sexta-feira, março 28, 2008

Selecção portuguesa de judo procura mais "vagas" olímpicas


Selecção portuguesa de judo procura mais "vagas" olímpicas
Outras modalidades 2008-03-27 18:45
Com Telma Monteiro de fora, por lesão, e sem participação nas categorias Open (as mais pesadas), a selecção portuguesa de Judo enfrenta o Europeu de Lisboa na luta por medalhas, condição essencial para um apuramento olímpico.
A revelação de que Portugal não compete em todas as categorias foi hoje feita durante a apresentação do Europeu de Judo, que se realizará no Pavilhão Atlântico, de 11 a 13 de Abril. Portugal irá, assim, competir em praticamente quase todas as categorias, excepção aos +100 kg nos masculinos, e aos +78 e -52 kg em femininos - Telma não será substituída - , esta última a que mais sucessos tem dado ao judo português.

Uma lesão no joelho direito, a pouco menos de um mês, inviabiliza a presença no Europeu da melhor judoca portuguesa de todos os tempos, que em Lisboa falhará a oportunidade de alcançar um inédito terceiro título europeu na categoria de -52 kg.

A ausência da judoca do Benfica é encarado com tristeza pelos representantes do Judo, mas Luís Monteiro, responsável para a Alta Competição da Federação (FPJ) fez saber que Telma, mesmo sem competir, será presença regular no Pavilhão Atlântico.

Nos tatamis de Lisboa deverão ser esperados, no entanto, outros judocas de elite, como são os casos de João Pina (-73 kg) ou João Neto (-81 kg), já apurados para Pequim e que entram na corrida às medalhas no Europeu.

Em situação de possível apuramento está Ana Hormigo (-48 kg), que se encontra à entrada do Europeu numa situação limite, ocupando o quinto e último lugar de qualificação na zona europeia, não podendo ser ultrapassada por nenhuma adversária directa.

O Europeu de Lisboa trará ao Pavilhão Atlântico cerca de "400 atletas de 45 países", num evento, que segundo Frederico Salgado, vice-presidente da Federação Portuguesa de Judo, "mobilizará bastante gente".

"Teremos 150 oficiais de União Europeia de Judo (UEJ), 150 voluntários, 50 comissários e já temos 100 jornalistas acreditados", salientou o dirigente federativo, revelando que tudo isto se fará com "um orçamento relativamente baixo" (760.000 euros).

De acordo com o responsável é desejo da FPJ organizar "o melhor campeonato da Europa" e poder cumprir com uma das vontades da União Europeia de Judo ao atribuir esta organização: a de "fomentar a prática" da modalidade. Em Lisboa o Europeu de Judo irá ainda proporcionar uma competição semelhante à vivida nos Jogos de Atenas2004, em que o tatami (tapete) vai assentar num alçado, proporcionando uma melhor visão ao público.

Outro dos aspectos realçado para o campeonato é o facto de todas as selecções presentes terem alojamento na mesma área do Pavilhão, o que proporcionará "condições excelentes" para quem irá lutar por medalhas e resultados que dêem acesso a Pequim2008.

Pelo menos é esta a ideia dos responsáveis da Federação, que vêem neste Europeu de Lisboa uma oportunidade de ouro - com "condições especiais" -, para que Portugal possa elevar o número de representantes nos próximos jogos olímpicos.

"Fomos o único país com duas provas de apuramento olímpico (Taça do Mundo Lisboa2007 e Euro2008), são condições especiais para os atletas", sublinhou António Aleixo, presidente da FPJ, que hoje revelou também estar em fim de mandato.
Lusa / AO online

FONTE: Açoriano Oriental - Ponta Delgada,Açores,Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário