terça-feira, abril 29, 2008

Mestres do Judô recebem homenagem nos 50 anos da Federação Paulista

Outros
Mestres do Judô recebem homenagem nos 50 anos da Federação Paulista
28/04/2008 - 14:41:57 - por FS - AI Photo&Grafia Comunicação
Respeito e valorização aos mais velhos são critérios fundamentais na filosofia oriental. No judô, acontece o mesmo e, justamente por este motivo, a Federação Paulista deu início as comemorações pelo cinquentenário de sua fundação com uma homenagem aos kodanshas, antigos mestres, na tarde de ontem, no Ibirapuera. Cerca de 120 professores estiveram no evento para receber o diploma de reconhecimento e agradecimento pela contribuição ao judô, considerado um esporte de princípios e também uma arte e filosofia de vida.

O presidente da Federação Paulista de Judô, Francisco de Carvalho Filho, ressalta a importância dos mais experientes na modalidade. "O judô é um esporte que tem como pontos principais na sua filosofia, a disciplina e o respeito à hierarquia. Nesses conceitos, não poderíamos, de forma nenhuma, deixar de começar o evento homenageando esse grupo dos professores mais graduados do estado de São Paulo, um grupo de qualidade e bastante seleto. Reunimos a nata do conhecimento do judô no país", comentou o presidente.

Um deles, Masaro Yanaguimori, tem 87 anos e 72 de dedicação ao judô. O início foi no Japão, seu país de origem, e com a vinda para o Brasil, o esporte continuou fazendo parte de sua vida. Dos sete filhos, cinco praticaram judô, e entre os 13 netos, também são cinco os que lutam. "E tenho um bisneto de 11 anos que também compete", fez questão de contar Masaro.

O valor do aprendizado constante é exposto pelo kodansha. "Os mais novos sempre nos procuram para saber mais e eu tento passar o que aprendi. Assim é a cultura no judô e os mais velhos estão sempre prontos para ensinar tudo o que sabem", garantiu Masaro Yanaguimori.

O mestre Kaichi Magao, de 82 anos, teve os filhos Ademar, Eduardo e Kenko na platéia durante a homenagem. "A vida do nosso pai sempre foi o judô e, consequentemente, a nossa também. As minhas lembranças são de passar os domingos em campeonatos de judô assistindo meu pai, meus irmãos e depois meus filhos e sobrinhos", contou Kenko. "O nosso pai passava mais tempo com o judô do que com a própria família e a gente entendia bem", lembrou Eduardo.

As comemorações pelos 50 anos da Federação Paulista continuam com competições. "Também vamos reunir um número grande de atletas e o principal campeonato vai ser o absoluto, que acontecerá no segundo semestre. O agendamento desse evento será feito junto com a organização do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, pois queremos unir essas duas festas. Além dessa, daqui para frente, teremos várias competições", concluiu Francisco de Carvalho Filho, o Chico do Judô.

FONTE: Final Sports - Porto Alegre,Brazil
http://www.finalsports.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário