quarta-feira, março 11, 2009

Crise Mundial chega ao Judô e adia início de Seletiva Olímpica


Crise Mundial chega ao Judô e adia início de Seletiva Olímpica
Alteração fará Brasil rever seu planejamento. Pontos de Sarah Menezes serão válidos até 2011.
A Confederação Brasileira de Judô - CBJ - confirmou nesta quarta-feira (11) as alterações anunciadas pela Federação Internacional de Judô - IJF nas regras para a seletiva olímpica visando os Jogos de Londres, em 2012. Em função da crise mundial, que impede os judocas de disputarem vários torneios e somarem pontos no ranking mundial, a contagem dos mesmos no processo olímpico só será válida a partir de 2010, e não 2009 como estava planejado.

Na prática, o ranking continua existindo. No entanto, os resultados para Londres só serão válidos a partir de 1º de maio de 2010 até 30 de abril de 2012. Antes era válidos pontos obtidos desde janeiro deste ano, o que fez os judocas brasileiros, inclusive a piauiense Sarah Menezes (até 48kg), anteciparem seus treinamentos. A atual campeã mundial júnior soma 60 pontos no novo ranking, obtidos na Copa do Mundo de Paris.
Essa pontuação hoje classificaria Sarah para Londres. No entanto, em 2011 ela não valerá mais nada. Isso porque os pontos tem validade de dois anos, e perdem metade de seu valor após 12 meses. Com isso, a pontuação de Paris será igual a 30 no próximo ano, e vai expirar em abril de 2011, o que ainda obriga cada a judoca a continuar buscando pontos para se garantir na Olimpíada.
Mesmo assim, todo o planejamento anunciado no início do ano pela CBJ terá de ser revisto. "Assim como todos os países, fomos pegos de surpresa com esta alteração no sistema de classificação olímpica. Vamos estudar a melhor maneira para definir a equipe que representará o Brasil em Londres 2012", diz o coordenador técnico internacional da Confederação, Ney Wilson.

Fábio Lima

FONTE (foto incluída): Cidadeverde.com - Teresina,PI,Brazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário