sexta-feira, novembro 30, 2007

Telma Monteiro perde na categoria de -57 kg

24/11/2007
JUDO
Europeu de sub-23

Telma Monteiro perde na categoria de -57 kg

A judoca portuguesa Telma Monteiro, perdeu hoje logo no primeiro combate no Europeu de sub-23, em Salzburgo, Áustria, competindo numa categoria (-57 kg) acima daquela em que se sagrou campeã da Europa e vice-campeã do Mundo absoluta.
A judoca do Benfica, que habitualmente compete nos -52 kg, chegou a Salzburgo com o objectivo de tentar juntar mais uma medalha ao seu já vasto palmarés, mas o facto de defrontar uma adversária forte, a húngara Bernadett Baczko, aliado a alguma falta de ritmo competitivo penalizou a portuguesa."Foi um ano desgastante, com o Europeu, Taças do Mundo e o Mundial. Sabíamos que não era possível estar em todas as frentes e em termos físicos a Telma não conseguiu ir mais longe", explicou á Agência Lusa o seleccionador nacional de femininos, António Matias.
Em Salzburgo Telma Monteiro optou por competir acima dos -52 kg (a sua categoria natural), num final de ano de gestão de esforço quanto à perda de peso e numa fase em que a atleta atravessou alguns problemas com a desvinculação do seu anterior clube (Construções Norte-Sul).
"Não quero falar de arbitragem, mas houve toda uma série de condicionantes", acrescentou o seleccionador, frisando que Telma Monteiro, ao contrário das adversárias, "não se preparou em exclusivo para esta prova e categoria".
António Matias reconheceu, no entanto, que a judoca "entra para ganhar em qualquer prova em que compete", mas que esta não era uma prioridade, não sendo de todo "dramática" uma derrota em dois combates do Europeu de sub-23.
Logo no seu primeiro combate, Telma Monteiro viria a perder pela diferença de koka frente a Baczko, judoca terceira classificada no recente Mundial do Rio de Janeiro (-57 kg) e também medalha de bronze no Europeu de sub-23 de 2006.Baczko, 10ª do ranking mundial e já apurada para os Jogos Olímpicos de Pequim2008, viria mesmo a sagrar-se campeã europeia da categoria, ao vencer na final, por ippon, a eslovena Vesna Dzukic.
Menos bem neste Europeu de Salzburgo esteve Leandra Freitas (-48 kg), que depois de se ter sagrado campeã europeia de juniores em Outubro não conseguiu hoje superar a russa Natalya Kondrateva e depois, na repescagem, a ucraniana Maryna Chernyak."
A Leandra fez um bom primeiro combate, mas magoou-se no cotovelo e no segundo acabou por se ressentir disso", sublinhou António Matias.
Neste primeiro dia do Europeu estiveram ainda em acção nas categorias de menos peso Pedro Jacinto (-60 kg) e Diogo César (-66 Kg), com este último a fazer um bom percurso já nas repescagens e a chegar até ao quarto combate, de acesso ao bronze.
César Diogo perdeu no primeiro despique, com o grego Tariel Zintiridis e no quadro "secundário" o seu trajecto de triunfos apenas foi interrompido no combate de acesso à medalha de bronze, perdendo com o polaco Pawel Zagrodnik, por ippon.
Já Pedro Jacinto realizou apenas um combate na categoria de -60 kg, perdendo com o búlgaro Yanislav Gerchev.
No domingo competem ainda Ana Cachola, bicampeã europeia de sub-23 nos -70 kg, e André Martins (-81 kg) e Hugo Silva (-90 kg).
Fonte: Lusa
Infordesporto - Lisboa,Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário