quarta-feira, abril 01, 2009

Debate sobre a Poética do Rock em Portugal


Debate sobre a Poética do Rock em Portugal
Em discussão estarão, por exemplo, o lugar da poesia na música, a relação entre literatura e música, a evolução da cultura popular, a censura, a escrita em língua portuguesa.
No colóquio, que propõe "perspectivas críticas de uma literatura menor", serão tidas como exemplo as canções de António Variações, Xutos & Pontapés, Sétima Legião, Jorge Palma, José Cid e Mão Morta.
Entre os convidados contam-se o jornalista francês Mischka Assayas, autor do livro "Bono por Bono", o crítico norte-americano Greil Marcus, que escreveu "Like a Rolling Stone", sobre Bob Dylan, e o jornalista Nuno Galopim.
Os investigadores João Carlos Callixto, Pedro Félix e António Tilly, os críticos Rui Pina Coelho e Mário Jorge Torres, o editor Luís Filipe Cristóvão e os escritores Fernando Pinto do Amaral e valter hugo mãe também marcarão presença.
Entre os músicos convidados figuram Rui Reininho, JP Simões, Paulo Furtado, Tiago Guillul e Fernando Ribeiro.
A par dos debates, está prevista uma exposição de capas de vinis portugueses na Faculdade de Letras, um ciclo de cinema sobre rock na Cinemateca Portuguesa e concertos no cabaret Maxime com Tiago Guillul (07 de Abril), Rui Reininho, Ana Deus e Regina Guimarães (08 de Abril).
"Poéticas do rock em Portugal" está a ser organizado pelo Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Apesar de noutros países o pop e o rock terem começado a ter um lugar nas universidades, nas academias portuguesas estes géneros continuam a ser relegados para o estatuto difuso da cultura de massa, quando não lhes é mesmo negada a possibilidade de uma existência singular.
Tratar o texto de uma canção como literatura, assimilar a produção do pop e do rock à poesia, não é provocação sem conteúdo. Nas comunidades urbanas só uma minoria consome livros e é ínfima a percentagem de gente que, dentro dessa minoria, lê poesia; no entanto, a maior parte da população consome poesia todo o tempo através das canções que ouve na rádio ou na televisão, em CD’s e concertos. Mas o rock é também poesia em acto e nessa medida suscita perguntas e dúvidas sobre a teatralização das palavras cantadas. O colóquio, "Poéticas do rock em Portugal", propõe-se abrir um espaço para o estudo das principais vozes do rock em Portugal e, em particular, o exame das suas obras. Tenta implementar a análise de traços temáticos, retóricos, estilísticos e composicionais de um autor ou de um movimento, assim como também avaliar as visões do mundo que transparecem nas suas letras, naquilo que as diferencia entre si.

É um facto que o rock é um género onde a poesia é indissociável da música – trata-se de textos para serem ouvidos.

Contudo, acreditamos que esta poesia podia ser abordada independentemente da música, e neste sentido retomamos uma das tradições mais antigas da crítica literária por exemplo o estudo da tragédia grega, um género de poesia para ser cantada, de que só herdámos os textos.

Falar de poéticas do rock não é tarefa facil e pressupõe uma metodologia simples mas eficaz. Entre os mais variados estilos a fronteira é ténue e dificil de determinar o que vem dificultar a possibilidade de análise porque em vez de a limitar alarga-a.

Integrada nesta iniciativa está a projecção, na Cinemateca Portuguesa, de filmes como China, China de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra de Melo e Canção da Saudade de Henrique Campos que terá lugar dia 1 de Abril, pelas 21:30h, naquela sala de cinema.
Zita Ferreira Braga

FONTE (imagem incluída): Jornal Hardmusica - Lisboa,Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário