quinta-feira, maio 15, 2008

Lesões de Derly e Camilo não preocupam para Pequim

Judô/Copa do Mundo - (02/05/2008 18:37:38)
Lesões de Derly e Camilo não preocupam para Pequim
Marta Teixeira
São Paulo (SP) - A seleção brasileira de judô não poderá contar com sua força total na disputa da etapa de Belo Horizonte da Copa do Mundo, a partir deste sábado, em Minas Gerais. O bicampeão mundial João Derly é desfalque confirmado, enquanto o campeão mundial Tiago Camilo ainda é dúvida no grupo. Os dois ficam fora por causa de lesões, mas a dupla titular da equipe olímpica não preocupa para os Jogos de Pequim, garante o médico da seleção Breno Schor.
"Eles já deverão estar competindo e bem na etapa da Rússia da Copa", tranqüiliza Schor. A competição russa será disputada de 24 a 30 deste mês, em Moscou, e será a última etapa da Copa com participação nacional.
Com uma lesão no ligamento colateral medial do joelho direito, Camilo tem uma chance mínima de entrar na área de lutas ainda neste final de semana. "Faremos uma reavaliação amanhã cedo para saber se ele poderá ou não lutar", explica o médico.
Camilo machucou o joelho durante os treinamentos em seu clube, no Rio Grande do Sul e, de acordo com o especialista, "está se recuperando bem". A situação de Derly é diferente.
O bicampeão mundial meio-leve teve uma entorse no tornozelo direito com ruptura ligamentar há três semanas, enquanto a equipe ainda estava treinando no Japão. Submetido a tratamento desde então, Schor afirma que sua evolução também é bastante positiva, mas não o suficiente para que se arrisque a liberá-lo para lutar.
"Ele está sem condições de competição, mas já foi liberado para treinar", diz, descartando uma ameaça ao torneio olímpico para qualquer um dos dois. "Eles não preocupam para a Olimpíada", garante.
Segundo ele, a dupla tem feito sessões diárias de fisioterapia e a finalização da recuperação será ativa, como parte do treinamento normal de cada um no tatame.
Assim como o médico o coordenador técnico internacional da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Ney Wilson, também não expressa maiores preocupações quanto à situação física dos dois atletas.
"Este é um evento de treinamento e não necessitamos expor nenhum dos dois a uma situação de risco", justifica. "Se fosse Olimpíadas, eles lutariam. Mas não é nada que preocupe para Pequim".
Se for liberado para competir em Minas, Camilo luta no domingo, quando estão programados os combates das categorias leve, meio-médio (a sua) e médio, no masculino e feminino. A Copa começa neste sábado, às 10 horas, com os confrontos dos pesos ligeiro e meio-leve no masculino e meio-pesado e pesado no feminino. Na segunda-feira, lutam os meio-pesados e pesados masculino e os ligeiros e meio-leves femininos.
O Brasil está participando do evento com três equipes: a seleção olímpica (titulares e reservas) e as seleções Sub-23 e Júnior. Enquanto o grupo olímpico usa o torneio como preparação para Pequim, os atletas da Sub-23 e Júnior querem ganhar mais experiência em competições internacionais para chegar bem em junho Campeonato Sul-americano (Sub-23) e no Mundial da categoria, em outubro (Júnior).
FONTE: Gazeta Esportiva - São Paulo,SP,Brazil
http://www.gazetaesportiva.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário