Este texto não é meu. Recebi de uma amiga, gostei muito, acrescentei um pouco e resolvi compartilhar com os amigos do Vidanova.
Colocar em prática princípios de sabedoria milenar é o real significado da espiritualidade. Renove suas atitudes e prepare-se para atrair coisas boas para sua vida.
Quem gosta do que faz, faz bem!
O DESPERTADOR TOCA e sua vontade é continuar com a cabeça afundada no travesseiro, já que o dia vai passar arrastado e nada, absolutamente nada, conseguirá motivá-la. Está na cara que você não gosta mais do que faz - ou talvez nunca tenha gostado. "Os empregos existem para preencher necessidades concretas. Mas hoje o mais importante é a satisfação pessoal", diz o badalado guru indiano Deepak Chopra em seu livro Conexão Saúde (Best Seller). "A infelicidade no trabalho compromete toda a existência, tornando as pessoas mais propensas a doenças e à deterioração física". Portanto, se está faltando prazer no seu dia-a-dia, é hora de dar uma guinada: mude de chefe, de departamento, de empresa ou até de carreira.
Use o tempo a seu favor! SEGUNDO FLÁVIA Rodrigues, especialista em gerenciamento de tempo e professora da Brahma Kumaris, de São Paulo, uma organização indiana com escolas em 86 países, há quatro síndromes que provocam desperdício de energia e diminuem a produtividade.
Síndrome da mangueira solta: típica de quem tem muita energia e capacidade, se entrega a várias tarefas, mas não define metas e não termina nada;
Síndrome de Hardy (a hiena do desenho animado, que sempre repete "Ó vida, ó azar"): atinge os pessimistas de plantão, que reclamam demais, em vez de perseguir os objetivos;
Síndrome do crítico de poltrona: própria das pessoas que, apesar de terem capacidade e propósitos definidos, não encontram ânimo para ir à luta - e ficam paradas, criticando;
Síndrome da bicicleta ergométrica: é o mal do profissional que "pedala" sem parar, mas não sai do lugar. Ou seja, ele faz, faz, faz... Porém, nunca realiza nada importante. Todo o seu empenho é gasto nas pequenas tarefas de emergência que surgem durante o expediente.
Não importa com qual tipo você se identifica. "Priorize as tarefas de acordo com seus propósitos e suas metas individuais. E planeje, procurando prever os desafios".
"Quem sou eu?" NÃO SE CANSE DE fazer essa pergunta. Se pretende crescer na profissão e na vida, vai precisar olhar para dentro de si, descobrir seus desejos, medos, interesses e também seus limites. No Oriente, o autoconhecimento é tido como o melhor caminho para alcançar a sabedoria. "Quando você descobre sua natureza essencial, quando sabe realmente quem é, encontra toda a sua potencialidade", diz Chopra. "É no conhecer-se que reside a capacidade de realização de todos os sonhos." Há várias maneiras de alcançar tal objetivo: exercitar o diálogo interior, estar em contato com a natureza, viajar, fazer terapia...
Controle-se, use a inteligência emocional! MAU HUMOR de nenhum tipo combina com trabalho. "Exercitar a paciência, a flexibilidade e a tolerância é vital para aumentar seu senso de confiança e valor pessoal", diz o Dalai Lama em seu livro "A Arte de Lidar com a Raiva" da Editora Campus. A filosofia budista, adotada há dois anos pela gerente paulistana Vania di Matteo, de 29 anos, ajudou-a em muito a mudar o seu jeito de ser. "Eu era impulsiva e impaciente e me tornei uma pessoa bem mais calma. O budismo abaixou a minha adrenalina", conta. E Vânia só ganhou com isso. "Minha relação com as pessoas tornou-se mais próxima. Acho que é porque fiquei menos egocêntrica e aprendi a ouvir os outros." Para que tanto apego? APARECEU UMA NOVA oportunidade de trabalho, que parece atraente e compensadora, mas você tem medo de trocar o certo pelo duvidoso. Será que não está marcando bobeira? A sabedoria oriental prega que a raiz do nosso sofrimento está justamente no apego excessivo às coisas. "É preciso despertar e se conscientizar de que as coisas boas, e também as ruins, entram e saem de sua vida profissional", diz Ken Blanchard em seu livro "101 Ensinamentos de Buda para o Trabalho" (Campus). "Tudo é transitório, muda, passa."
Se esta nova oportunidade que surge apresenta coisas novas e muito para aprender já está valendo a pena. Quanto mais aprendemos, mais flexíveis, inteligentes e crescidos nos tornamos.
A mesmice e o apego nos tornam rígidos e limitados. Ou seja, nos emburrecem.
Tudo tem volta VOCÊ FARIA qualquer negócio para subir na carreira? Antes de responder, pare e reflita. "A cultura oriental estabelece doutrinas rigorosas de conduta ética e moral para seus seguidores", diz o antropólogo e sociólogo zen-budista Tariq Kamal, diretor do Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional, em São Paulo. "Os que não obedecem aos preceitos ficam sujeitos à lei do carma, que prevê que tudo o que se faz na vida, seja bom ou ruim, um dia voltará para você". No universo corporativo, não é diferente - e hoje, mais do que nunca, espera-se uma atitude ética dos profissionais. Quer dizer, basta uma escorregadela e sua imagem pode ficar manchada para sempre.
Pilha nova - RESPIRE! DIGAMOS QUE você acaba de brigar feio com um colega de trabalho e está à beira de um ataque de nervos. Stanley Herman, autor do livro "O Tao no Trabalho" (Campus), diz que, em momentos como esse, respirar funciona como uma ducha revigorante, um resgate de energias. Não acredita? Experimente. Quando estiver aborrecida, preocupada ou desanimada no trabalho, feche os olhos e inspire profunda e naturalmente, massageando as têmporas. Em seguida, expire devagar, limpando a mente de todos os pensamentos. Repita o exercício dez vezes.
Diga adeus ao conforto e expanda a sua inteligência! FAÇA UM POUCO como os monges budistas, que recebem as mais diversas tarefas e aceitam todas sem hesitar. "Executar apenas o que você domina restringe as chances de aprender e crescer", diz Gustavo Boog, consultor de empresas e um dos pioneiros na abordagem holística e espiritual no trabalho. "Saia da zona de conforto", sugere. "Você provavelmente descobrirá talentos que nunca desconfiou ter". 9) Siga o mestre! VOCE ACABA DE SER promovida. Ao saber da boa notícia, fica radiante e apreensiva: além de assumir uma responsabilidade maior, terá de aprender como se virar sozinha, na raça. Que tal arrumar um mentor ou, como diriam os indianos, um guru? Ele é uma figura utilíssima. Dúvidas sobre qual o melhor próximo passo para a sua carreira? Consulte-o. Problemas com o chefe? Consulte-o. A grande vantagem: a escolha é toda sua. "Procure alguém que você admira e respeita", afirma a consultora de carreira Rosa Bernhoeft, autora de "Mentoring - Abrindo Horizontes, Superando Limites, Construindo Caminhos" (Gente). "Uma pessoa que tenha disposição para compartilhar sua visão e seus conhecimentos."
E lembre-se: Responsabilidade é SEMPRE uma oportunidade para crescer! 10) Mente afiada - MEDITE! DISPERSÃO, ansiedade, desinteresse... Nada melhor do que a meditação para treinar e disciplinar a mente. A vice-presidente da Case Consultores, empresa do Grupo Catho, especializado em recrutamento e seleção de executivos, Dilza Muramoto, sabe disso por experiência própria. "Não abro mão de fazer uma pausa e meditar duas vezes por dia, geralmente durante meia hora, antes e depois do trabalho", afirma. "Desde que comecei, me sinto mais tranqüila, centrada e produtiva". Há inúmeras formas de meditação - e será preciso encontrar o seu método. No livro "Torne-se Mais Jovem, Viva por Mais Tempo" (Rocco), Chopra ensina um: inspirar pelo nariz enquanto pensa na sílaba "So" e expirar, também pelo nariz, pensando na palavra "Hum". Durante 20 minutos, não desvie seus pensamentos dessas palavrinhas. 11) Energias positivas - UAU! "OS CHACRAS são os nossos centros de captação, armazenamento e distribuição de energia vital", explica o terapeuta holístico Frederico Araújo, de Belo Horizonte. "E eles precisam estar em harmonia". O melhor é que bastam medidas simples para restabelecer os fluxos energéticos obstruídos. Exemplos? Se o problema é dificuldade para se concentrar, assista ao nascer do sol e coma alimentos leves. Está faltando jogo de cintura? Trabalhe a flexibilidade do corpo e da mente com exercícios físicos e alongamento, dê mais atenção ao lazer e aos amigos.
12) Alto Astral diário O BOM HUMOR e o POSITIVISMO são qualidades espirituais e sinais de inteligência e criatividade. Portanto busque mudar o contexto de sua vida. Deixe de acreditar nas afirmações do mundo: a vida é uma sucessão de problemas, e passe a sentir dentro da sua alma que: a vida é uma sucessão de desafios, grandes oportunidades para aprender e crescer.
O comum é pensar que ser feliz é só quando estamos diante de desafios "agradáveis", mas pense que muitas das dificuldades servem como instrumentos de maturação, ou avisos que sinalizam que estamos no caminho errado.
E só o bom humor nos deixa espaço para estar alertas e abertos para mudar rumos. 13) Quer um aumento? Quer mais respeito? INSPIRE-SE no livro "Como Confúcio Pediria Aumento de Salário"?, de Carol Orsborn (Cultrix). Segundo a autora, sabe o que o filósofo chinês faria? Simplesmente batalharia para se tornar uma "pessoa apta a ganhar um salário maior". O livro sugere os passos para quem quer chegar lá:
Inicie o seu "ciclo de aumento de salário" bem antes da data em que deseja obtê-lo. Um bom começo é pesquisar a política de revisão de salários da empresa.
Se descobrir que tão cedo não terá direito a uma, mude de estratégia: solicite ao chefe uma avaliação do seu desempenho.
Faça com que ele "se torne um membro do seu comitê para aumento de salário". Agradeça os comentários e depois peça ajuda para estabelecer uma meta salarial, baseada na performance.
Mantenha-o informado sobre todos os seus progressos.
Apenas espere. Ele provavelmente ficará orgulhoso de poder fazê-la crescer na empresa. 14) Decoração da sorte ADEPTOS DO Feng Shui, técnica milenar chinesa de harmonização de ambientes, garantem que tudo melhora na vida pessoal e profissional se o espaço físico que você ocupa é arrumado do jeitinho certo. "A escolha correta dos objetos e a maneira de organizá-los geram um impacto psicológico nas pessoas", diz Roberto Goldkorn, consultor de empresas e autor do livro "Feng Shui - Energia e Prosperidade no Trabalho" (Campus). Pôr uma luminária em cima da mesa, por exemplo, ajuda a pessoa a alcançar luz própria e se destacar. Posicionar a cadeira de maneira que você possa ver inteiramente o ambiente aumenta a sua sensação de segurança. E, para atrair prosperidade, sabedoria, positivismo e alegria decore sua mesa de trabalho com objetos amarelos e vermelhos. Para atrair serenidade e equilíbrio não esqueça do verde e das plantas.
Ah! Não esqueça dos bons aromas. O que você acha que atrairia com aromas suaves e agradáveis?
15) Equilíbrio IMAGINE UMA balança daquelas com dois pratos. Ponha num deles os encontros com seu namorado, os papos com os amigos, a academia, o cineminha... No outro, o trabalho. Segundo os orientais, os dois pratos devem ficar no mesmo nível, em perfeito equilíbrio, para você ser feliz e produtivo. Adepta da raja-ioga há dois anos, a médica paulistana Maria Fernanda Amary, de 31 anos, já aprendeu a lição. "Eu era uma workaholic típica: trabalhava 12 horas por dia e não encontrava tempo para nada. Me alimentava mal, só fazia exercícios quando dava, vivia cansada e estressada", conta. Além de parar de beber e de fumar e virar vegetariana, Maria Fernanda limitou seu expediente a oito horas e passou a se exercitar regularmente. "Agora tenho muito mais pique, inclusive para sair à noite", diz. Não é só: "Sinto que fiquei mais doce e amorosa com meus pacientes".
Com carinho,
Conceição Trucom é química, cientista e escritora sobre temas voltados para a Alimentação Consciente, Meditação e autoconhecimento.
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