sexta-feira, novembro 07, 2008

Açores evocam 400 anos do nascimento do padre António Vieira

Açores evocam 400 anos do nascimento do padre António Vieira
O padre António Vieira, que esteve nos Açores em 1654, na sequência do naufrágio do galeão em que viajava do Maranhão para Lisboa, é tema central para duas conferências que decorrem na próxima semana na Horta e em Angra do Heroísmo.

A cargo de dois reconhecidos especialistas da literatura portuguesa, a iniciativa é promovida pelo Centro de Conhecimento dos Açores da Direcção Regional da Cultura da Presidência do Governo e enquadra-se num ciclo de eventos comemorativos dos 400 anos do nascimento do padre António Vieira, iniciado dia 23 de Outubro, em Ponta Delgada, com a abertura de uma exposição biobibliográfica sobre o mais famoso jesuíta português.

Intitulada “António Vieira, uma ‘coincidentia oppositorum’ da sua vida e da sua escrita”, a primeira destas conferências será proferida por Aníbal Pinto Castro e realizar-se-á na Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, no próximo dia 12, pelas 20:30 horas.

No dia 13, pelas 18 horas, no Palacete Silveira e Paulo, em Angra do Heroísmo, será a vez de Yvette Centeno proferir a conferência “Vieira e Pessoa: Mistérios Adiados”.

Este ciclo de eventos comemorativos encerra dia 16, pelas 21 horas, com um concerto de Música Barroca na Igreja Matriz de Santa Cruz da Graciosa, onde o padre António Vieira, ali deixado com outros 41 náufragos pelo navio corsário que os recolhera ao largo do Corvo, pregou no Verão de 1654.

Da Graciosa, Vieira passou à Terceira e em seguida a S. Miguel, de onde rumou, então, a Lisboa, na segunda quinzena de Outubro, a bordo de um navio inglês. Na viagem que o conduziu aos Açores, o padre António Vieira embarcou num galeão da Companhia Geral de Comércio do Brasil em São Luís do Maranhão a 16 de Junho de 1654, três dias depois de ali ter proferido o famoso “Sermão aos Peixes”.

FONTE (image include): Acores.Net - Ponta Delgada,Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário