quarta-feira, maio 31, 2006

EXERCÍCIO DE TELEGRAFIA por Salete Aguiar

Salete Aguiar
Exercício de telegrafia
Salete Aguiar


ENTARDECER
Vênus festeja
Vésper servida
em lúdica bandeja.

PÊNDULO
Pois tudo é vão
e nada é vã.
Depende.
FARSA
Eu sei
que sei
mas sou dissimulado.
ÁLBUNS
Conglomerados
de traumas.
Avós no comando.
DIAMANTE DE DOIS GUMES
A dor que me lapida
é a dor que embrutece
MEDO
Na solidão
não há perigo,
eu sei,
mas como me isolar
de meus demônios?
CINQÜENTENÁRIO
Hoje contei
cento e dezoito vidas diferentes,
todas possíveis em meu mesmo corpo.
Todas vivi um pouco ou quase nada,
e o que sobrou foi essa miscelânea
de indecisões e dúvidas crescentes.
TARDE
Velhas vagueiam
nas sombras
brancas de talco
e lembranças.
Nas telas mambembes
medram
crenças de outros
contornos.
O forno aceso
amornece
sedimentando a memória.
FOTOGRAFIA
Não!
Não sou eu neste retrato, amigo.
Esta é a imagem de um outro,
morto
há muito...
Salete Aguiar
In Na Cadeira de Meu Pai
Sec. Cultura-BA/FCEB, Salvador, 2006
FONTE: poesia.net
Análise e Comentário de Carlos Machado - Original da Fonte:
Caros amigos,
Alguns poetas — os "gordos", na jocosa classificação do grande Manuel Bandeira, que já citei aqui mais de uma vez — escrevem extensas odes, caudalosos poemas em que o rio de palavras vai provocando verdadeiros aluviões poéticos. Outros poetas — os "magros" — expressam o que têm a dizer em textos muito curtos. É o caso de João Edison Salete Aguiar, que assina seus trabalhos apenas com os dois sobrenomes. Ele faz uma poesia de poucas palavras. Uma poesia que faz pensar, na qual o silêncio diz tanto quanto o que está escrito. João Edison Salete Aguiar nasceu em Rosário do Sul – RS, em 1949, e reside na Bahia há mais de vinte anos. Publicou os livros Versos Versus Versos (em parceria, 1987) e Seis da Tarde (2005). Este mês, junho de 2006, está sendo lançada sua produção mais recente, o volume Na Cadeira de Meu Pai. Os poemas ao lado foram extraídos desse último livro e constituem exemplos da extrema concisão verbal de Salete Aguiar, que trabalha com a poesia num registro quase telegráfico. Também se pode estabelecer um paralelo entre seus versos e a técnica minimalista do haikai japonês. Aliás, métrica à parte, o poema "Entardecer" lembra bem o clima dos haikais.
Homem de "cento e dezoito vidas", como afirma no poema "Cinqüentenário", Salete Aguiar sugere. Não diz. Acredita no silêncio e na inteligência do leitor. Um registro importante: Salete Aguiar é mais um poeta do grupo Hera, de Feira de Santana, do qual três outros autores já aparecerem neste espaço (veja os boletins n. 26, 35 e 144).
Abraço,

Nenhum comentário:

Postar um comentário