domingo, abril 13, 2008

Ouro de Neto sucede-se aos títulos de Delgado e Michel


12/04/2008
JUDO

Euro Judo Lisboa 2008
Ouro de Neto sucede-se aos títulos de Delgado e Michel

João Neto tornou-se hoje o terceiro judoca português a conquistar uma medalha de ouro num campeonato da Europa, em Lisboa, tendo como espectadores especialmente atentos e críticos os antecessores, Nuno Delgado e Michel Almeida.

Unânimes em destacar a calma e concentração de Neto, também coincidem no elogio do excelente judo do novo campeão continental de -81 kg.

Foi nessa categoria que Nuno Delgado ganhou em 1999, um ano antes de Michel Almeida, o actual seleccionador nacional, também fazer ouvir "A portuguesa" em Europeus.

Depois deles, só Telma Monteiro ganhou o Ouro europeu, e por duas vezes.

Michel Almeida, recorda esse dia, em 2000, em que foi campeão da Europa e de alguma forma revive-o, agora, a orientar um "judoca sobredotado".

"Os dois momentos vão estar entre os melhores de uma carreira. Os dois num patamar muito elevado", diz, emocionado. "São as lágrimas, os sorrisos, o que fica. O ouvir o hino, cantado por tanta gente, aqui.

É isso que daqui a dez, vinte anos, vai ficar na minha memória, não tanto os combates", confessa.

Questionado sobre o momento em que "acreditou" que o título era possível, diz: "ontem já o sabia (ser possível), durante os combates sempre o soube".

"Nenhum combate é fácil", esclarece, para relativizar a relativa clareza com que Neto passou duas rondas.Valoriza sobretudo a terceira ronda, ante o georgiano Baindurashvili, por ser uma "pequena vingança" do que aconteceu há um ano.

No Europeu do ano passado o georgiano ganhou a Neto em "escassos segundos", com uma projecção inesperada. "Um ano depois, temos o inverso, e de último classificado o Neto passa a primeiro", diz.O único "senão" aconteceu na meia-final, contra o letão Ovcinnikovs.

"O Neto não cumpriu totalmente as tarefas que devia", reconhece, mas admite que o judoca "pode ter induzido (tecnicamente) em erro quem está de fora".

"Podia ter resolvido as coisas de forma mais fácil, sem grande risco. Não fez as pegas e os ataques como eu lhe dizia", analisa. "Era ele a fazer o dispêndio energético maior, na meia-final".

Tudo diferente, na final, táctica cumprida na perfeição. "Tomou as decisões certas, arriscou algumas vezes e foi ele a procurar ganhar o combate".

"Não falámos (Neto não podia falar na final), mas por simples acenos, no desenrolar do combate, perto do final, concordou comigo que o resultado podia ir para shido", acrescenta.

Nuno Delgado também ficou "encantado" com o Europeu de João Neto, "um atleta cada vez mais tranquilo, de grande maturidade, sabendo esperar e gerir os combates".

"A meia-final foi o mais difícil... foi o único momento em que me pareceu desconcentrado. Mas na final esteve soberbo, perante um ex-campeão do Mundo.

O medalhado de bronze dos Jogos de Sydney2000, justamente nos -81 kg, classifica o "shido" ao holandês Elmont como "totalmente justificado". "Esteve sempre à espera de uma oportunidade que o Neto não lhe deu"."Não quis atacar, foi sempre o Neto a tentar projecções, e bem fortes", explica.

Nuno Delgado gostaria que o seu exemplo de Sydney tivesse já continuidade, em Pequim. "Com esta época, o Neto abre perspectivas enormes e coloca-se já noutro patamar, de muita categoria".

Fonte: Lusa (photo include)
in Infordesporto - Lisboa,Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário