quinta-feira, novembro 29, 2007

SOMA institui prémio de Poesia para países da CPLP

Image: http://www.uned.es/dpto-pha/mapa/portugal/fozcoa/fozcoa.htm
SOMA institui prémio de Poesia para países da CPLPA
SOMA - Associação de Arte e Cultura, que promove anualmente um festival de poesia em Foz Côa, anunciou hoje que vai instituir em 2008 um prémio para distinguir uma produção poética lusófona.
Segundo António Soares, da organização do evento literário, com este prémio anual destinado a revelar novos autores pretende-se «criar incentivos e conferir maior visibilidade aos novos escritores do conjunto de países da lusofonia que integram a Comunidade Portuguesa dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)».
Falando à Agência Lusa no arranque de mais uma edição do festival de poesia, que hoje tem início e se prolonga até sexta-feira, António Soares indicou que a organização também tenciona que o evento do próximo ano seja «totalmente consagrado» à poesia dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
«A ideia-base é dar uma maior dimensão e visibilidade ao festival em si, mas também criar incentivos para os novos valores e novos poetas», explicou.
Para o dirigente, «justifica-se que os poetas de todo o espaço lusófono se possam conhecer melhor e que Foz Côa seja o palco privilegiado».
Na edição deste ano do festival de poesia de Foz Côa participam cerca de duas dezenas de escritores, investigadores e professores, que abordarão algumas questões relacionadas com o festival do próximo ano, consagrado aos PALOP, segundo a mesma fonte.
O evento, que decorre no Auditório do Centro Cultural local, integra uma mesa-redonda sobre «O papel da Poesia na Educação», leitura de poemas, comunicações e debates.
A poesia de Fernando Pessoa, Jorge de Sena e Sophia de Mello Breyner Andresen estará presente num recital a cargo de Rui Fonseca e Aurelino Costa, referiu a organização, esclarecendo tratar-se de uma iniciativa aberta à comunidade mas com os estudantes como público-alvo.
O festival também contempla, na sexta-feira, um concerto «Tributo a Adriano Correia de Oliveira e José Afonso», com a participação de Paulo Saraiva, Brigada de Intervenção Cultural e o poeta Aurelino Costa, que lerá poemas de Ary dos Santos e Manuel Alegre.
Álvaro Leonardo, Manuel Daniel (poeta e jurista natural de Foz Côa), Jorge Maximino, Jorge Velhote, Aurelino Costa, Teresa Tudela, Rui Fonseca, Fernando Aguiar, Nuno Farinhote, Tony Tcheka (poeta e jornalista da Guiné-Bissau) e Fernando Aguiar são alguns dos participantes no festival, que vai já na 9.ª edição.
O evento é apoiado pela Câmara de Vila Nova de Foz Côa, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas Tenente-coronel Adão Carrapatoso e Instituto PIAGET.
FONTE: Diário Digital / Lusa
Diário Digital - Lisboa,Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário