terça-feira, abril 22, 2008

França organiza exéquias nacionais para Aimé Césaire

França organiza exéquias nacionais para Aimé Césaire

Paris, França (PANA) - O Governo francês prepara-se para organizar exéquias nacionais para o escritor e homem político martiniquês Aimé Césaire, falecido quinta-feira de manhã no Centro Hospitalar Universitário (CHU) de Fort-de-France (Martinica) aos 94 anos de idade, anunciou em Paris o Ministério francês do Interior e Ultramar.
Num comunicado, a ministra francesa do Interior, Michèle Alliot- Marie, estima que com a morte de Aimé Césaire "uma parte da alma das Antilhas se apagou".
"A voz da sabedoria apagou-se", acrescenta Alliot-Marie, sem precisar a data em que decorrerão as exéquias nacionais em homenagem ao poeta, ensaísta, romancista e dramaturgo martiniquês.
Desejando juntar convicções políticas e acções, Aimé Césaire ocupou sucessivamente as funções de presidente municipal de Fort-de-France, de deputado e de presidente do Conselho Geral de Martinica.
Ele retirou-se da vida política em 2005, abandonando as suas funções à frente do Partido Progressista de Martinica (PPM) que criou em 1957.

Paris - 18/04/2008
FONTE: Panapress - Luanda,Luanda,Angola

Nenhum comentário:

Postar um comentário