segunda-feira, maio 29, 2006

Por equipes, Brasil é ouro no masculino e prata no feminino no Pan


27/05/2006 - 21h00
Por equipes, Brasil é ouro no masculino e prata no feminino no Pan
Da Redação
Em São Paulo

Depois de conquistar dez medalhas nos dez pesos disputados nesta sexta-feira no Campeonato Pan-Americano de Judô Sênior, em Buenos Aires, o Brasil voltou a subir ao pódio na competição. Neste domingo, a delegação do país conquistou duas medalhas por equipes: ouro no masculino e prata no feminino.
Na disputa entre os homens, dos 15 combates, os brasileiros saíram vitoriosos em 11 deles. Na primeira rodada, a equipe não teve problemas para vencer o Peru por 4 a 1. A única derrota foi na categoria acima de 100 kg, quando o peruano Carlos Zegarra contou com a desistência de Daniel Hernandes.Leandro Cunha, na categoria até 66 kg, e Flavio Canto, no peso até 81 kg, derrotaram Franco Loza e Martin Figueroa, respectivamente, por ippon. Já Hugo Pessanha, até 90 kg, e Mario Sabino, até 100 kg, somaram pontos porque os adversários não apareceram para a luta.
Nas semifinais, a delegação brasileira empatou em 2 a 2 com Cuba. A vaga na final foi garantida depois de atribuídos pontos para vitórias por koka, yuko, wazari e ippon. Os pontos brasileiros foram marcados por Hugo Pessanha, que derrotou Jorge Benevides por um yuko, e Daniel Hernandes, que venceu Oscar Breison por ippon. Flavio Canto perdeu para Oscar Cardena e Carlos Honorato foi derrotado por Oreides Despagne, ambos por um koka. Já o combate entre Leandro Cunha e Yordanis Arencibia terminou empatado.Na decisão, o Brasil arrasou os Estados Unidos por 5 a 0. E quatro vitórias foram por ippon: Leandro Cunha sobre Taylor Takata, Hugo Pessanha em cima de Gary St. Leger, Mario Sabino diante de Aliev Djamaldin e Daniel Hernandes sobre Kirk Hoffman. Flavio Canto bateu Aron Cohen por um yuko.
No feminino, as brasileiras só caíram diante de Cuba na decisão. Nas duas primeiras rodadas, o Brasil não teve problemas para ganhar por 4 a 1 de Venezuela e Argentina.As dificuldades começaram a aparecer nas semifinais, no confronto contra os Estados Unidos. O Brasil conseguiu uma apertada vitória de 3 a 2. A equipe foi ajudada pelos pontos de graça obtidos por Edinanci Silva (categoria até 78 kg) e Priscila Marques (acima de 78 kg), que contaram com o W.O. de suas rivais.
Na final, o Brasil venceu caro a derrota para Cuba por 2 a 1. Na categoria até 52 kg, Érika Miranda empatou com Edilia Amoros. O mesmo resultado foi registrado na categoria até 63 kg, na luta entre Vânia Ishii e Yurisleidis Lupetey.Cuba marcou o seu primeiro ponto na disputa até 70 kg, quando Yallenis Castillo aplicou um ippon em Kelly Silva. O Brasil empatou no peso seguinte, com a vitória de Edinanci Silva sobre Yurissel Laborde por yuko.
A vitória cubana na competição foi definida na disputa acima de 78 kg, com Ivis Dueña batendo Priscila Marques por um waza-ari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário