segunda-feira, abril 28, 2008

Tiago Camilo pronto para surpreender de novo


REI DO IPPON
Tiago Camilo pronto para surpreender de novo
Publicada em 18/04/2008 às 09h46m

Renato de Alexandrino - O Globo Online

RIO - Sydney, 2000. Um jovem judoca, de apenas 18 anos, consegue uma campanha vitoriosa e chega à final da categoria leve dos Jogos Olímpicos após quatro vitórias, sendo três por ippon. Mesmo derrotado pelo italiano Giuseppe Maddaloni na decisão, o paulista Tiago Camilo sai como um vitorioso da Austrália, com a medalha de prata no peito e o reconhecimento do grande público.
- Eu já tinha sido campeão mundial júnior, já tinha sido vice na etapa de Paris da Supercopa do Mundo, então algumas coisas já haviam acontecido, mas ao mesmo tempo ninguém esperava que eu fosse fazer tudo aquilo. Foi algo inédito - lembra Camilo.

Quatro anos depois, Tiago Camilo, já competindo na categoria meio médio, não conseguiu a vaga para os Jogos de Atenas. Perdeu na seletiva final para Flávio Canto, que conquistaria o bronze na Grécia. O judoca passou por uma fase difícil, mas de crescimento.
- A derrota me ensinou muitas coisas. Foi um período de aprendizado e construção para as coisas acontecerem em 2007 para mim.
E como as coisas aconteceram para Tiago no ano passado. Ele faturou a medalha de ouro no Pan na categoria médio e foi campeão mundial na categoria meio-médio. Nas duas competições, venceu todas as lutas por ippon.
Classificado para Pequim, Tiago Camilo chega para sua segunda participação em Olimpíadas oito anos mais experiente
- Me encontro muito mais consciente daquilo que eu quero. Amadureci muito como pessoa e atleta. Sei que minha categoria é uma das mais disputadas e equilibradas, mas vou tentar supreender mais uma vez, como surpreendi em 2000 e 2007.

FONTE: O Globo Online - Rio de Janeiro,RJ,Brazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário