quarta-feira, abril 23, 2008

EM AVANT-PREMIÈRE CBJ LANÇA A HISTÓRIA DO JUDÔ BRASILEIRO

EM AVANT-PREMIÈRE CBJ LANÇA HISTÓRIA DO JUDÔ BRASILEIRO

O judô brasileiro está em seu ápice. Atletas talentosos, articulados e carismáticos de Rondônia ao Rio Grande do Sul conquistam medalhas, patrocínios e fãs.

Não se trata mais de um atleta, de um Estado, mas do resultado da profissionalização da gestão de academias, federações, e, sem dúvida, da Confederação Brasileira de Judô.

O judô caminho da suavidade, flexibilidade ou gentileza (a tradução do original japonês varia um pouco entre os países que importaram a técnica) nasceu como uma filosofia destinada a compatibilizar os conceitos do "caminho do meio" da filosofia Zen (da qual Jigoro Kano - fundador do judô - era apreciador) às técnicas de luta mais agressivas do Jiu-Jitsu.

O desenvolvimento do judô como esporte de high performance com a introdução de conceitos de judô força do leste europeu, e mais recentemente do brasilian jiu-jitsu, criou primeiro dilema para os que defendem um judô puro de tradição japonesa. Sendo esta uma questão atual. Observadores atentos poderão notar diferenças de concepção importantes entre os astros do judô brasileiro da atualidade como: Tiago Camilo, Flávio Canto, Luciano Corrêa e João Derly, para citar alguns.

Mas as luzes da ribalta, sobre atletas vitoriosos e charmosos, o espetacular retorno de mídia que vem sendo atingido pela modalidade, a atenção de empresários e políticos, e a competência dos dirigentes, lança o judô para um patamar de certa transcedência no cenário esportivo nacional. Falamos da glamurização do judô.

Nesta quinta-feira, dia 24 de abril de 2008, às 21:00 hs., no seleto ambiente do Cinemark/Pátio Savassi "o judô brasileiro chega aos cinemas". O lançamento que reunirá expoentes da vida esportiva, artística e política nacional vem consolidar a nossa tese de que a arte e o esporte nasceram para caminhar juntos.

O Judô e Poesia teve a honra de ser convidado para participar do evento inaugural do lançamento de um filme, que espera venha a ser mais um grande sucesso do judô brasileiro e a sua sua elevação enquanto concepção de arte.
Da redação
Permitida a reprodução com a citação a fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário