terça-feira, maio 06, 2008

''Literatura é guia para vida'', diz Umberto Eco

Escritor
06/05/2008 - 0-1h56
''Literatura é guia para vida'', diz Umberto Eco
A literatura não é uma fuga da realidade, mas sim um guia para a vida. A afirmação foi feita pelo escritor italiano Umberto Eco, em sua participação no Pen World Voices, festival de literatura organizado em Nova York.
"Anna Karenina se suicida: é um exemplo de afirmação dada por um romance que, como tal, permanece verdadeira pela eternidade, diferentemente das leis da ciência, que tidas como verdadeiras podem ser desmentidas a qualquer momento", disse o escritor.
Eco abriu a conferência -- intitulada "A utilidade da literatura para a vida e para a morte" -- perguntando-se "de que modo algo que por definição não é verdadeiro pode revelar a verdade".
Começando com Alexandre Dumas, passando por Leon Tolstoi e citando como contraponto o personagem Superman, Eco afirmou que "uma das funções da narrativa é ajudar-nos a entender qual é a 'chave' da vida", já que "os fatos que ocorrem no romance tornam-se fatos reais sobre os quais uma inteira comunidade de leitores concorda".
"A verdadeira função educativa do romance", portanto, existe mesmo se os fatos que o compõem não sejam verdadeiros no plano ontológico: "eles existem por hábito cultural e disposição emotiva", disse Eco.
O autor de "O Nome da Rosa" falou na Arthur Miller Lecture, a conferência central do festival de literatura internacional organizado anualmente pelo Pen American Center, ramo norte-americano da associação de escritores. Também participaram do festival este ano outros 170 escritores de 51 países.
ANSA
FONTE: O Estado do Maranhão (Assinatura) - São Luís,MA,Brazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário