quarta-feira, maio 24, 2006

Telma Monteiro destaca-se em selecção com ambição


24/05/2006 JUDO
Europeus
Telma Monteiro destaca-se em selecção com ambição
A selecção portuguesa de judo viaja hoje para Tampere, Finlândia, onde a partir de sexta-feira compete nos Campeonatos da Europa com a assumida ambição de regressar com medalhas e outros lugares de destaque.
Telma Monteiro, actualmente a melhor judoca mundial de -52 kg, é o natural destaque de uma selecção de nove elementos bastante equilibrada, procurando em Tampere o seu primeiro título em grandes competições, depois de vários lugares de destaque.
Portugal apenas não convocou judocas para as categorias mais pesadas, de -70, -78, +78, -100 e +100 kg, fazendo-se representar nas outras nove.
Em masculinos vão ao torneio continental na Finlândia João Cardoso (-60), Pedro Dias (-66), João Pina (-73), João Neto (-81) e Renato Morais (-90) e em femininos Ana Hormigo (-48), Telma Monteiro (- 52), Teresa Mirrado (-57) e Andreia Cavalleri (-63).
Acompanham os judocas os dois treinadores nacionais, Michel Almeida (masculinos) e António Matias (femininos), viajando também para os Europeus o árbitro internacional Eduardo Garcia.
No centro das atenções, Telma Monteiro compete pela primeira vez desde que é líder do "ranking", posição a que chegou após triunfar no torneio de nível Super-A de Moscovo.
Aos 20 anos, a jovem judoca das Construções Norte-Sul já tem um palmarés impressionante, onde se destacam, como sénior, as medalhas de bronze nos Mundiais e nos Europeus absolutos do ano passado, bem como a medalha de prata nos Europeus de Sub-23, também em 2005.
Em 2004 já fora terceira nos Europeus absolutos, ainda com a idade de júnior - foi campeã continental do escalão nesse ano -, pelo que é forte o desejo de melhorar esse lugar.
Agora "o objectivo é um resultado melhor", mas "se ficar em terceiro pelo terceiro ano consecutivo, já é positivo", refere a melhor judoca portuguesa de todos os tempos.
Pela liderança do "ranking", que lhe permite ser cabeça de série (um estatuto que João Neto e Pedro Dias também partilham), Telma já sabe que nas primeiras rondas não terá adversárias teoricamente fortes.
"Mas as outras adversárias estão mais atentas, conhecem-me melhor", adverte, sem com isso deixar de acreditar numa ida à final.
A principal rival poderá ser a belga Ilse Heylen, terceira nos Jogos Olímpicos e campeã europeia, mas também há que contar com a romena Ioana-Maria Aluas Dinea, actual vice-campeã da Europa.
Completam a lista de cabeças de série Liudmila Bogdanova (Rússia), Monika Cabaj (Polónia), Delphine Delsalle (França), Petra Nareks (Eslovénia) e Ana Carrascosa (Espanha).
Telma Monteiro diz não estar a sentir a pressão da liderança da hierarquia: "A pressão aparece à medida que vou tirando resultados, mas sou eu que coloco pressão em mim própria". "Acredito que sexta-feira posso conseguir um bom resultado, não será fácil, mas se fosse fácil não teria muita graça", diz ainda.
Comentando a falta de resultados de qualidade no início do ano, Telma lembrou as novas orientações dos árbitros, que penalizam muito menos o jogo defensivo.
"Eu gosto de atacar e se o meu adversário estiver sempre a defender, os meus ataques não vão ser tão bons como isso", explica. "E se ele for menos penalizado por isso, sou eu que me arrisco mais a fazer faltas".
A táctica, com sucesso, passou a ser atacar e defender sucessivamente, abdicando do jogo muito ofensivo que a caracterizava como júnior. "Vou entrar no jogo deles... Se não os podes vencer...", ironiza.
Espera-se menos de Ana Hormigo (10ª em 16 inscritas), Andreia Cavalleri (11ª em 17, mas quinta nos últimos Europeus) e Teresa Mirrado (18ª em 24), não devendo ser por aí que Portugal tenha outras posições de destaque.
Em -48 kg são favoritas a francesa Frederique Jossinet, líder do "ranking" e actual vice-campeã olímpica, europeia e mundial, e a romena Alina Dumitru, que defende o título.
Nos -57 kg estão em Tampere, entre outras, a campeã olímpica e vice-campeã do Mundo Yvonne Boenisch, da Alemanha, e a austríaca Sabrina Filszsomer, terceira nos Mundiais.
A holandesa Elisabetj Willeboordse defende o título continental de -63 kg, ante a oposição forte da francesa Lucie Decosse, campeã do Mundo e líder do "ranking", e da eslovena Urska Zolnir, terceira nos Jogos Olímpicos e nos Mundiais.
Michel Almeida, treinador da equipa masculina, acredita nas boas hipóteses dos cinco judocas que vai orientar, apesar da "onda" de lesões que se seguiram ao brilharete da Taça do Mundo de Lisboa, em que quatro deles chegaram ao pódio.
"Se estiverem bem psicologicamente, isso é meio caminho andado para acontecer um bom resultado. Todos eles são atletas perigosos para qualquer adversário e acredito que uma parte deles avance até às finais", diz.
João Neto, quinto melhor dos inscritos para a sempre competitiva categoria de -81 kg, é talvez a esperança maior para Portugal, ele que já conquistou uma medalha de bronze nos Mundiais de 2003.
Aos 24 anos, ainda tem grande margem de progressão e pode "lançar" em Tampere uma forte candidatura para os Jogos Olímpicos de Pequim2008.
O holandês Guillaume Elmont, campeão do Mundo, o alemão Ole Bischop, campeão da Europa, e o russo Dimitri Nossov, terceiro nos Jogos Olímpicos, são adversários muito perigosos, mas Neto já sabe que não os enfrenta nas duas primeiras rondas.
Em -66 kg Pedro Dias, sétimo, também é cabeça de série e evita o eslovaco Josef Krnac, vice-campeão olímpico, o húngaro Gabor Neu, terceiro nos Mundiais, e o líder do "ranking", o espanhol Oscar Peñas, que lhe ganhou em Lisboa.
Os outros três portugueses estão menos bem posicionados na lista de inscritos, mas podem provocar surpresas: João Cardoso é o 11º em -60 kg, João Pina o 15º em -73 e Renato Morais o 15º em -90.
Na categoria mais leve, os -60 kg, o destaque vai para o inglês Craig Fallon, campeão do Mundo, o austríaco Ludwig Pascher, vice-campeão do Mundo e da Europa, o arménio Armen Nazaryan, campeão da Europa, e o georgiano Nestor Khergiani, vice-campeão olímpico.
Em -73 kg estão em Tampere o húngaro Akos Braun, campeão europeu e mundial, o espanhol Kioshi Uematsu e o ucraniano Gennaddi Bilodid, que partilharam as medalhas de bronze nos Mundiais.
O espanhol David Alarza defende o título de -90 kg, com o holandês Mark Huinza, terceiro nos Jogos Olímpicos, o grego Ílias Iliadis, vice-campeão do Mundo, e o italiano Roberto Meloni, vice- campeão da Europa, a tentarem suceder-lhe.
Trazer uma medalha, pelo menos, para Portugal será manter a tradição de uma modalidade extremamente regular, em que os primeiros planos se vão sucedendo.
Mais que uma, também não seria novidade: já aconteceu em 1999, quando Portugal arrecadou duas medalhas nos Europeus, quando a referência da selecção era Nuno Delgado, que no ano seguinte conseguiria uma histórica medalha de bronze em Sydney2000.
Agora, a geração é outra, com excepção da "trintona" Andreia Cavalleri, já a preparar 2008, ano olímpico que para eles terá outro motivo de interesse: Portugal recebe, finalmente, os Europeus e todos querem "brilhar" em casa.
Os nove portugueses para Tampere:
-48 kg Ana Hormigo, 25 anos (Academia de Judo de Castelo Branco)
10ª do ranking nos Europeus
Em 2006, 5ª no Torneio Super A de Paris
-52 kg Telma Monteiro, 20 anos (Construções Norte-Sul)
1ª do ranking Mundial
Em 2006, 1ª no Torneio Super A de Moscovo
Terceira nos últimos Mundiais, e Europeus,
nona nos Jogos Olímpicos.
Campeã europeia de juniores em 2003 e 2004,
Terceira no Europeu de juniores em 2004,
vice-campeã da Europa de sub-23 em 2005.
-57 kg Teresa Mirrado, 25 anos (Construções Norte-Sul)
18ª do ranking nos Europeus
Em 2006, 9ª no Super A de Moscovo,
7ª na Taça do Mundo de Birminghan
-61 kg Andrea Cavalleri, 31 anos (Algés e Dafundo)
11ª no ranking dos Europeus
Em 2006, 7ª no Super A de Moscovo.
Quinta no Europeu de 2005, 7ª em 2003,
3ª no Mundial Universitário de 1998 e no Europeu de Juniores de 1993.
-60 kg João Cardoso, 24 anos (Algés e Dafundo)
11º no ranking dos Europeus
Em 2006, 3º na Taça do Mundo de Lisboa,
5º na de Roterdão
-66 kg Pedro Dias, 24 anos (Algés e Dafundo)
7º no ranking dos Europeus
Em 2006, 2º na Taça do Mundo de Lisboa e na de Roterdão,
5º em Boras. Terceiro no Europeu de sub-23 de 2005,
9º no Europeu absoluto.
-73 kg João Pina, 24 anos (Univ. Lusófona)
15º no ranking dos Europeus
Em 2006, 3º nas Taças do Mundo de Lisboa, Boras e Praga.
Sétimo nos Jogos Olímpicos de Atenas,
quinto no Mundial de 2003,
vice-campeão da Europa de juniores em 2000.
-81 kg João Neto, 24 anos (Associação Cristã da Mocidade)
5º no ranking dos Europeus.
Em 2006, vencedor das Taças do Mundo de Lisboa e Minsk,
5º em Boras.
Medalha de bronze no Mundial de 2003,
sétimo nos Jogos Olímpicos de 2004.
-90 kg Renato Morais, 27 anos, (CCD Pragal)
15º no ranking dos Europeus
Em 2006, 5º na Taça do Mundo de Lisboa.
Nono no último Europeu.
Fonte: Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário