
Brasileiro define classificados para Pré-Seletiva do Pan 2007
O Campeonato Brasileiro Sênior, disputado neste final de semana (3-4/6), em Duque de Caxias/RJ, classificou seus campeões para a Pré-Seletiva do Pan 2007, em 21/10. Os vencedores da seletiva de outubro terão vaga na Seletiva Final, em dezembro, que definirá o representante do Brasil nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007. Com a participação de 231 atletas de 23 estados, o Brasileiro fez brilhar a estrela de jovens promessas do judô nacional bem como trouxe de volta ao pódio nomes como Erica Moraes e Taciana Lima, entre outros. Tiago Camilo, competindo no peso médio (até 90kg), uma categoria acima da habitual (até 81kg), chegou ao ouro com uma série de quatro ippons e pouco mais de seis minutos no total sobre o tatame.
“Deu tudo certo. Estava rápido e me sentindo bem na competição. O resultado é fruto do trabalho forte que venho fazendo”, comentou Camilo que, com o título, assegurou a vaga na Pré-Seletiva para o Pan 2007 no médio, em outubro. Camilo, como reserva de Flávio Canto no meio-médio, já está garantido na fase final da Seletiva em dezembro. O atleta terá que decidir em qual peso tentará a classificação para os Jogos Pan-Americanos de 2007. Camilo competiu no médio o Brasileiro em virtude da contusão de Fabrício Cadore, seu companheiro de clube (Sogipa/RS).
Emocionada, Erica Moraes vibrou com o ouro em uma das mais fortes categorias em disputa. A meio-médio, prata no Campeonato Pan-Americano de 2004, ficou fora das últimas quatro seletivas nacionais em virtude de uma lesão no joelho esquerdo, que a levou para a mesa de cirurgia. Foram dez meses afastada.
“Mais importante do que o ouro e do que a vaga para a Pré-Seletiva foi voltar a lutar. Não pude lutar a seletiva sub-25 nem a seletiva do mundial no ano passado, e fiquei fora da seletiva sub-26 e a da sênior este ano. Foi um período muito difícil. Mas eu tinha um objetivo maior, que era voltar a fazer parte da seleção. Agora a cabeça está em outubro, para chegar à seletiva final em dezembro”, comentou Erica, atleta do Minas Tênis Clube/MG.
Bronze no Campeonato Mundial Júnior de 2002, a meio-leve Taciana Lima, da Gama Filho/RJ, também estava feliz. Na campanha rumo ao título, Taciana venceu a atual titular da categoria, Érika Miranda (MG), e a titular do sub-26, Andressa Fernandes (SP).
“Depois de tudo o que passei, este resultado é muito importante. Me machuquei na primeira luta da seletiva sub-26 este ano e fiquei fora do grupo. Agora é pensar em outubro. O meio-leve é uma categoria muito aberta, com umas cinco meninas sempre se revezando no pódio”, explicou a judoca.
No masculino, o leve Pedro Guedes, do Minas Tênis Clube, ficou com a vaga. Na semifinal, ele venceu um de seus principais adversários, Luiz Camilo (RS), ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2003.
“Estou fazendo o caminho mais difícil para a seleção, o que só me fortalece. Enfrentei uma seletiva difícil dentro do meu clube, depois passei por um Brasileiro regional forte e agora peguei pedreira no Brasileiro. Mas cheguei à seletiva de outubro, o que é a primeira etapa do meu objetivo”, disse Pedrinho, que ficou em quinto lugar na Copa do Mundo de Lisboa, este ano.
No ligeiro, uma cara nova. Rafael Santos, de Brasília, foi o campeão. Rafael disputou em 2005 o Torneio de Marselha, ajudando a seleção brasileira júnior a ficar com o bronze.
“Nunca estive tão perto da seleção principal. Vai ser uma honra ter a chance de enfrentar atletas consagrados do meu peso, como o Denílson Lourenço e o Alexandre Lee (titular e reserva da seleção brasileira). Acompanho o judô deles e espero que o fato de eu ainda ser novo e pouco conhecido me ajude a surpreender”, falou Rafael, de 19 anos.
Outra jovem, a gaúcha Mayara da Silva, de apenas 14 anos, brilhou no peso médio. Na competição por equipes, vitória de São Paulo no masculino e no feminino. Entre os homens, os paulistas levaram a melhor na decisão sobre o time do Rio de Janeiro: 1 a 1 (10 pontos a 7). Rafael Silva (leve) fez o ponto de São Paulo e Leonardo Leite (no pesado), marcou para o Rio de Janeiro. No feminino, a final foi contra Minas Gerais. Érika Miranda venceu por Minas Gerais no meio-leve, e Mariana Barros (leve), Cristiane Parmigiano (meio-médio) e Claudirene Cezar (pesado) ganharam por São Paulo.
CLASSIFICAÇÃO PARA A SELETIVA: O Campeonato Brasileiro 2006 classificou o campeão de cada categoria no masculino e no feminino para a Pré-Seletiva do Pan 2007, a ser disputada no dia 21 de outubro. Participam desta fase de seleção, além do campeão brasileiro 2006, o vencedor do Troféu Brasil 2006, o campeão brasileiro júnior 2006 e o campeão pan-americano júnior 2006. No feminino, participa ainda a campeã do Campeonato Nacional Feminino Sesc 2005. Há ainda a possibilidade de indicações técnicas por parte da comissão técnica da CBJ. O vencedor desta Pré-Seletiva de outubro fará a Seletiva Nacional, em dezembro, contra o titular e o reserva da equipe sênior 2006 e o titular e o reserva da seleção sub-26 2006. Desta Seletiva saem dois judocas que participarão de competições na Europa em 2007, para que seja conhecido o representante do Brasil no Pan 2007. Fonte: Site da CBJ - http://www.cbj.com.br/noticia.htm
Hallo I absolutely adore your site. You have beautiful graphics I have ever seen.
ResponderExcluir»
Interesting website with a lot of resources and detailed explanations.
ResponderExcluir»