sexta-feira, agosto 17, 2007

Parapan: Cubanos confirmam poderio e dominam primeiro dia do judô


Paraolímpicos
Parapan: Cubanos confirmam poderio e dominam primeiro dia do judô
16/08/2007 - 19:14:26 - por FS - AI Rio 2007

A equipe cubana repete nos Jogos Parapan-Americanos o desempenho que demonstrou no Campeonato Mundial, no início do mês, em São Paulo: é a melhor equipe de judô paraolímpico do mundo. Nesta quinta-feira, primeiro dia de competições, das três categorias em disputa, dois ouros e uma prata conquistadas pelos cubanos.
No feminino até 48kg, a brasileira Karla Cardoso superou a cubana Maria Fuentes na classificação geral e ganhou o ouro, deixando a adversária com a prata. Em compensação, à tarde, Victor Luis Ramos derrotou o brasileiro Magno Gomes para conquistar o primeiro ouro de Cuba, na categoria até 66kg masculino. Depois, Sergio Hechavarria derrotou o uruguaio Henry Borges e ouviu o hino de seu país do lugar mais alto do pódio.
"Esta última luta não foi tão difícil, meu adversário era jovem, com pouca experiência, mas este foi um campeonato muito forte, excelente, no nível do Mundial. Dedico esta vitória a minha família, sem ela não há resultado", afirmou Hechavarria, de 38 anos, que ficou em terceiro no Mundial.
Para o técnico da seleção cubana de judô, Senen Ramos Benitez, o grande desempenho de Cuba é explicado pelo intercâmbio com atletas sem deficiência e pelo planejamento individual dado aos atletas do país.
"No último Mundial, ganhamos quatro medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze, fomos campeões por equipes. Todos os nossos atletas se classificaram para os Jogos Paraolímpicos. Este é resultado de um trabalho planejado individualmente. O ritmo de cada um é diferente. Veja o caso de Hechavarria, que tem 38 anos. Ele não faz as mesmas coisas dos outros", relata Benitez. "A equipe está treinando junta desde fevereiro em Havana para o Mundial e para os Jogos Parapan-americanos. Normalmente, ficamos pelo menos dois, três meses por ano juntos lá em preparação. É um planejamento em conjunto com a comissão técnica dos atletas sem deficiência", conclui o técnico.
As medalhas de bronze foram para a brasileira Ana Luiza Farias, na categoria até 48kg feminino, Roberto Paixão (Brasil) e Juan Pablo Cortes (Colômbia), na categoria até 60kg masculino, e Wilson Alzate (Colômbia) e Marcos Jose Tovar (Venezuela), na categoria até 66kg masculino.

FONTE:Final Sports - Porto Alegre, Brazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário