terça-feira, agosto 07, 2007

Convocada seleção brasileira para o Mundial de Judô; Sarah Menezes segue na reserva


Convocada seleção brasileira para o Mundial de Judô; Sarah Menezes segue na reserva
Judoca piauiense continua fora da equipe titular do Brasil e treina para tentar vaga nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.

Atualizada às 21h29min

A judoca piauiense Sarah Menezes (até 48kg), segue como reserva da seleção brasileira de Judô em sua categoria. A confirmação foi dada com a convocação da equipe que disputará o Mundial da modalidade, de 13 a 16 de setembro, no Rio de Janeiro. A lista foi divulgada nesta segunda-feira pela Confederação Brasileira de Judô, CBJ.

Sarah já esperava por essa notícia. A atleta de 17 anos foi reserva nos Jogos Pan-Americanos da carioca Daniela Polzin, medalha de prata no torneio. A CBJ já havia confirmado que, no feminino, as judocas que medalhassem no Pan estariam classificadas para o Mundial sem necessidade de seletiva. "Por isso eu já tinha certeza que não iria disputar o Mundial", disse Sarah Menezes.

A judoca piauiense deverá, assim como nos Jogos Pan-Americanos, ser inscrita no Mundial normalmente. Em caso de necessária substituição urgente, Sarah será chamada para o lugar de Daniela. Por enquanto, a piauiense treina diariamente visando a Seletiva Olímpica Projeto Beijin 2008, que definirá a equipe para os Jogos de Pequim, na China. O torneio acontece nos dias 13 e 14 de outubro.

De resto, a CBJ confirmou para o Mundial a mesma equipe feminina que disputou o Pan: Daniela Polzin (até 48kg), Érika Miranda (até 52kg), Danielle Zangrando (até 57kg), Danielli Yuri (até 63kg), Mayra Aguiar (até 70kg), Edinanci Silva (até 78kg) e Priscila Marques (acima de 78kg e absoluto). Todas conquistaram medalhas nos Jogos do Rio de Janeiro.

No masculino, algumas mudanças importantes. Com Flávio Canto (até 81kg) machucado, Tiago Camilo vai para o Mundial sem disputar seletiva com o judoca carioca, como estava previsto anteriormente. Para o lugar de Tiago na categoria até 90kg, vem Carlos Honorato, outra decisão já prevista anteriormente pela CBJ.

O que não era esperado por alguns dirigentes era que todos os medalhistas do Pan fossem convocados. Inicialmente, o aguardado é que apenas os medalhistas de ouro tivessem vaga certa no Mundial. Prata ou bronze disputariam seletiva, o que não deve acontecer.

A lista foi confirmada com Alexandre Lee (até 60kg), João Derly (até 66kg), Leandro Guilheiro (até 73kg), Tiago Camilo (até 81kg), Carlos Honorato (até 90kg), Luciano Correa (até 100kg), João Gabriel (acima de 100kg) e Daniel Hernandes (absoluto).

A CBJ ressaltou que as 13 medalhas do Pan não significam 13 pódios no Mundial. “O Mundial tem um nível técnico bastante mais alto. Este ano, inclusive, os cinco primeiros colocados (países) em cada categoria estarão classificados para as Olimpíadas de Pequim. O que quer dizer que todos estarão aqui com força máxima”, disse o coordenador técnico da seleção brasileira, Ney Wilson.

O Mundial será realizado em um dos espaços criados para o Pan 2007, a Arena Olímpica Multiuso, onde foram realizadas as disputas da Ginástica Artística e Basquete. Cerca de 1500 atletas e dirigentes de 100 países devem estar presentes no torneio, que também contará com uma caravana de piauienses.

Fábio Lima (com informações da CBJ)

fabiolima@cidadeverde.com

FONTE: Cidadeverde.com - Teresina, PI, Brazil

http://www.cidadeverde.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário