sexta-feira, fevereiro 29, 2008

Reforços trazem mais experiência e judô da UNISUL começa em ritmo acelerado


... para a equipe de Judô da Unisul, ...
220 x 293 - 33k - jpg
**************************************************************
Reforços trazem mais experiência e judô da UNISUL começa em ritmo acelerado

O judô da Unisul começa a temporada de 2008 com as melhores expectativas possíveis e com alguns reforços. Saíram dois atletas e chegaram três com a mesma disposição de lutar por títulos. A primeira oportunidade será na seletiva sub-23 que acontece no próximo dia 8 de março em Balneário Camboriú. Fabio Matana e Bruno Bastos Venâncio foram os judocas que deixaram a universidade para lutar fora do país.
Os dois judocas deixarão saudade, principalmente Fabio Matana que no ano de 2007 conquistou resultados expressivos como os títulos de campeão estadual universitário e da Copa Unisinos Mercosul e o segundo lugar no Campeonato Brasileiro Universitário. O atleta chapecoense deixou a Unisul para lutar pelo Benfica de Portugal. Já Bruno Venâncio deixa a universidade para realizar testes nos Estados Unidos.
Para o lugar de Fábio Matana a solução vem de casa. Marcelo Ferreira, que é da mesma categoria de Matana, 81 a 90 quilos - e antes lutava somente competições pela Unisul como um clube, agora disputará campeonatos universitários já que ingressou na UnisulVirtual. O fato de a Unisul ser um clube e também poder disputar competições universitárias, por ser uma universidade, facilita a contratação de novos atletas. São os casos de Ariana Albertti, Saymon Travassos e Samir Gouvêa, novos judocas da Unisul.
Ariana Albertti, peso meio médio, 57 a 63 quilos, deixou a cidade de Videira, no Meio-Oeste de Santa Catarina, e teve passagens pelas cidades de Blumenau, Criciúma e Biguaçu. Ela diz que a oportunidade de estudar e ao mesmo tempo poder lutar judô foi decisiva para escolher a Unisul. "O treinamento da Unisul é de alto nível, o que reflete nos resultados. Hoje a universidade é uma referência no esporte e a equipe é muito forte, por isso a escolhi para lutar. Claro que a oportunidade de estudar também pesou", comenta Ariana.
Ariana tem no seu currículo dois títulos de Joguinhos Abertos e o segundo lugar no Campeonato Brasileiro de 2005. É presença confirmada na seletiva sub-23. Judocas que também serão representantes da universidade na disputa por vagas para a seleção e que chegaram no início do ano são Samir Gouvêia e Saymon Travassos, de Florianopolis, o último para substituir Bruno Venâncio na categoria de 66 a 73 quilos.
Se Saymon chega para substituir uma vaga, Samir Gouvêia chega de Florianópolis para suprir uma necessidade da equipe que não possuía resultados expressivos em sua categoria, 55 a 60 quilos. Samir, que por duas vezes fora vice-campeão brasileiro, é de Fortaleza. Aos 15 anos mudou-se com a família para o interior de São Paulo e treinou em Bastos, um centro de referência em formação de atletas. Tiago Camilo, atual campeão mundial. também passou por lá. Com 17 anos, fez parte da equipe do Minas Tênis Clube e quando completou 20 anos integrou a equipe da Sogipa onde treinou com João Derly também campeão do mundo.
Julio César Araújo, coordenador e técnico da equipe de judô da Unisul, revela que com a chegada de Samir, 21 anos, o grupo fica forte em todas as categorias. "Agora com o Samir acabamos com uma carência que tínhamos já há alguns anos. Essa categoria é difícil de encontrarmos atletas de bom nível, e o Samir me agrada bastante", afirma Júlio.
Todos os novos lutadores irão para a seletiva nacional sub-23. Entre tantas caras novas, as figurinhas velhas também farão parte da numerosa delegação que viaja para Balneário Camboriú. Jorge Dewes, um desses "veteranos", mostrou preocupação com a seletiva que terá atletas de todo o país. "A seletiva será muito difícil, pois o nível está muito alto, serão muitos atletas. O meu peso é um peso que quase sempre tem mais competidor, pois é um peso mediano, ou seja, são mais lutas, o que dificulta o trabalho. Mas o treinamento está sendo bem feito e espero chegar pelo menos entre os quatro semifinalistas", anseia Jorge.
O treinador Júlio César não se cansa de citar que a competição será disputada em nível altíssimo e informa outro fato que pode dificultar ainda mais as ambições dos judocas da Unisul. "Nós temos uma equipe que é considerada jovem, de média de 20 anos de idade, para uma seletiva sub-23. Os nossos atletas, como o Caixeta, o Jorge, o Marcelo e a Ariana têm experiência nacional. Creio que temos chances, mas o nível é muito elevado e caso consigamos a vaga será com muito suor e luta".
As delegações de todo o Brasil chegam a Balneário Camboriú na sexta-feira, 7 de março, para o congresso técnico e no dia seguinte iniciam as lutas no complexo multieventos Sérgio Lorenzatto. O evento faz parte do projeto Londres 2012 da Confederação Brasileira de Judô.
Fonte: Unisul

in Universia Brasil - São Paulo,SP,Brazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário