quinta-feira, setembro 11, 2008

Melhor Booker de sempre fora da edição de 2008 - ISABEL LUCAS


Livros.

A lista dos candidatos ao Man Booker Prize deste ano foi divulgada ontem e provocou algumas exclamações. Salman Rushdie, vencedor do melhor Booker de sempre, ficou fora da corrida, perdendo para dois estreantes. Entre os seis finalistas só há uma mulher, e Sebastian Barry surge como o favorito

O vencedor é conhecido a 14 de Outubro

A grande surpresa da revelação da shortlist do Booker Prize deste ano foi uma ausência. Salman Rushdie, o escritor que em Julho passado foi considerado o melhor entre todos os que já venceram as 40 edições daquele que é o mais prestigiado prémio das letras inglesas com o livro Filhos da Meia- -Noite (Dom Quixote), de 1981, foi excluído da lista de candidatos à edição de 2008, precisamente quando o seu mais recente romance, The Enchantress of Florence, era apontado como um dos favoritos para vencer o galardão.

O novo livro de Rushdie não foi considerado suficientemente bom para competir, por exemplo, com os romances de dois estreantes - o do indiano Aravind Adiga, The White Tiger, e o do australiano Steve Toltz, A Fraction of the Whole.

Mas Salman Rushdie não foi o único entre os favoritos à partida a ficar fora da corrida, e os apostadores tiveram de rever os seus favoritos para vencer na final, a 14 de Outubro. The Lost Dog, de Michelle de Kretser, e Netherland, de Joseph O'Neill, também foram excluídos. Desenhado este cenário, o irlandês Sebastian Barry, com o livro The Secret Scripture, uma história alternativa da Irlanda, passou a ser o mais bem colocado entre os seis finalistas para ganhar as 50 mil libras (cerca de 62 mil euros) correspondentes ao prémio.

Michael Portillo, o presidente do júri deste ano, chamou a atenção para o facto de os seis romances seleccionados terem em comum a ambição e a acessibilidade. Isso além de serem "exemplos extraordinários de imaginação e de narrativa". Portillo negou ainda ter existido um longo debate à volta do nome do Rushdie, dizendo simplesmente que o que esteve em discussão foi o seu livro e que este não mereceu mais atenção que outros.

Entre eles está o livro da inglesa Linda Grant The Clothes on their Backs. Ela é a única mulher entre os eleitos e uma repetente na shortlist do Booker. Volta a tentar em 2008 o que não conseguiu em 2002. Em circunstâncias semelhantes está Philip Hensher, também um repetente e um finalista em 2002, que agora tenta a sorte com o romance The Northern Clemency.

O indiano Amitav Ghosh é um dos consagrados presentes nesta final e surge em número dois na lista das preferências, com Sea of Poppies, o primeiro livro de uma trilogia que percorre várias décadas e muitos continentes, com a acção a arrancar em 1838, durante a Primeira Guerra do Ópio.

São estes os nomes em jogo, uma lista que deixou algumas exclamações, sobretudo pela exclusão de Rushdie, três vezes vencedor do Booker. Como escrevia ontem John Sutherland, presidente do júri do ano passado, esta é uma lista que se caracteriza por não ter tido medo de excluir os grandes nomes. Resta saber se eram estes os melhores romances.

FONTE: Diário de Notícias - Lisboa - Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário