terça-feira, maio 06, 2008

De olho na vaga (03/05)

Foto "Judô e Poesia" - a disposição
De olho na vaga (03/05)
Ivan Drummond - Estado de Minas
Dos 14 integrantes da Seleção Brasileira de Judô, uma estará lutando sob pressão: a peso pesado Priscila Marques, única integrante do time que ainda não tem vaga garantida nos Jogos Olímpicos de Pequim. Para ela, a competição é, além de um evento mundial, com disputa de medalhas, uma preparação para o Campeonato Pan-Americano, quinta-feira, em Miami.
A situação é inesperada. A América, segundo o regulamento olímpico, tem três vagas nos Jogos e, hoje, o Brasil está no sexto lugar. “Preciso vencer a competição e ainda torcer para que as três primeiras do ranking fiquem bem abaixo. Caso contrário, não estarei em Pequim.”
Cuba, México, Equador, Porto Rico e Venezuela são os países que estão à frente do Brasil no ranking pan-americano. “A vantagem dessa competição em Belo Horizonte é que ela é forte, com um nível muito elevado. Algumas das judocas que irão a Pequim estarão aqui e isso é muito bom como forma de preparação”, diz Priscila.
Destaques
O atual campeão mundial dos pesos pesados, Teddy Riner, é a principal estrela francesa na Copa do Mundo. A categoria peso pesado masculino é considerada a mais forte entre todas as 14. Riner terá como principais adversários seu compatriota Pierre Robin (bronze no Mundial’2005), o brasileiro João Gabriel Schlittler (bronze no Mundial’2007) e o italiano Paolo Bianchessi (atual vice-campeão europeu).
Nas demais categorias, a França também aparece forte. No time também estão o medalhista olímpico (2000) e campeão mundial (2001) Fréderic Demontfaucon (meio-pesado); o vice-campeão mundial (2007) Anthony Rodrigues (médio); Christophe Humbert (meio-pesado), e Benjamin Darbelet, vice-campeão europeu’2006 e bronze europeu’2007 (meio-leve).
A Itália tem como principais nomes o campeão olímpico em Sydney’2000 Giuseppe Maddaloni, da categoria meio-médio, e Lucia Morico, bronze em Atenas’2004 (meio-pesado).

FONTE: Superesportes - Belo Horizonte,MG,Brazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário