quarta-feira, maio 07, 2008

HABITANTES DA ILHA DE LESBO PROCESSAM LÉSBICAS GREGAS

HABITANTES DA ILHA DE LESBO PROCESSAM LÉSBICAS GREGAS
ATENAS, 29 ABR (ANSA) - Dois habitantes de Lesbo, terceira maior ilha da Grécia, e mais um integrante de um grupo nacionalista entraram com uma ação na justiça para reivindicar o uso exclusivo do termo "lésbica" à ilha. Na opinião do grupo, as mulheres homossexuais da Grécia usurpam o adjetivo.
A ação judicial foi proposta contra a União Grega dos Homossexuais e Lésbicas (Olke, em grego), para que lhes seja impedido o uso do termo. Segundo os envolvidos no processo, as discussões em tribunal devem acontecer a partir de maio, em Atenas. Em uma mensagem publicada na internet sob o título de "O mal-estar de ser lésbico(a)", Dimitris Lambru (um dos três acusadores) avalia que os habitantes da ilha de Lesbo são vítimas de um "estupro psíquico e moral" por terem a sua designação -- um adjetivo de origem geográfica -- "confiscada" pelos homossexuais da Grécia.
"A questão é absolutamente ridícula", resumiu Evangelia Vlami, dirigente da Olke. "Se a justiça nos convocar, vamos esclarecer as coisas do nosso ponto de vista", disse. No século VII a.C., a poetiza Saffo (nascida na ilha de Lesbo), se tornou conhecida ao versar sobre a beleza feminina e sobre as relações entre as mulheres, de onde vem o termo "lésbico". (ANSA)
29/04/2008 19:25
FONTE: Ansalatina.com.br - São Paulo,Brazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário