terça-feira, fevereiro 19, 2008

Europeu de Lisboa terá papel decisivo na qualificação olímpica

Foto de SILVIA SANTOS/LUSA
Europeu de Lisboa terá papel decisivo na qualificação olímpica
Outras modalidades 2008-02-19 12:18


O Europeu de Judo de Lisboa, a realizar em Abril, irá assumir papel decisivo no apuramento para os Jogos Olímpicos de Pequim2008, depois de uma fase em que os judocas portugueses têm perdido terreno nas Taças do Mundo.
As primeiras provas do ano, e quando ainda falta disputar o Super A de Hamburgo (23 e 24 de Fevereiro) e as Taças do Mundo de Praga (masculinos) e Varsóvia (femininos), a 1 e 2 de Março, têm deixado alguns judocas em queda na classificação.
Ana Cachola, na categoria de -70 kg, é uma das judocas em situação perigosa e este domingo não evitou uma queda do 7º para o 8º lugar no "ranking" europeu olímpico, do qual apenas se apuram as cinco primeiras classificadas para Pequim.
No domingo, a judoca do Judo Clube do Algarve perdeu ao primeiro combate em Budapeste e a sua presença no Super A de Hamburgo, no fim-de-semana, ainda não é garantida, pelo facto da atleta acumular algum cansaço físico.
Também em femininos, onde apenas Telma Monteiro (-52 kg) tem qualificação garantida, a luso-cubana Yahima Ramirez é outro dos casos que continua a precisar de pontos, apesar de manter um oitavo lugar no "ranking".
A judoca até conseguiu uma série de cinco combates em Budapeste (quadro principal e repescagem), mas acabou por falhar o no acesso ao despique para o terceiro lugar e terminou em sétimo, sem pontos úteis no "ranking" e mais distante do grupo da frente.
Ana Hormigo tem sido um caso à parte, situada em quarto lugar do "ranking", posição que a judoca consolidou com a medalha de bronze na Taça do Mundo de Sófia (26 de Janeiro), embora também precise de manter pontos para a qualificação.
Em masculinos, João Neto (-81 kg), João Pina (-73 kg) e Pedro Dias (-66 kg) são os únicos que se situam na "zona olímpica" de qualificação, embora com margem para oscilações que importa controlar até ao Europeu de Lisboa.
Na Super A de Hamburgo estarão João Neto e João Pina, judocas que perderam esta semana um lugar na qualificação, mas que se encontram em 4º e 8º, respectivamente, em grupos onde se apuram os nove primeiros.
Ausente na Alemanha estará ainda Pedro Dias (9º no "ranking"), que se lesionou num ombro no Super A de Paris, mas espera regressar a tempo do Europeu de Lisboa para segurar uma vaga em Pequim2008.
FONTE (photo include): Açoriano Oriental - Ponta Delgada,Açores,Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário