quinta-feira, fevereiro 19, 2009

Que é a poesia?


14/2/2009 15:52:00

Que é a poesia?
da Redação

A resposta de grandes poetas à questão do fazer poesia. Esse é o tema do curso Que é a poesia? de Antonio Cicero no POP (Pólo de pensamento Contemporâneo). Em quatro aulas às terças-feiras, os alunos vão viajar da poesia oral da Grécia arcaica até a poesia moderna de João Cabral de Melo Neto e as letras de músicas atuais.

No primeiro encontro, dia 10 de março, Antonio Cícero vai apresentar a tradição oral da Grécia Antiga e os mitos gregos, nunca esquecidos. A segunda aula trata dos poemas escritos e de como a poesia era discutida em movimentos literários como o Classicismo e o Romantismo.

A terceira aula, no dia 24 de março, será embalada pela poesia moderna de Charles Baudelaire, Fernando Pessoa e T.S. Eliot. O último encontro vai abordar o Construtivismo e o Concretismo brasileiro, além da poesia no mundo musical por meio das letras de Caetano Veloso e Luiz Tatit.

O professor do curso, Antonio Cicero, além de poeta e ensaísta, é compositor em parceria com Marina Lima, Adriana Calcanhoto e João Bosco. É também autor de quatro livros. Os de poemas Guardar (1996) e A cidade e os livros (2002), e os de ensaios filosóficos O mundo desde o fim (1995) e Finalidades sem fim (2005). Organizou, junto com Waly Salomão, o volume de ensaios O relativismo enquanto visão do mundo e, junto com Eucanaã Ferraz, a Nova Antologia Poética de Vinicius de Morais.

SERVIÇO DO CURSO:

"Que é a poesia?"
Professor: Antonio Cícero
Data: dias 10, 17, 24 e 31 de março
Horário: 19h30 às 21h30
Preço: R$ 280,00
Local: POP (Pólo de Pensamento Contemporâneo - Rua Conde Afonso Celso, 103 - Jardim Botânico)
Telefone: (21) 2286-3299

FONTE: Cronocópios - Literatura e Arte no Plural

Um comentário:

  1. Que é a Poesia?
    Interessante a criação deste
    curso, bem como a sua divulgação.

    Um abraço

    Alvaro Oliveira

    ResponderExcluir