segunda-feira, junho 05, 2006

Judocas buscam patrocínio para disputar competição no Uruguai


Judocas buscam patrocínio para disputar competição no Uruguai

ERIK OLIVEIRA

A judoca paraibana Valesca Silva Santos, de apenas 12 anos de idade, vive um drama comum aos de atletas experientes do esporte amador. Depois de vencer a Seletiva Nacional para no Sul-Americano de Montevidéu, no Uruguai, realizada no mês passado no colégio Pio X Marista, em João Pessoa, Valesca tem uma batalha ainda mais dura pela frente: conseguir 1.335 reais para custear as passagens que lhe darão a possibilidade de representar o Brasil no evento internacional.

De acordo com o pai da atleta, o vigilante Severino Francisco de 43 anos, a Bolsa Atleta (projeto de incentivo ao esporte do Governo do Estado) no valor de 540 reais é insuficiente para arcar com todas as despesas da viagem. “A Bolsa já ajuda nas despesas da casa, uma vez que ganho apenas um salário mínimo e minha mulher não trabalha. Como não tenho condições financeiras estou fazendo esse apelo para que alguém ajude minha filha”, explicou Severino.

A mãe de Valesca, Vaneide Silva, explicou que a empresa ou órgão público que se propuser a contribuir terá prioridade na divulgação de sua marca. “Queremos patrocínio em troca de divulgação feita através de uma atleta de ponta. A melhor do país na sua categoria”, disse. A carreira vitoriosa da judoca do bairro do Padre Zé, na capital, começou a ser formada na Fundação Otacílio Gama, entidade reconhecida pela descoberta de novos talentos. De lá Valesca transferiu-se para a Associação Amigos de Judô, outro órgão que tem tradição de transformar jovens de famílias de baixa renda em campeões.

Colecionadora de medalhas, a judoca paraibana já venceu três campeonatos brasileiros e agora que sua primeira medalha internacional para pendurar ao lado das mais de 40 no mostruário de sua casa. “Sempre tive o sonho de disputar competições internacionais e essa é minha grande chance, não posso perder”, afirmou.

Fonte: Jornal da Paraíba - http://jornaldaparaiba.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário