domingo, fevereiro 24, 2008

Judo: João Neto garante presença em Pequim 2008

Beijing at night
640 x 480 - 55k - jpg
thumbrick.com

Judo: João Neto garante presença em Pequim 2008


O Super A de Hamburgo, concluído este domingo, apurou o primeiro judoca masculino para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008, graças à medalha de bronze de João Neto (-81kg), a confirmar o bom momento de forma que atravessa.
Em declarações à Agência Lusa, o responsável luso pelo judo de alta competição, Luís Monteiro, qualificou de brilhante a prestação de João Neto. «Fez uma prova brilhante. Venceu todos os adversários europeus e só foi travado pelo sul-coreano, vencedor da prova», afirmou.
O judoca do ACM de Coimbra/Torres Novas já tem a presença nos Jogos Olímpicos garantida, mesmo que não participe nas duas últimas duas provas que dão pontos para a qualificação: as Taças do Mundo de Praga (masculinos) e Varsóvia (femininos), a 1 e 2 de Março, e o Europeu de Lisboa, em Abril.
Segundo Luís Monteiro, João Neto não irá a Praga, mas marcará presença no Europeu em Lisboa e, como atravessa «um bom momento de forma, poderá igualar, ou fazer um resultado melhor do que em Hamburgo».
Em relação a João Pina, que terminou a sua prestação no Super A em nono lugar, o responsável considera que apesar do resultado, o atleta fez uma grande prova.
«(O João Pina) mantém-se no lugar de apuramento (João Pina) mantém-se no lugar de apuramento (oitavo, só os nove primeiros se apuram) e só se a lesão que sofreu no joelho (direito) o impedir de participar na próxima semana na Taça do Mundo ficará mais comprometida a qualificação», explicou.
Hoje, Renato Morais (-90 kg), o único português masculino em prova, acabou em sétimo lugar, depois de vencer dois combates no quadro principal e perder um, e nas repescagens perdeu frente ao ucraniano Valentyn Grekov, que terminou em terceiro.
Já a luso-cubana Yahima Ramirez (-78kg) venceu hoje o primeiro combate do quadro principal, perdeu o segundo e nas repescagens venceu o terceiro, mas acabou por cair no quarto combate frente à francesa Celine Lebrun, terminando em nono lugar.
«A Yahima (Ramirez) e a (Ana) Cachola estão mais longe da qualificação, mas ainda têm duas provas pela frente para tentar. Têm valor para conseguir o apuramento e, com um pouco de sorte, pode ser que façam uma surpresa...», manifestou.
Até ao momento, só Telma Monteiro (-52kg) garantiu presença na competição feminina nos Jogos de Pequim, pelo que Luís Monteiro considera que Ana Hormigo (-48kg) terá de manter um lugar nos cinco primeiros do ranking de forma a não comprometer a sua presença.
«A Ana Hormigo tem garantido um lugar cerrado nos cinco primeiros, mas não pode baixar para não comprometer a qualificação para Pequim2008», explicou o responsável pela alta competição, mostrando-se esperançado na presença da judoca em Pequim.
Ana Hormigo, que conquistou a medalha de bronze na Taça do Mundo de Sófia (26 de Janeiro), terminou a sua participação em Hamburgo no quadro de honra, no sétimo lugar, vencendo três combates e perdendo dois.
Diário Digital / Lusa
FONTE: Diário Digital - Lisboa,Portugal
http://diariodigital.sapo.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário