados, posteriormente, em suas urnas funerárias. Estes quadros são conhecidos como Retrato de Fayum, em referência à região do Egito, onde foram encontradas as primeiras peças que utilizavam a técnica.

FONTE: VNews - São José dos Campos,SP,Brazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário