segunda-feira, maio 05, 2008

Copa do Mundo de Judô: Brasil conquista mais medalhas


Outros
Copa do Mundo de Judô: Brasil conquista mais medalhas
04/05/2008 - 22:40:28 - por FS - AI CBJ

Depois das nove medalhas conquistadas no primeiro dia da Copa do Mundo do Brasil, em Belo Horizonte, os judocas brasileiros estão na disputa de mais pódios neste domingo. Victor Penalber (-73kg) faz a final dos leves contra o francês Benjamin Darbelet. Guilherme Luna, que surpreendeu ao venceu o vice-campeão mundial dos meio-médios Anthony Rodrigues, luta a final contra o campeão olímpico de 2000 Giuseppe Madaloni (ITA). Além dos dois finalistas, mais três brasileiros podem chegar ao bronze: Bruno Mariano e Felipe Braga (-81kg) e Marcelo Continni (-73kg). No feminino, a titular olímpica Ketleyn Quadros ainda sonha com o ouro e faz semifinal contra Cristina Ortega, do Equador. A também classificada para Pequim, Danielli Yuri (-63kg) luta pelo bronze contra Larissa Trindade (BRA). Na mesma categoria, Camila Minakawa também disputa o terceiro lugar.
No peso médio (masculino e feminino) dois combates definirão os medalhistas. Como houve quatro inscritas no –70kg e cinco no –90kg, o sistema de disputa foi todos contra todos.
O grande momento do dia foi a vitória do carioca Guilherme Luna sobre o francês Anthony Rodriguez na semifinal do meio-médio. Rodriguez, que perdeu a final do Mundial 2007 para Tiago Camilo, será o titular da França em Pequim. Luna ganhou por koka no golden score (prorrogação). Após o combate, Luna recebeu de Tiago Camilo conselhos de como enfrentar o italiano Giuseppe Madaloni na decisão. Camilo e Madaloni foram os finalistas dos Jogos Olímpicos de Sydney 2000, quando o italiano saiu campeão.
"Desde novo lutei me espelhando no Flávio Canto e no Tiago Camilo, dois dos principais atletas dessa categoria no mundo. Fico feliz em saber que eles torcem pro mim. As palavras do Tiago foram importantes pois ele tem bastante experiência internacional", comentou Luna, que treina no mesmo clube de Canto e será o titular da seleção brasileira no Campeonato Pan-Americano Sênior em Miami, na próxima semana.
Victor Penalber, reserva de Leandro Guilheiro na equipe olímpica, terá pela frente Benjamin Darbelet. Darbelet ainda busca sua vaga na China no peso até 66kg mas, em Belo Horizonte, compete em uma categoria acima (a França não se classificou para Pequim no peso leve).
A jovem Mayra Aguiar, mais jovem atleta olímpica da seleção de judô, venceu suas duas lutas no médio e uma combinação de resultados pode lhe dar o título mesmo com derrota no último combate, contra Maria Esteves (BRA).
Estão presentes na II Brazil Judô World Cup em Belo Horizonte, no Chevrolet Hall, 116 atletas de 19 países, entre eles as equipes olímpicas de Brasil, França, Itália e Portugal. O Brasil está presente no torneio com quatro equipes: olímpica, reserva, sub-23 e júnior.
Nesta segunda-feira (5) serão disputadas as últimas categorias na Copa do Mundo do Brasil: -48kg, -52kg, -100kg e +100kg. No masculino, a promessa é de muita emoção, já que estarão no tatame medalhistas olímpicos e mundiais. Pelo Brasil, o destaque é o campeão mundial Luciano Correa (-100kg) e João Gabriel Schlittler (+100kg, bronze no Mundial 2007). Entre os estrangeiros as atenções estão voltadas para o campeão mundial 2007 Teddy Rinner (+100kg), da França, e seu compatriota Pierre Robin (+100kg, bronze no Mundial 2005). Ainda no pesado, o atual vice-campeão europeu Paolo Bianchessi (ITA) também compete. Já no meio-pesado, o campeão mundial 2001 e bronze olímpico 2000, Frederic Demontfaucon, deverá ser o principal adversário do Brasil, junto com o também francês Christophe Humbert.

Medalhas do Brasil:

+78kg: Priscila Marques (ouro) e Rochele Nunes (bronze)-78kg: Edinanci Silva (ouro), Claudirene Cezar (prata) e Gláucia Lima (bronze)-60kg: Denílson Lourenço (ouro) e Charles Chibana (bronze)-66kg: Leandro Cunha (prata) e Alex Pombro (bronze)

Brasil em ação nesta segunda-feira (5):

+100kg: João Gabriel Schlittler, Walter Santos, Rafael Silva e Luiz Carmo-100kg: Luciano Correa, Leonardo Leite, Leandro Gonçalves e Marcos Lima-48kg: Sarah Menezes, Andressa Fernandes, Isabelle Lima e Cristiane Pereira-52kg: Érika Miranda, Raquel Silva, Giulia Penalber

FONTE: Final Sports - Porto Alegre,Brazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário