domingo, abril 13, 2008

Quadro de Lucian Freud pode bater recordes


Publicação: 13-04-2008 10:54 Última actualização: 13-04-2008 12:17
Quadro de Lucian Freud pode bater recordes
Leilão de "Benefits Supervisor Sleeping" pode chegar aos 21 milhões de euros
O quadro "Benefits Supervisor Sleeping", do alemão Lucian Freud, vai a leilão, em Maio, na Christies (em Nova Iorque, EUA) e arrisca-se a ser o mais caro quadro de sempre de um artista vivo se atingir a licitação esperada de 21 milhões de euros.
Lusa

A obra, que estará exposta em Londres, até segunda-feira, e vai a leilão em Nova Iorque em Maio, foi feita por Lucian Freud em 1995 e apresenta um retrato de corpo inteiro, de grandes dimensões, de uma mulher obesa nua a dormir num sofá.
A leiloeira Christies estima que o quadro poderá bater o recorde da mais cara pintura de um artista vivo, ultrapassando os 14 milhões de euros de "Hanging Heart", de Jeff Koons, que foi a leilão em Novembro último.
Entrevistada pela imprensa britânica, Sue Tilley, a mulher que há 13 anos serviu de modelo para esta obra, nem quer acreditar no sucesso que o retrato atingiu. Tilley, 50 anos, que tem como alcunha "Big Sue", recorda que posou para Freud durante nove meses, tendo recebido cerca de 25 euros por dia para estar deitada nua num sofá, um trabalho que considerou cansativo.
Garante que não foi pelo dinheiro que o fez e lembra-se dos excelentes almoços com o pintor. Sue Tilley diz que gostou do resultado final, mas reconhece que não é propriamente o ideal da beleza feminina.
"Eu sei que não sou, mas quem é? E ele (Lucian Freud) nunca faz com que as magras pareçam bonitas. Ele não deixa escapar nenhum detalhe". Lucian Freud, 85 anos, de origem alemã radicado no Reino Unido e neto de Sigmund Freud, é conhecido por retratos pouco convencionais, que combinam a técnica dos mestres com a expressão e a sensibilidade dos tempos modernos, como referiu Pilar Ordovás, da Christies. Para ele já posaram a modelo Kate Moss, o travesti Leigh Bowery e a rainha Isabel II.

FONTE (image include): SIC - Lisboa,Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário