quinta-feira, maio 22, 2008

Judo: Telma Monteiro plenamente recuperada acredita na vitória em Pequim

Judo: Telma Monteiro plenamente recuperada acredita na vitória em Pequim
22 de Maio de 2008, 18:16
Rio Maior, Santarém, 22 Mai (Lusa) -- A judoca portuguesa Telma Monteiro está plenamente recuperada da lesão no joelho direito e salientou que a paragem "não mudou nada" nos objectivos para os Jogos Olímpicos de Pequim2008.
"A lesão não muda nada. Consegui recuperar a tempo, acho que vou conseguir lutar pelos objectivos que tinha", afirmou hoje à Agência Lusa Telma Monteiro, durante o estágio da selecção feminina de judo, em Rio Maior.
Depois da paragem devido a um estiramento no ligamento lateral interno e rotura do tendão poplíteo do joelho direito, a 18 de Março, que afastou a judoca dos Campeonatos da Europa de Lisboa, Telma Monteiro salienta estar "a 100 por cento e a treinar sem qualquer problema".
A vice-campeã mundial de judo vai competir na Taça de Portugal (10/05), em Pinhal Novo, e na Taça do Mundo de Bucareste (07 e 08 de Junho), na categoria de -57 kg, acima da que costuma competir.
"Até Agosto vou ter de perder peso, mas agora vou poupar-me a esse sacrifício. Já estou habituada, apesar de não gostar muito, porque custa sempre, a qualquer pessoa, perder peso. Depois dos Jogos Olímpicos vou subir de categoria", explicou a judoca.
Telma Monteiro assegurou que vai "lutar pelas medalhas" na Taça de Portugal e na Taça do Mundo em Bucareste, "sem nenhuma preparação específica, mas sim como um treino mais forte".
Em declarações à Lusa, o seleccionador de judo feminino reitera a necessidade de Telma Monteiro voltar a "competir com regularidade, sem sobrecarregar o corpo com a perda de peso", salientando: "Ela não volta a ser uma aposta para os Jogos Olímpicos, continua a ser".
Rui Rosa encara a qualificação olímpica de Ana Hormigo (-48 kg) e as duas medalhas obtidas nos Europeus de Lisboa, por Hormigo e Yahima Ramirez, como uma "homenagem" e uma "forma de perpetuar os resultados conseguidos por António Matias".
"Até ao final, a homenagem tem de ser completa", frisou Rui Rosa, antevendo a possibilidade de Telma Monteiro e Ana Hormigo lutarem pelas medalhas em Pequim.
A também "olímpica" Ana Hormigo antevê "muito trabalho" até Pequim, onde espera "chegar muito bem", para combater "atletas de topo", com a certeza que "não haverá combates fáceis".
Segundo Rui Rosa, a Federação Portuguesa de Judo define como objectivo "os sete primeiros" lugares em Pequim, ressalvando que Ana Hormigo terá de "lutar para ganhar todos os combates, seja com quem for".
"Estamos a apontar para isso. Entre o sétimo lugar e uma medalha é um combate de diferença, mas temos de pensar cada combate como se fosse uma final", sublinhou Ana Hormigo.
FONTE: SIC - Lisboa,Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário