sábado, março 21, 2009

Projeto Revarte muda a rotina de crianças do Conj. Alvorada


INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DO JUDÔ
Projeto Revarte muda a rotina de crianças do Conj. Alvorada

Entidade surgiu com a professora aposentada Alice Domenech, que hoje trabalha na coordenação das atividades do projeto

Utilizar o esporte e as milenares artes marciais como instrumento de inclusão social não é mais novidade. Mas é interessante dar visibilidade a projetos criados com essa intenção e que vêm atingindo seus objetivos. É o caso da ONG Revarte - Resgate dos Valores pela Arte -, que com o judô está conseguindo transformar a rotina de crianças e adolescentes que integram a comunidade do Conjunto Alvorada (Rua Salvador Correia de Sá, nº 465).

“O Revarte - Judô para Todos atualmente tem cadastrados 170 atletas. O esporte foi implantado há cinco anos em nossa entidade, por iniciativa do meu filho, José Caldeira Cardoso Neto, que foi campeão cearense e campeão brasileiro sênior”, revelou Lúcia Cardoso, uma bibliotecária que hoje comanda a ONG Revarte.

O responsável pela implantação do judô na Revarte, Cardoso Neto, diz porque resolveu encarar o desafio de levar a arte asiática para a ONG do Conjunto Alvorada. “Em 2006, consegui a medalha de bronze no Campeonato Brasileiro Sênior (categoria -100kg). Mas já estava querendo deixar as competições por conta de minhas novas responsabilidades como engenheiro têxtil. E um problema de hérnia de disco acelerou a minha decisão de abandonar os tatames e os campeonatos de judô, esporte que para mim serviu como uma filosofia de vida”, declarou Cardoso Neto.

Tomada a decisão, mãe e filho foram à luta para conseguir um tatame e quimonos para os futuros alunos. À custa de doações, “pois a Revarte não tem patrocinadores fixos, mas conta com o apoio de empresas instaladas na comunidade”, disse Lúcia Cardoso, “ganhamos um tatame e tecidos com o qual fizemos quimonos para os futuros alunos do judô do projeto Revarte”, revelou, satisfeita, a presidente da entidade.

Objetivo

Segundo o professor faixa preta Cardoso Neto, “além de ensinar as técnicas do esporte, o projeto Revarte- Judô para Todos procura mostrar às crianças e jovens do Conjunto Alvorada que o judô é um aprendizado, uma filosofia, um caminho para a vida. E que competir nada mais é do que utilizar um recurso sadio para o corpo e para a mente”. E Cardoso ressaltou: “Desde os seis anos de idade o judô faz parte do meu dia-a-dia e o quimono é o companheiro de todas as horas”. Além do faixa preta-engenheiro têxtil, fazem parte da equipe de professores de judô da Revarte Átila Cardoso, Marcelo de Castro e Aristides Feitosa, que atuam como voluntários, bem como os irmãos Marcelo e Michael Barbosa, como professores remunerados.

Envolvimento

“Eu não imaginava que me envolveria tanto com esse esporte e estar engajado no Revarte - Judô para Todos vem sendo ainda mais gratificante”, afirmou o professor Cardoso Neto. Ele ratificou que as judocas Karla Adriane de Sousa e Ana Nimara do Nascimento Ribeiro são as esperanças de medalhas da Revarte nos campeonatos deste ano. “A Karla Adriane - conhecida como Drika -, e Ana Nimara evoluíram antes do tempo previsto”, explicou o técnico. Ele citou outros destaques como Jennifer Bernardo da Silva e John Lennon Bernardo da Silva, ambos medalhistas de bronze no Brasileiro 11/12 anos em Natal/RN, no ano passado.

Karla, Nimara, Jennifer, Lennon, Érika Helen e outros 8 judocas da Revarte estão classificados para o Brasileiro de Judô Regional II, que acontecerá em Teresina/PI, de 27 a 29/03. Falta conseguir apoio para enviar o grupo à capital piauiense. Lúcia e Cardoso Neto esperam ajuda da Sesporte e do secretário Ferruccio Feitosa.
FIQUE POR DENTRO

Como participar da equipe de judô da RevartePara participar do judô na ONG Revarte o garoto ou garota tem primeiro que se inscrever na biblioteca da ONG. A partir daí precisa estar em dia com a leitura, apresentar boas notas na escola e levar atestado médico e autorização dos pais ou responsáveis. As aulas, sete por dia, são ministradas gratuitamente. A entidade não tem patrocinadores fixos, mas conta com apoio de empresas do bairro. A Construmaq paga a conta de luz; a Padaria Veneza fornece dois bolos por dia; e o supermercado Pão de Açúcar fornece frutas - bananas, maçãs, laranjas -, arroz, feijão, frango, ovos, que enriquecem a alimentação dos atletas do judô da Revarte.
Moacir Félix
Repórter
FONTE (foto incluída): Diário do Nordeste (Assinatura) - Fortaleza,CE,Brazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário