sábado, maio 03, 2008

Copa do Mundo de Judô: Duelo de estrelas em Belo Horizonte

Outros
Copa do Mundo de Judô: Duelo de estrelas em Belo Horizonte
02/05/2008 - 14:43:12 - por FS - AI CBJ
Começa neste sábado (3/5), às 10h, no Chevrolet Hall, em Belo Horizonte (MG), a II Brazil Judo World Cup, a etapa brasileira da copa do mundo. Com 19 países participantes e cerca de 150 atletas, o evento terá a participação de estrelas do judô internacional, entre elas campeões olímpicos e mundiais. A Copa do Mundo será disputada até segunda-feira (5/5) e o Brasil competirá com as seleções olímpica, sênior B, sub-23 e júnior.

Neste sábado lutam as categorias -60kg, -66kg, -78kg e +78kg. Já no domingo (4/5), lutam os pesos -73kg, -81kg, -90kg, -70kg, -63kg e -57kg. Na segunda-feira (5/5) será a vez dos atletas dos pesos -100kg, +100kg, -52kg e -48kg.

Entre os destaques internacionais, as fortes equipes da França, Portugal e Itália, além do Brasil. O atual campeão mundial dos pesos pesados Teddy Riner é a principal estrela francesa na Copa do Mundo de Belo Horizonte. Naquela que promete ser a mais forte categoria em disputa neste final de semana, Rinner terá como principais adversários seu compatriota Pierre Robin (bronze no Mundial 2005), o brasileiro João Gabriel Schlittler (bronze no Mundial 2007) e o italiano Paolo Bianchessi (atual vice-campeão europeu).Além de Riner e Robin, competem pela França o medalhista olímpico (2000) e campeão mundial (2001) Fréderic Demontfaucon (-100kg); o vice-campeão mundial (2007) Anthony Rodrigues (-81kg); Christophe Humbert (-100kg); e Benjamin Darbelet (vice-campeão europeu 2006 e bronze europeu 2007).

Pela Itália, se destaca o campeão olímpico em Sydney 2000 Giuseppe Maddaloni (-81kg). Algoz de Tiago Camilo na final olímpica há oito anos, o italiano ressaltou a qualidade do judô brasileiro. Também estará presente Lucia Morico (bronze em Atenas 2004).

“O Brasil vive um momento excelente, com três campeões mundiais. Isso é algo muito raro. Não penso num confronto com o Tiago agora, mas gostaria de enfrentá-lo novamente, quem sabe, numa final olímpica em Pequim”, afirma Maddaloni, que pode não enfrentar Camilo no evento, já que o brasileiro sente dores no joelho esquerdo.

“Se a luta fosse amanhã, o Tiago não lutaria. Mas prefiro esperar mais um tempo para tomar uma decisão definitiva”, diz o médico da seleção brasileira Breno Schor.

Outro atleta que preocupa a comissão técnica do Brasil é o bicampeão mundial João Derly (-66kg). Com uma lesão no tornozelo direito, João pode desfalcar a equipe na competição.

A caminho de sua quarta olimpíada, Edinanci Silva elogiou a organização da Copa do Mundo e quer mais uma vez estar no pódio. Em 2007 ela ficou na segunda colocação.

“Sempre quero melhorar. Se ano passado fui prata, agora só posso pensar no ouro. O legal de uma competição deste nível é que mostra para o mundo a capacidade da Confederação Brasileira de Judô de organizar e realizar grandes torneios”, afirma Edinanci.

Outro brasileiro da equipe olímpica que entra em ação neste sábado é o ligeiro Denílson Lourenço. Para Denílson, não existe a necessidade de pressão por uma medalha de ouro no primeiro dia de competição.

“O que existe é a responsabilidade pelo resultado positivo, mas meu objetivo é lutar bem e, se a medalha vier, ótimo. É importante lembrar que outros brasileiros também estarão lutando e, com certeza, teremos uma boa campanha”, diz o judoca, representante do Brasil nas olimpíadas de Sydney 2000.

FONTE: Final Sports - Porto Alegre,Brazil
http://www.finalsports.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário