segunda-feira, julho 10, 2006

38o. FESTIVAL DE INVERNO DA UFMG - Diamantina - MG - 16 a 29 de Julho de 2006


Homenagem ao Centenário do Presépio do Pipiripau – Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG
INTERATIVIDADES


Os conceitos de rede, parceria e interatividade vêm movimentando os meios acadêmicos, científicos e empresariais há algum tempo. No meio artístico, isso não tem ocorrido de forma diferenciada. Os diálogos são possíveis sim. São necessárias as conversas, as trocas de idéias e de experiências. A arte mais do que nunca cumpre seu papel, se não de antecipar, pelo menos de balizar, pela sensibilidade, a evolução humana. A arte, com toda a sua liberdade, reflete o homem no seu tempo, na medida de sua sensibilidade, e de maneira muitas vezes diferenciada, ao falar desse homem. Para estar afinado com seu tempo, urge para o artista estar interagindo com esse tempo. Aí sim, cumprindo seu papel, o artista embaralha as cartas do jogo e propõe novos desdobramentos, dentro de uma lógica própria, com outra forma de pensar e agir.

Em 2006, o Festival de Inverno da UFMG terá uma estrutura diferenciada e inovadora. A partir das experiências vividas e do amadurecimento das propostas de interatividade, chegou o momento de um novo salto na estruturação do Festival. O objetivo é coloca-lo em novo patamar e mantê-lo como um evento de ponta e referência nos cenários artísticos nacional e internacional. A proposta é criar núcleos de excelência interagindo entre si e orquestrados por um conselho curador. O objetivo é estabelecer relações diferenciadas dentro da programação do Festival, gerar novos conhecimentos e ampliar os horizontes da prática artística.

Nessa perspectiva, a programação do Festival prevê a oferta de oficinas em duas modalidades: iniciação e atualização. Dentro da iniciação, serão realizadas oficinas específicas de cada área e outras híbridas, que relacionam duas áreas de conhecimento. Para a modalidade atualização, as ofertas de oficinas serão também específicas de cada área, dentro dos núcleos temáticos propostos: arte-aprofundamento, arte-ciência, arte-conceito, arte-poética e arte-tecnologia. Nessa modalidade a interatividade será efetivada por meio dos eventos, relacionando-se os núcleos e as áreas.

Informações sobre seminário, oficinas e inscrições: www.ufmg.br/festival, http://www.fundep.ufmg.br/, callcenter@fundep.ufmg.br, (31) 3499-4220 (Belo Horizonte, MG) e (38) 3531-1394 (Diamantina, MG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário