PARANÁ, SERGIPE E PARAÍBA CONQUISTAM OURO NO JUDÔ DAS OLIMPÍADAS ESCOLARES 2007
30.09.2007 :: 18h14
POÇOS DE CALDAS - As categorias meio-pesado (-65kg) e pesado (+65kg) do judô encerraram o terceiro e último dia de competições nos tatames do Country Club, em Poços de Caldas (MG). Os destaques ficaram com o Paraná, Sergipe e Paraíba. Istelina Silva (SE) e João Machado (PB), na categoria pesado; Ana Venzel (PR) e Gilberto Leite (PR), na meio-pesado, subiram ao alto do pódio. A presença dos ídolos Tiago Camilo e Sebástian Pereira nas arquibancadas abrilhantou ainda mais os últimos confrontos das Olimpíadas Escolares 2007 para atletas de 12 a 14 anos. Além da medalha de ouro, os vencedores de todas as categorias garantiram classificação automática para os Jogos Escolares Sul-americanos, que será disputado de 2 a 8 de dezembro, em La Serena, no Chile.
Depois de ficar com o bronze na edição de 2006 das Olimpíadas Escolares, a sergipana Istelina Silva, de 14 anos, conseguiu subir no alto do pódio na categoria pesado ao derrotar a carioca Gabriela Melo, do Colégio Santa Mônica, por um yuko.Tricampeã do Torneio Norte/Nordeste e atual Campeã Brasileira na sua categoria, Istelina começou no esporte por acaso, há pouco mais de quatro anos. "Eu fazia jazz até que os professores introduziram o judô na minha escola. Mas era só pra principiante e eu procurei uma academia pra me aperfeiçoar", disse. Martisa Barreto, do Colégio Contemporâneo (RN), e Jackelynny Scheidegger, da Escola Nova Paragomina (PA), levaram o bronze.Na categoria meio-pesado, a vencedora foi Ana Venzel, do Colégio La Salle (PR), que venceu a brasiliense Isadora Pereira, do Colégio Integração Rio Anil/Cintra por ippon. Angélica Feltrin, do Colégio Salesiano Dom Bosco (MS), e Nikelli Rossi, da Escola Estadual Básica Bom Pastor, levaram o bronze.
No meio-pesado masculino, o título das Olimpíadas Escolares 2007 ficou com o paranaense Gilberto Leite, do Colégio Bom Jesus, que derrotou Nicolas Nascimento, do Instituto Magister (PI), na luta mais disputada do dia.Gilberto conseguiu um waza-ari e um yuko, enquanto Nicolas aplicou um yuko e um koka no seu rival. Fã de Tiago Camilo e de João Derly, ambos campeões mundiais, ele revelou o seu segredo logo após o combate.
"Procuro assistir bastante as lutas deles para aplicar nos campeonatos", explicou Gilberto, que acompanhou o Campeonato Mundial, disputado no início do mês, ao vivo, no Rio de Janeiro. "Fui todos os dias e ainda treinei na Gama Filho, na academia do Flávio Canto (medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004 e que disputará uma vaga para Pequim-2008 com Tiago Camilo)".
João Marcelo Alencar, do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora (MS), e Lucas Brito, do Colégio JK (DF), levaram o bronze na categoria. Já no pesado, o ouro foi para o paraibano Delan Monte, do Colégio João Machado (PB), que venceu Fernando Kirinus Filho, do Colégio São João Tadeu (PI), por ippon. Douglas Ogawa, da Escola Notre Dame (PR), e Reginaldo Muniz, do Colégio Corpo de Bombeiro (CE), ficaram com o bronze.
Com a vitória do paraibano, o torneio de judô das Olimpíadas Escolares 2007 foi encerrado com 14 estados subindo no alto do pódio em 16 disputas (oito no masculino e oito no feminino). Distrito Federal e Paraná somaram dois ouros, enquanto Sergipe, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Maranhão, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Piauí, Pará e Paraíba ganharam um cada.
As Olimpíadas Escolares 2007 são realizadas em uma parceria do Comitê Olímpico Brasileiro, Ministério do Esporte e das Organizações Globo com apoio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e do Governo do Estado de Minas Gerais. FONTE: Comitê Olímpico Brasileiro - Brazil
Nenhum comentário:
Postar um comentário