segunda-feira, março 24, 2008

ARGENTINA HOMENAGEIA URUGUAIOS VÍTIMAS DA DITADURA

Landscape
Eon Nicolas
view image critique photo view portfolio (26 images)
*****************************************************
ARGENTINA HOMENAGEIA URUGUAIOS VÍTIMAS DA DITADURA
MONTEVIDÉU, 24 MAR (ANSA) - A embaixada argentina em Montevidéu prestou homenagem aos uruguaios vítimas da ditadura na Argentina (1976-83), e reiterou o compromisso de Buenos Aires em processar e condenar os responsáveis pelos crimes contra os direitos humanos.

Hoje, o golpe de Estado que instaurou a ditadura completa 32 anos. A Argentina lembra o golpe com o "Dia da Memória, pela Verdade e a Justiça", recordando o desaparecimento de mais de 30 mil pessoas, entre as quais uruguaias, a partir do Plano Condor, que coordenou a repressão do Cone Sul.

A embaixada argentina em Montevidéu, a cargo de Hernán Patiño Mayer, declarou hoje sua "lembrança emocionada e fraterna àquelas uruguaias e uruguaios que foram vítimas na Argentina da barbárie desencadeada pelo terrorismo de Estado".

Ele referendou o "compromisso do governo argentino em seguir no caminho da Verdade e da Justiça, que torne possível que os responsáveis prestem contas diante dos tribunais da democracia e assumam as conseqüências de suas condutas criminosas".

A diplomacia destacou especialmente o caso de Maria Claudia García, nora do poeta argentino Juan Gelman seqüestrada aos 19 anos, grávida, em 1976 em Buenos Aires e transferida a Montevidéu onde foi executada.

Sua filha, Macarena Gelman, exige que a justiça uruguaia reabra o processo sobre a desaparição e assassinato de sua mãe.

(ANSA).
24/03/2008 10:51

FONTE: Ansalatina.com.br - São Paulo,Brazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário