quarta-feira, maio 21, 2008

Em Busca da Alma


Terça-Feira, 20 de Maio 2008 - 22h34
Em Busca da Alma Régis Martins

A relação entre arte e Psicanálise não é nova. Sigmund Freud, o pai de todos, era um erudito e vivia utilizando a cultura grega para nomear e diagnosticar complexos e síndromes. Às vezes ia além e, por meio da obra de arte, tentava entender as motivações do artista como em seu famoso estudo “O Moisés de Michelangelo”.

Seguindo estes preceitos, a Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto promove de 5 a 8 de junho, o 1º Encontro Bienal de Psicanálise e Cultura. O evento tem o objetivo de apresentar a psicanálise em diálogo com os diferentes segmentos da cultura, das artes plásticas, passando pela literatura, música, cinema, educação, filosofia e urbanismo.

De acordo com os organizadores, a psicanálise é uma área de conhecimento sobre o ser humano e por isso está em permanente comunicação com a cultura, gerando influências recíprocas.

- Na verdade, a arte nos ajuda a falar a respeito da interioridade, das emoções e dos sentimentos, explica a psicanalista Maria Bernadete Amêndola Contart de Assis, uma das organizadoras do Encontro.

Onipotência

O cineasta Ugo Giorgetti, os músicos Luiz Tatit e José Miguel Wisnik, o lingüista Haquira Osakabe e o artista plástico Sérgio Figermann são alguns dos nomes que vão participar do evento que vai ser realizado no Centro de Convenções de Ribeirão. A abertura do encontro vai ser realizada no Theatro Pedro II com a presença da escritora e poetisa Adélia Prado.

O tema é “Alma, estás aí? - Onipotência e Desamparo do Homem em Travessia”, escolhido, de acordo com Maria Bernadete, para provocar reflexões sobre o homem pós-moderno.

A psicanalista informa que o caráter multidisciplinar do encontro é inspirado nas bienais realizadas pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo durante oito anos. - Nós queremos ouvir a opinião de psicanalistas e profissionais de outras áreas a respeito do homem que não tem mais tempo para a reflexão, explica.

Supervalorização

Maria Bernadete acredita que vivemos numa época de supervalorização da imagem em detrimento da “interiorização”. A tecnologia trouxe mais poder ao homem, eliminando distâncias, facilitando a comunicação e a maior eficiência na produção. Mas é cada vez mais escasso o tempo para reflexão e intimidade com o outro e consigo mesmo.

- Este mesmo homem poderoso continua sentindo solidão, medo e desamparo, comenta.

A organizadora afirma que o artista, a exemplo do psicanalista, é um “pensador da experiência humana”, por isso está atento às transformações da “psiqué” nos últimos anos.

- A escritora Adélia Prado, por exemplo, capta com simplicidade e, ao mesmo tempo profundidade, nossa existência, diz.

Mesas Redondas

Além de conferências e mesas redondas, o encontro vai contar com apresentações de música, dança e teatro e uma exposição que reúne obras de artistas contemporâneos. O curador da exposição é o psicanalista Leopold Nosek, que já foi curador de exposições no MASP e na Estação Pinacoteca.

Cada mesa vai reunir vários especialistas que discutem um tema em comum com títulos enigmáticos. O cineasta Ugo Giorgetti e a psicóloga e professora Yudith Rosenbaum, por exemplo, tratam do seguinte assunto: “O Foco da Imagem Real arrasa a Imaginação Desfocada”.

A professora de literatura Nádia Gotlib, o psicanalista João Frayze-Pereira e o artista plástico Sérgio Fingermann falam sobre: “Re-trato ab-solvido em trans-posições”. Já o psicanalista Ignácio Gerber, o músico e professor Luiz Tatit e o compositor José Miguel Wisnik discutem a “Nota Fundamental”.

Maria Bernadete diz que o número de inscrições para o encontro, aberto ao público em geral, é alto, o que comprova o interesse pelo tema que faz um paralelo entre o subconsciente e o processo criativo. - Para se ter uma idéia, Shakespeare já tratava de temas como vingança, culpa, angústia e solidão 400 anos antes de Freud, conclui.

Serviço1º Encontro Bienal de Psicanálise e Cultura

De 5 a 8 de Junho No Centro de Convenções de Ribeirão Preto Rua Bernardino de Campos, 999 Informações e inscrições(16) 3623-7585 ou

www.sbprp.org.br/bienal


FONTE: Jornal A Cidade - Ribeirão Preto,SP,Brazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário