sábado, julho 22, 2006

Agente penitenciário vai à luta em São Paulo


[22/07/2006] Ano: 101 Número: 168

Agente penitenciário vai à luta em São Paulo
Igor Ramos

Nem mesmo a onda de violência que assusta o estado de São Paulo e as ameaças a Policiais Militares e Agentes Penitenciários irão impedir que a capital paulista receba a 17ª edição dos Jogos Internacionais de Polícias e Bombeiros entre os dias 24 deste mês e 1º de agosto.
A disputa reunirá atletas da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Guarda Municipal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária, Poder Judiciário, Agentes Penitenciários, Polícia das Forças Armadas (exército, marinha e aeronáutica), e os maridos e as esposas dos Policiais e Bombeiros.
Ribeirão Preto terá um representante entre os oito mil competidores, de 19 paises diferentes. O agente penitenciário Alexandre Antônio Costa, de 32 anos, vai competir no judô, na categoria até 73 quilos.
“Estou indo pela primeira vez nesta competição e bastante animado porque é um evento de grande porte”, diz Costa.
O judô é uma das 35 modalidades que estarão acontecendo simultaneamente em 15 locais da capital paulista. O judoca ribeirão-pretano vai tentar ficar entre os três primeiros colocados na sua categoria. Apesar de competir pela primeira vez nos jogos, experiência é que não falta ao agente/atleta.
No seu currículo constam um vice-campeonato no Sul Americano estudantil de 1995, a medalha de bronze nos Jogos Abertos de 1996, além do recente 3º lugar no paulista máster deste ano. “Vai ter muita gente boa competindo, e o favoritismo é dos estrangeiros, principalmente os europeus. Mas eu estou indo para buscar um lugar lá em cima”, afirma o judoca, que embarca hoje para São Paulo e participa da cerimônia de abertura no ginásio do Ibirapuera.
Desmistificando
A violência crescente em todo estado não assusta o agente penitenciário. Mesmo assim ele considera a competição um pouco arriscada neste momento, principalmente porque haverá uma reunião muito grande de profissionais ligados ao combate ao crime.“A competição já estava marcada. Mesmo com tudo o que está acontecendo, espero que não aconteça nada de anormal”, afirma.
No dia-a-dia, Alexandre Antônio divide a sua vida entre o trabalho na Penitenciária de Ribeirão Preto e os treinos na Cava do Bosque. “Eu sou nascido e criado em Ribeirão e muita gente me conhece. Não tenho medo, mas lógico que tomo minhas precauções”, disse Alexandre, que nas horas vagas no trabalho também ensina o esporte aos colegas e funcionários da Penitenciária.
“Para tirar o estresse do trabalho, durante a semana montamos o tatame por lá e treinamos nos horários de folga”, diz.
Para ele, o campeonato serve para desmistificar um pouco a imagem dos agentes penitenciários. “Tem muita gente que associa o nosso trabalho aos maus tratos e à opressão. O que não é verdade. Este campeonato pode ajudar a mudar um pouco esta imagem”, completa.
DEBUTANDO
Brasil sedia Jogos pela primeira vezEsta será a primeira vez que o Brasil sediará os Jogos Internacionais entre os atletas da Polícia Mi-litar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Guarda Mu-nicipal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária, Poder Judiciário, Agentes Penitenciários, Polícia das Forças Armadas (exército, marinha e aeronáutica), e os maridos e as esposas dos Policiais e Bombeiros.O evento já teve 16 edições, mas nenhuma havia sido realizada na América Latina. A última edição foi na França.
Os XVII Jogos Inter-nacionais de Polícias e Bombeiros são uma realização da Confederação Brasileira de Esportes de Polícias e Bombeiros e da ILEG (International Lawn and Enforcement Games), Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da Cidade de São Paulo, Secretaria de Estado da Juventude, Esportes e Lazer de São Paulo, São Paulo Turismo, Ministério do Esporte e Embratur.
INTERNACIONAL
Evento terá nove dias de provasDurante nove dias Gran Mercure Hotel, Club Sírio, Clube Espéria, Tiger Bowling, Baby Barione Sport Complex, Hípica Santo Amaro, Autódromo de Interlagos, Universidade de São Paulo, Complexo Constâncio Vaz, Clube Paulistano de Tiro, Federação Paulista de Sinuca, Federação Paulista de Futsal, Escola de Formação de Bombeiros, Pacaembu e Ginásio Mauro Pinheiro vão receber as competições esportivas e modalidades específicas. Modalidades Atletas de todo o mundo vão participar dos seguintes esportes; atletismo, queda de braço, basquetebol 3 por 3, basquetebol 5 por 5, arremesso de três pontos, vôlei de praia, supina, boliche, box, xadrez, futebol, natação em águas abertas, corrida de cross country, ciclismo, dardos, golfe, jiu-jitsu, meia-maratona, judô, pistola PAP, pistola PPC, futebol de salão, levantamento de peso, sinuca, tênis de mesa, taekwondo, karatê, tênis, policial mais resistente TCA, bombeiro mais resistente UFA, wrestiling, rifle, voleibol e orientação
“Já há, dentro do Polícia Militar, uma preparação esportiva regular em razão da Escola de Educação Física. A participação neste evento vai propiciar aos policiais verem o esforço de seu trabalho, além da troca de experiências com colegas de outros países. Espero um bom desempenho de todos nossos atletas. Outro dado importante é que a presença nos Jogos não afetará o contingente de policiais na rua, já que estamos preparados para isso”, destaca o coronel Eliseu de Moraes, da Polícia Militar..

FONTE: Jornal A Cidade - Ribeirão Preto, SP, Brazil -

http://www.jornalacidade.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário