quinta-feira, maio 18, 2006


A Cromoterapia e os Chakras - Silvia Fávero
CHAKRAS são centros de energia localizados no corpo astral de onde se estendem para o corpo físico. O termo chakra vem do sânscrito e significa “roda”, devido à forma que apresenta. São semelhantes à flor de lótus, cujas hastes se enraízam na coluna vertebral. Sua finalidade é catalisar energias vitais que são conduzidas para todo o organismo através do sistema nervoso e dos meridianos.
Cada chakra tem capacidade de absorção maior de uma especifica cor. O movimento do chakra, quando equilibrado, dá-se no sentido horário e quanto mais evoluída for uma pessoa, mais rápido se torna esse movimento e maior o chakra.
O desenvolvimento pode ocorrer por partes; por exemplo: em um cantor que tenha desenvolvido suas cordas vocais o chakra laríngeo tem tamanho e velocidade giratória maior que os outros. Se além de boa voz, ele tiver os sentimentos aguçados, o chakra cardíaco também estará em equivalência com o laríngeo.
Qualquer disfunção nos chakras afeta as glândulas e órgãos correspondentes. Este distúrbio ocorre pela alteração na rotação do chakra em desequilíbrio, que passa a girar no sentido anti-horário. Além de não captar energia para aquela região, a corrente energética flui para fora do corpo, pelo próprio chakra. Desse modo, interfere no metabolismo dos órgãos a eles relacionados.
Assim, para equilibrarmos determinado chakra usamos a cor correspondente a ele, fazendo com que glândulas e órgãos voltem ao estado original de saúde.
Como fazer isso? Temos vários métodos. Eu, particularmente, uso cristais, que harmonizam os chakras enquanto trato o problema especifico pelo qual fui procurada. Deixo em cada chakra uma pedra da cor correspondente a ele.
Os egípcios diziam que as pedras continham o matiz puro da cor. Sendo assim, podemos fazer uso das pedras no tratamento de cromoterapia pois elas têm efeito terapêutico semelhante ao das cores. Nesse caso para sabermos qual a pedra a ser usada devemos levar em conta somente sua cor.
Mesmo que eu esteja fazendo uso de outra técnica sempre harmonizo os chakras com as pedras. Este tratamento também pode ser feito à distância, tanto harmonizando como tratando um órgão especifico.
Existem inúmeros chakras no corpo inclusive nas solas dos pés e nas palmas das mãos, mas os principais são sete:

básico- umbilical- plexo solar- cardíaco- laríngeo- frontal- coronário
Uma vez um cliente me procurou com problema nos ossos. Era uma senhora idosa que havia quebrado o braço e não conseguia que o mesmo solidificasse.
Primeiramente coloquei os cristais correspondentes em cada um dos seus chakras. Tenho pedras guardadas somente para esse uso.

Enquanto aplicava a cor através de luzes no local exato da fratura, notei que o quartzo colocado no chakra cardíaco estava esquentando muito e através do pêndulo pude constatar que a senhora tinha uma dificuldade muito grande para perdoar uma pessoa da família. Isso estava dificultando a sua cura, pois os problemas emocionais e físicos estão intimamente ligados. Apliquei mais intensamente a luz azul no cardíaco. E assim o fiz por quatro sessões ao final das quais o braço estava solidificado e ela pôde fazer a fisioterapia necessária.

Usando o Vermelho na Cura, Decoração e Vestimentas : Silvia Fávero
Já falamos da relação das cores com os chakras. Vamos agora começar a falar sobre cada cor em particular. Todos aqueles que querem trabalhar com cromoterapia devem conhecer bem a atuação das cores no organismo.
Muito se tem escrito sobre o tema e existem, no mercado, inúmeros livros que podem lhes dar uma idéia. A minha intenção é fazer um resumo para facilitar o estudo e ainda relatar alguns casos ilustrativos. Vamos, pois, falar um pouco sobre a cor vermelha correspondente ao chakra básico e que é a primeira cor do espectro solar.
Ela tem a vibração mais lenta de todas as cores visíveis e afeta as emoções mais rapidamente que qualquer outra. Dá energia e força e é o raio da paixão em todos os aspectos. Mas o vermelho é uma cor perigosa. Em todo o meu tempo como Cromoterapeuta só usei essa cor uma vez, em um caso de impotência sexual... aliás com excelentes resultados.
Mas, em principio, qualquer pessoa que esteja começando a usar a cromoterapia deve evitar o seu uso pois as contra-indicações são inúmeras.
O vermelho estimula a raiva e a agressividade. Sendo assim, cuidado!! Além disso, não deve ser usada em casos de inflamações em geral e neurite ou flebite em particular.
Cuidado ainda com os hipertensos, pessoas com problemas de coração ou taquicardia. O vermelho faz subir a pressão e aumenta os batimentos cardíacos.
Por conta de todas essas restrições é que evito o uso do vermelho. Prefiro o laranja que tem quase as mesmas características sem os mesmos perigos. Levem em conta que essas restrições existem no caso do uso da cromoterapia com lâmpadas, pedras ou água solarizada e não no uso da cor em vestimentas. Mesmo se usada em ambientes os cuidados podem ser bem menores.
Para seu conhecimento enumerarei abaixo os casos em que o vermelho poderá ser usado, levando-se sempre em conta as suas restrições.
Essa cor é vitalizante, estimula a alegria, mantém a pessoa em contato com a realidade física, desperta a sensação de poder e a vontade. Estimula a sexualidade. Afasta a depressão, a tristeza e a melancolia. Elimina os sentimentos de culpa e ajuda na ligação com a terra. Usamos a cor vermelha para problemas na coluna vertebral, nos rins, nas pernas, nos pés, nos ossos, nos dentes, nas unhas, no intestino grosso, reto e ânus. Também é usado nos casos de pressão baixa e hipotermia, pois ajuda a subir a temperatura do corpo. Pode ajudar em casos de impotência sexual. Ela atua diretamente nas glândulas supra-renais, liberando a adrenalina. Combate a anemia.
Visualizando a cor vermelha:
Visualize-se em um jardim. Olhe em volta e veja uma bela plantação de rosas vermelhas. Vá até ela e sente-se. Feche os olhos. Respire a cor vermelha repetindo a afirmação: o raio vermelho está se espalhando pela minha corrente sangüínea, dando-me vida nova e coragem para tudo o que tenho de fazer. Eu sou forte, corajoso(a) e bem sucedido(a), em tudo que faço. Fique alguns minutos no jardim e vá voltando, aos poucos, para o aqui e agora.
O vermelho na decoração:
É uma cor muito quente e portanto cansa logo. Colocar uma parede vermelha em uma sala pode parecer bonito em um primeiro instante mas depois de pouco tempo lhe dará vontade de sair desse lugar. Além disso, cuidado pois poderá estimular a agressividade das pessoas que freqüentam o ambiente ocasionando brigas em casa.
Nunca pinte de vermelho a parede de um quarto a menos que queira se arriscar a sofrer de insônia. Dando uma entrevista a uma revista de decoração me foi dito pela entrevistadora que quando seu filho nasceu lhe tinham indicado que colocasse no quarto do bebê uma lâmpada azul, uma verde (até aí tudo bem!), uma vermelha e uma preta (????). Ela me perguntou se tinha alguma influência em seu nené que chorava muito e não dormia à noite. Disse-lhe que deveria tirar a lâmpada preta e a vermelha e deixar somente as outras duas. Meses depois ela me ligou agradecendo pois seu filho estava dormindo muito bem durante a noite toda. Portanto não menosprezem a influência da cor no seu ambiente.
Também é inadequado ter uma sala de jantar ou uma cozinha vermelha pois aumentará o apetite de quem estiver nela. Não é à toa que o McDonald's usa o vermelho e o amarelo no seu logotipo.
Quanto a isso há uma história interessante. Há algum tempo convidei um grupo para jantar em um restaurante. Quando lá cheguei me foi oferecida uma sala particular pois assim poderíamos ficar a vontade. Porém a sala era toda pintada de vermelho: paredes, chão e teto. Comecei, então, a observar que influência essa cor teria nos meus convidados. O que posso dizer é que nunca se comeu tanto e o jantar transcorreu com um grupo extremamente alegre.
O vermelho nas vestimentas:
Quando se veste uma cor ela somente tem influência se o tecido for de algodão. O sintético não influencia o organismo. Mas o vermelho é indicado quando se está triste ou deprimida. Se você tem pés e mãos frias use luvas e meias vermelhas de algodão.
Quando minha filha estava fazendo vestibular tinha que estudar muito à noite pois além dos trabalhos da escola ainda devia rever toda a matéria para a prova. Para ela esse horário era muito complicado, pois é uma pessoa que tem normalmente muito sono. Começou então a usar meias vermelhas de algodão enquanto estudava e conseguiu ficar acordada. Resultado: passou no vestibular na faculdade que queria.
Usando o Laranja na Cura, Decoração e Vestimentas : Silvia Fávero
Continuando nossa explanação vamos, agora, falar sobre a cor laranja. Ela corresponde ao segundo chakra, conhecido como chakra umbilical.
Gostaria, aqui, de fazer um parêntese. Existem várias correntes que denominam os chakras de maneira diferente. Escolhi esta pois foi a que me pareceu mais coerente. Se vocês preferirem outra denominação, usem-na. O importante é saberem a cor correspondente para poderem trabalhar.
O laranja é a união do amarelo com o vermelho e por suas características pode substituir a cor vermelha sem as suas contra indicações.
Esse é o raio da criatividade. Assim, deve ser usado para pessoas que necessitam concentração e iniciativa. É a cor das idéias inovadoras. Afasta a intolerância e traz compaixão. Afasta o medo e traz alegria e entusiasmo, liberando inibições e limitações. É um ótimo antídoto contra a depressão e solidão.
Restabelece o amor pela vida e os ideais elevados. Ajuda o amadurecimento interior mas, ao mesmo tempo, pode ser usado para estimular a libido. Ajuda em distúrbios no corpo etérico e desintegra imagens criadas por formas pensamento.
Vou relatar a vocês uma experiência interessante que me foi relatada por uma aluna. Tendo tido uma aula sobre o laranja indicou-o para uma pessoa que trabalhava com autistas. Essa pessoa estava pintando uma sala para as crianças. Minha aluna deu idéia de pintar uma faixa laranja na sala, pois aumentando a criatividade poderia ajudar os autista a colocarem, através da arte, um pouco do seu eu para fora. O resultado foi ótimo. As crianças ficaram mais ativas, foi mais fácil lidar com elas e os resultados terapêuticos foram excelentes. Expliquei aos alunos que essa cor pode ser usada como auxiliar na elevação do nível mental em casos de retardamento.

O laranja, no físico, é usado para todos os problemas no sistema reprodutor e urinário. Assim, podemos usar essas cores para problemas nos ovários, no útero, na próstata, na bexiga, na pelve e em todos os líquidos do corpo. Também é usada nos casos de inflamação dos rins e destrói cálculos nos rins e na vesícula. Ajuda em cólicas em geral e tensão muscular. Estimula a fixação de cálcio, corrigindo raquitismo ou fragilidade óssea. Ajuda em casos de reumatismo crônico.
Atenção futuras mamães: usem e abusem do laranja pois ele estimula produção de leite após o parto. Somente cuidado para não usá-lo no quarto de dormir ou na sala de jantar pois ele aumenta o apetite e vocês devem cuidar do peso.
VISUALIZANDO A COR LARANJA:
Imagine-se entrando em um pomar onde existem vários tipos de árvores frutíferas. Olhe em volta. Procure uma laranjeira. Vá até ela. Veja que está repleta de laranjas. Olhe as laranjas e respire a vibração dessa cor. Sinta que a cor laranja entra pelas suas narinas e preenche todo o seu corpo indo até a ponta dos seus pés. Expire lentamente. Sente-se com as costas apoiadas na árvore e repita: o raio laranja me enche de alegria e vitalidade, recarrega o meu corpo etérico e me rejuvenesce por completo. Eu libero alegria; sinto-me vivo e bem.
Um exercício interessante para fazerem é o seguinte: sentem-se em um local calmo e tranqüilo e coloquem na sua frente um objeto de cor laranja. Fechem os olhos e visualizem essa cor por alguns instantes. Depois abram os olhos, peguem papel e lápis e escrevam uma visualização com as idéias que vierem à sua mente. Depois, façam o exercício com a visualização que vocês mesmo criaram.
O laranja na decoração:
É muito interessante pintar de laranja um escritório ou um quarto de estudos. Só cuidado com o tom. Ele deve ser claro para não cansar. Além disso, se o quarto usado para estudo ou trabalho for o mesmo de dormir, não pinte as paredes. Use alguns objetos de cor laranja que possam ser retirados à noite para não atrapalhar o sono.
Do mesmo modo que o vermelho, é inadequado ter uma sala de jantar ou uma cozinha laranja pois essa cor também aumenta o apetite.
O laranja nas vestimentas:
Uma pessoa que gosta muito do laranja é normalmente uma pessoa corajosa e destemida. Se você está precisando coragem para enfrentar o dia coloque uma roupa laranja. Não precisa usar todas as peças da mesma cor. Coloque uma blusa, por exemplo.
Acho que já dei uma idéia sobre como se pode trabalhar com o laranja.

Usando o Amarelo na Cura, Decoração e Vestimentas : Silvia Fávero
Vamos agora aprender a usar o amarelo, cor do plexo solar, o chakra que é a nossa “estação de força”, onde é feita a distribuição da energia vibracional que entra e sai do nosso corpo. Esse chakra localiza-se acima do umbigo e sua glândula correspondente é o pâncreas.
O amarelo é a cor da lógica e da razão apesar de estar ligada ao chakra das emoções. Induz ao raciocínio lógico.
Usamos essa cor diretamente no chakra para problemas no estômago, no fígado, no baço, na vesícula biliar, para artrite, doenças de pele, esgotamento mental, fraturas, tendinite.
O amarelo auxilia na expansão da consciência, traz clareza de pensamentos e idéias, integra pensamento e ação, traz paciência, esperança, flexibilidade e afasta o sentimento de solidão, pois tem a qualidade da alegria irradiante. Assim, ajuda a eliminar a depressão sugerindo alegria, diversão, descontração. Facilita o autocontrole.
Atua muito bem no físico, como laxante, tomando-se água solarizada: um copo antes das refeições. Elimina o acúmulo do óxido de cálcio em casos de artrite e é bom para problemas ósseos em geral.Certa vez veio me procurar uma paciente idosa que havia quebrado o braço e o osso não estava solidificando. Ela tinha necessidade de fisioterapia mas não podia fazê-la sem a solidificação. Aplicando amarelo o processo se consolidou em algumas sessões o que possibilitou a continuação do tratamento físico.O amarelo é também muito eficaz em casos de tendinite. Uma amiga me procurou pois estava com viagem marcada para os EUA e o médico havia diagnosticado uma tendinite e colocado gesso em seu braço. Segundo ele o gesso deveria ser tirado em cerca de um mês. Começamos a cromoterapia todos os dias, com amarelo, e no fim de uma semana, quando foi tirada outra radiografia, minha amiga não tinha mais quaisquer problemas. Tirou o gesso e pode viajar tranqüilamente... e até hoje não teve mais tendinite.
VISUALIZANDO A COR AMARELA:

Visualize-se em um campo. Veja que à sua volta estão plantados girassóis amarelos de um tom claro e brilhante. Passeie pelo meio dos girassóis. Veja como são lindos. Inspire a cor amarela. Sinta como ela entra pelas suas narinas, preenche seus pulmões e envolve todo o seu corpo. Afirme: O raio amarelo dourado me preenche com a luz do sol; a sabedoria divina e o amor se espalham pelo meu corpo, mente e alma. As idéias fluem para mim; eu me sinto renovado(a).Visualize-se, agora, como um ser de luz amarela. Quando estiver pronto vá voltando para o aqui e agora.
O AMARELO NA DECORAÇÃO:

É uma cor muito usada na decoração, pois sugere alegria e descontração, já que é a cor do sol e da vida. Assim, é boa para ser usada na sala. Mas não convém abusar dessa cor nesse cômodo pois não proporciona sensação de aconchego. É uma cor muito usada pelas futuras mamães pois serve tanto para menino ou menina.
CUIDADO: se usada em quartos de crianças podem levá-las a chorar mais. Alias, não é adequado em nenhum quarto pois pode perturbar o sono.

É ótimo também em um escritório pois estimula a mente e a lógica.
No banheiro é interessante o uso do amarelo, pois, como se associa à luz do sol, ajuda a despertar. A sensação de dia claro ajuda a pessoa a acordar mais rapidamente e sentir-se mais disposta para o dia.
O AMARELO NAS VESTIMENTAS:
As pessoas que preferem o amarelo normalmente são alegres, descontraídas, dinâmicas e comunicativas. São pessoas racionais e intelectualizadas. Se você está precisando dessas características, use roupas da cor amarela que é facilita a expressão e favorece a comunicação. Não é considerada uma cor de envolvimento mais íntimo e não transmite segurança. Mas cuidado para não se tornar muito crítico, pois essa é uma conseqüência da grande atividade mental que o amarelo propicia.
Aqui estão algumas dicas para o uso do amarelo.

Usando o Verde na Cura, Decoração e Vestimentas : Silvia Fávero
O verde é a cor que mais se encontra na natureza. É a cor da cura, da saúde e do equilíbrio, pois no espectro solar fica entre as cores quentes (vermelho, amarelo e laranja) e as cores frias (azul, índigo e violeta). É o símbolo da esperança e do crescimento.
Para os Alquimistas o verde é o começo do grande trabalho de alquimia e transmutação dos metais básicos para o ouro, da alma plúmbea em alma áurea.
Hermes Trimegistus, famoso alquimista, foi o primeiro a elaborar um método de cura através das cores. Ele escreveu a Tábua Verde, dizendo que assim como é em cima também é embaixo.
A cor verde atua no coração no sistema circulatório, na pele, nas mãos, nos pulmões e no tórax. É uma cor que traz amor, altruísmo, aceitação e compaixão.
As pessoas que preferem o verde são, geralmente, ponderadas e comedidas. São criativas e tem facilidade em planejar e idealizar, mas têm dificuldade em executar seus projetos. Não se entusiasmam facilmente com situações ou pessoas novas. São sérias e confiáveis mas também inflexíveis e obstinadas, chegando à teimosia. Não são românticas e têm dificuldade de expressar seus sentimentos.
Aqueles que não gostam da cor verde têm como característica não gostar de ficar no meio termo e não gostar de situações indefinidas.
Essa cor é calmante, relaxante, alivia a tensão. Assim, ajuda nos casos de irritação, insônia e esgotamento, transmitindo uma sensação de paz e bem estar. Sempre que precisamos equilibrar nossos pensamentos, remover nossos medos e compreender melhor a vida e o mundo, podemos usar uma lâmpada verde no ambiente em que estamos.
No aspecto físico o verde auxilia em todos os processo de cura, equilibrando os órgãos. É o antibiótico das cores pois é anti-séptico, bactericida, germicida e desinfetante. Trata doenças do coração, do sangue e do sistema circulatório. Além disso, é importante auxiliar em problemas de baço, pâncreas e fígado. Age sobre o sistema digestivo, mas a atuação é diferente da cor amarela. Enquanto o amarelo age por ser a cor específica do plexo solar, o verde age na decomposição molecular dos alimentos. Alguns cuidados que devem ser respeitados quando é usada essa cor:
Como acalma, seu uso contínuo pode causar fadiga especialmente nas pessoas que já estão esgotadas. Mas o cuidado mais importante é que não deve ser usado por mulheres grávidas, diretamente sobre o abdome, pois atua sobre a estrutura da célula embrionária.
VISUALIZANDO A COR VERDE:
Visualize-se andando em uma floresta na primavera. Veja o verde das árvores. Sua energia interior aumenta como nas árvores e em toda a natureza. Você sente-se jovem como se a vida estivesse começando: cada dia é um novo dia. Inspire a cor verde lentamente. Inspire e expire. Sinta a cor verde entrando nos seus pulmões e se expandindo para todo o seu corpo. Afirme: o raio verde flui através do meu coração, trazendo paz, harmonia e equilíbrio a todo o meu ser. Sinto-me jovem e livre. Minha vida está apenas começando.

O VERDE NA DECORAÇÃO:
O verde na decoração sugere equilíbrio. Essa cor na sala ou quarto suaviza os pensamentos, ajuda a diminuir o stress, trazendo calma e tranqüilidade. Se você quer colocar verde na sua sala não pinte todas as paredes dessa cor, pois pode ficar monótono. É interessante colocar muitas plantas. Já no quarto as plantas não são indicadas. Pinte pelo menos uma parede verde escolhendo sempre tons pastéis. Você pode, também, optar por colocar uma lâmpada verde no seu quarto e dormir diariamente com ela.
O VERDE NAS VESTIMENTAS:
Use roupa verde sempre que necessitar de equilíbrio. Como essa cor evita o desgaste excessivo, use-a quando estiver em grande atividade. O verde é a cor do crescimento, sucesso e sorte; atrai prosperidade. Mas evite usar uma roupa verde quando precisar assumir um posicionamento firme, pois pode ter alguma dificuldade. Mas, de modo geral, essa é uma cor para ser muito usada trazendo calma, equilíbrio e saúde.Espero ter dado uma idéia de como o verde pode ser usado. É uma cor que traz grandes benefícios.


Usando o Rosa na Cura, Decoração e Vestimentas : Silvia Fávero
ROSA - A COR DO AMOR UNIVERSAL
Falaremos agora um pouco sobre essa linda cor que nos traz o Amor Universal tão necessário ao planeta nos dias atuais.
Uma pessoa que prefere a cor rosa em determinada época da vida pode ter as características da cor ou estar precisando delas. Essa cor traz amorosidade, simpatia, gentileza, docilidade, amabilidade, altruísmo, aceitação e compaixão. Ajuda a tornar a pessoa mais emotiva e a colocar essa emotividade para fora com carinho e gentileza.
O rosa acalma, relaxa e abre o coração. Traz leveza e suavidade, conforto e aconchego à alma. Ensina a fraternidade entre os seres. Causa sensação de vida nova com coragem para enfrentar os obstáculos. Se você conhece alguém que está sofrendo por causa do coração partido use e abuse do rosa. É uma excelente ajuda.
O uso dessa cor no físico é muito restrito. Ela atua em distúrbios cardíacos e sangüíneos e é purificador do sangue pois é a cor do chakra cardíaco - juntamente com o verde.
O único cuidado deve ser o excesso que pode levar a um comportamento infantilizado. Mas atenção: falamos aqui de muito excesso, tipo o daquelas pessoas que só usam rosa. Na minha experiência profissional nunca vi nenhum caso que tivesse esse efeito.
VISUALIZANDO A COR ROSA:
Imagine-se sentado em uma sala iluminada por luz branca. Você inspira essa luz e sente que ela penetra nos seus pulmões envolvendo todo o seu corpo. Você está bem, tranqüilo, sentindo-se amoroso. Visualize, agora, um jato de luz rosa saindo do seu coração e espalhando-se ao redor da sala, da sua casa, do seu bairro, da sua cidade, do Brasil e finalmente envolvendo todo o planeta. Esse raio envolve toda a Terra e todos os seres que nela habitam. Você sente nosso planeta se tornando amoroso e aumentando a fraternidade entre os seres. Essa luz rosa volta para você enquanto afirma: o raio rosa está circulando por todo o meu corpo, revitalizando minhas células e me preenchendo com o Amor Divino.
O ROSA NA DECORAÇÃO:
Pintar as paredes de sua casa de rosa é muito interessante pois ajuda a trazer ao ambiente e, consequentemente, às pessoas da família harmonia e amor.
Você pode também colocar uma peça de decoração, um quadro ou uma pedra com o mesmo efeito. Já que o ideal de todos é trazer paz à casa não esqueça de sempre procurar um toque rosa.É muito importante colocar uma pedra rosa (um quartzo, por exemplo) no quarto de um bebê, mesmo que seja um menino. Isso vai ajudar a desenvolver a amorosidade e tornar a criança mais tranqüila, simpática e amável.
O ROSA NAS VESTIMENTAS:
Essa é a cor da moda!!! Nesse verão use e abuse. Vamos procurar trazer à nossa vida essa vibração de amor e harmonia. O uso do rosa sugere afetividade. É considerada uma cor feminina e a maioria das mulheres é atraída por ela. Hoje em dia os homens já estão vencendo o preconceito e vestindo também esta cor. Isto é ótimo, pois o rosa pode trazer mais suavidade e gentileza aos representantes do sexo masculino. Além disso, como essa cor atrai as mulheres, os homens que a vestirem podem estar aumentando seu poder de atração.
Agora que vocês sabem de todos os benefícios do rosa tragam essa energia para sua vida.

Usando o Azul na Cura, Decoração e Vestimentas : Silvia Fávero
Continuando nossa explanação sobre as cores, chegamos agora ao azul. Essa cor está presente em nossas vidas em um lindo céu azul que nos traz tanta alegria. Mas o azul é a cor mais rara na natureza e por causa disso temos a origem dos termos ingleses “true blue” (autêntico) e “sangue azul”.É a cor do chakra laríngeo que se localiza na área da garganta. Este é o nosso centro da comunicação, governando a forma como nos expressamos no mundo e ajudando nossa verbalização. Deve ser muito usado portanto em pessoas que têm dificuldade em se expressar. É uma excelente terapia para quem tem muitos “sapos engolidos”.
Sua glândula correspondente é a tireóide que se situa logo abaixo da garganta, no início da laringe e que regula o metabolismo cuidando do equilíbrio entre o crescimento físico e mental.
O azul atua no aparelho respiratório (bom para o tratamento de laringites, dores de garganta e amidalites), nos pulmões, no canal alimentar, na nuca e no pescoço. Bom para os casos de taquicardia, favorecendo a diminuição da pulsação.
No verão é aconselhável o uso de roupas azuis pois essa cor reduz a transpiração. O azul é o símbolo da paz, inspiração, devoção e tranqüilidade permitindo uma maior relação com o Eu Superior, pois acalma e tranqüiliza trazendo quietude e paz à mente. Remove idéias obsessivas e padrões comportamentais.
CUIDADOS: excesso de azul pode gerar sentimentos de melancolia; é contra-indicado nos casos de contrações musculares, gota, paralisia, tremores de frio; pode causar também sonolência, trazes sensações depressivas e causar inibição.
As pessoas que preferem o azul são, em geral: tranqüilas, intuitivas, carinhosas, prestativas, gostam de ajudar os outros e têm facilidade para verbalizar suas idéias. Essa cor traz o entendimento, une o corpo mental e o corpo astral, expressa a energia criadora única, traz devoção, compaixão, amor e nos abre para o espiritual e para o novo.
VISUALIZANDO A COR AZUL
Visualize um campo florido. Repare que existem vários canteiros e que um deles é plantado com flores azuis. Veja que todas as flores ainda estão em botão. Comece a andar no meio delas e veja que começam a desabrochar. Sinta sua fragrância que purifica a atmosfera e eleva suas vibrações. Olhe para o céu. Veja como ele está azul, sem nuvens. Respire. Inspire e expire e com a inspiração sinta a vibração da cor azul entrando em você. Afirme: “O raio azul acalma a minha mente e traz a cura para todas as células e órgãos do meu corpo. Sinto-me em paz; a inspiração flui para mim”.
O AZUL NA DECORAÇÃO
O azul é uma cor calmante e relaxante. Assim, é bom usar uma lâmpada azul para dormir quando se tem insônia. Mas, terminado o problema, deve-se usar a lâmpada verde pois o excesso de azul pode causar maior sonolência matinal e até depressão.
Muito interessante também é pintar o quarto de azul pois, diferentemente da luz, a cor das paredes traz benefícios sem os problemas colaterais.
Atenção: essa cor reduz o apetite. Assim, é excelente para uma sala de jantar.
É, também, uma cor muito indicada para a sala de estar, pois produz uma atmosfera aconchegante, envolvente e acolhedora.
O AZUL NAS VESTIMENTAS
Os tons de azul trazem suavidade e tranqüilidade. Portanto, se você está nervoso, esgotado ou intranqüilo vista-se de azul. Esta cor ajuda o restabelecimento físico e emocional. Somente tenham cuidado com os tons muito escuros que podem levar à depressão. Se você estiver com esta desarmonia evite o azul.

Usando o Índigo na Cura, Decoração e Vestimentas : Silvia Fávero
Índigo: Aumente sua Intuição
O índigo é a combinação do azul profundo com uma pequena quantidade de vermelho. Assim, você verá que ele tem muitas das características da cor azul. Mas não é muito usado na cura do corpo físico pois é basicamente a cor do sexto sentido. Ele traz maior compreensão e consciência sobre todas as coisas. É o raio do conhecimento puro.
É a cor do chakra frontal que se localiza entre as sobrancelhas, dentro da cavidade craniana. É o chamado “terceiro olho”. Seu elemento é a luz. É o centro da visão intuitiva e do conhecimento psíquico. Sua glândula correspondente é a pituitária que regula as outras glândulas do corpo. Ele atua no cérebro inferior e no sistema nervoso central.
O uso do índigo atrai para sua vida uma mentalidade aberta, crescimento espiritual, entendimento dos seus erros, tolerância, humildade e suavidade. Traz, também, grande poder magnético e liderança. Esta cor reduz o ritmo respiratório, purifica o sangue e tem efeito coagulante, ajudando a estancar uma hemorragia.Use o índigo sempre que tiver dor, pois ele tem efeito anestésico. É indicado para problemas e dores nos olhos e ouvidos porque está relacionado com estes órgãos. Mas pode ser usado, também, em problemas de garganta por conter uma grande porção de azul.
Esta cor eleva a consciência, auxilia a elaboração de grandes reformas interiores, aumenta a compreensão e a lucidez e o ajuda a enquadrar as situações em proporções reais. É bom para os processos de culpa pois é o primeiro passo para o perdão. Remove obsessões de qualquer espécie.É uma cor que acalma, acaba com a pressa diminuindo a agitação interior. Assim, traz total relaxamento para o corpo sem a perda da consciência e ajuda a melhorar a insônia.
O único cuidado é não usá-la em doenças causadas pela baixa temperatura, como a hipotermia, pois é uma cor fria.
VISUALIZANDO A COR ÍNDIGO
Visualize-se em um campo, à meia-noite. Olhe para o céu. Veja as estrelas, a lua e repare na cor azul profundo do firmamento noturno. Você se sente totalmente relaxado e em comunhão com a natureza. Inspire e expire lentamente sentindo que essa cor entra no seu corpo. Você sente que ela entra pelos seus pulmões, se concentra na área da sua cabeça, na região dos olhos. Depois sente que ela desce por todo o seu corpo indo até a ponta dos pés. Perceba que você está todo envolto em luz índigo. Repita agora:
“O raio índigo me põe em contato com o conhecimento e a compreensão que me ajudarão neste momento. Eu sou um professor e ensino através do exemplo”.
O AZUL NA DECORAÇÃO
Para a decoração use nas mesmas situações da cor azul.
O AZUL NAS VESTIMENTAS
Use roupa índigo quando estiver em uma situação que possa lhe trazer aprendizados pois ele nos torna consciente do que queremos e favorece a compreensão. Como é uma cor que transmite poder, pode ser usada quando você precisar emanar uma aura de liderança. Além disso, a roupa índigo pode ser usada com as mesmas intenções do azul.
Use a cor índigo e depois me conte os resultados.

Usando o Violeta na Cura, Decoração e Vestimentas : Silvia Fávero
Vamos falar do violeta que é a última cor do espectro solar terreno e que tem a vibração mais elevada. Sua freqüência atinge as camadas mais sutis e elevadas do ser.
Essa é uma cor muito antiga e que era muito cara para ser produzida pela dificuldade de se obter a tintura apropriada. Assim, tornou-se o símbolo da realeza.
O violeta é associado ao espiritual, ao mistério, à humildade, à penitência e à sabedoria.
Para a religião cristã essa cor indica o sofrimento das pessoas que morrem pelo amor a Deus ou pela verdade divina.
Na arte, Cristo veste às vezes o violeta após a Ressurreição e Maria após a Crucificação. A cor violeta, muitas vezes pintada em figuras de Maria Madalena, tornou-se a cor dos penitentes em geral. Leonardo da Vinci dizia: “O poder da meditação pode ser dez vezes maior sob o efeito da luz violeta, que incide através do vidro colorido da janela de uma igreja tranqüila”.
Violeta é a cor do chakra coronário - ou da coroa - que fica no alto e no centro da cabeça. Vocês sabem onde fica a moleira do bebê? Pois aí fica o chakra coronário. Quando nascemos, ele está totalmente aberto, pois ainda temos uma grande conexão com o mundo espiritual. Depois, com o crescimento ele vai se fechando no corpo físico.
Esse chakra comanda nosso pensamento e é nossa principal ligação com o cosmos, representando o ponto de recepção da energia e das mensagens espirituais. Ele atua no cérebro superior e no sistema nervoso. Sua glândula correspondente é a pineal (epífise) que é assim chamada por ter o formato de uma pinha. No séc. VII Descartes declarou que a glândula pineal era a morada da alma e o único local em que corpo e mente se integram, estando totalmente separados em outros lugares por serem de substâncias totalmente diferentes. Na atualidade, Lerner (dermatologista) isolou o hormônio que ela produz. Ele se chama melatonina e age nos relógios biológicos do corpo.
As pessoas que preferem o violeta são em geral espiritualizadas, intuitivas e abertas às mudanças. São controladas, cautelosas e em paz consigo. Mas são muito exigentes, têm-se em alta conta e são individualistas.
O uso desta cor ajuda no desapego e a libertar-se da materialidade. Liberta o ego trazendo consciência cósmica. Por isso facilita a captação de energias e mensagens espirituais.
É a cor da transmutação, sendo muito útil para as pessoas resistentes às mudanças do cotidiano. Além disso, transmuta as vibrações negativas em positivas, sendo muito usada para proteção e transmutação de energias quando em ambientes carregados.
Se você quer meditar, rezar ou visualizar use uma lâmpada violeta no ambiente em que estiver.O violeta ajuda a diminuir a irritabilidade, traz paz interior, aumenta o autocontrole e a auto-estima.No aspecto físico controla a fome excessiva, diminui os batimentos cardíacos, purifica o organismo, estimula a parte superior do cérebro, alivia a enxaqueca e tem efeito cauterizador. Cor usada para pressão alta, infecções e inflamações.
É muito indicada em casos de ciúmes excessivos, insônia, stress, angústia e medo. Mas cuidado: não use esse raio se estiver deprimido. Prefira o verde.
VISUALIZANDO A COR VIOLETA
Visualize um jardim com violetas e lilases, cuja fragrância possui uma maravilhosa energia de transmutação. Veja-se nesse jardim. Caminhe por ele. Quanto mais você caminha mais e mais se sente relaxado e em paz consigo mesmo. Inspire e expire a cor violeta. Sinta as mudanças operando-se em você enquanto afirma: “O raio violeta purifica o meu ser à medida que flui para minhas glândulas, proporcionando vida nova e energia. Estou envolto o tempo todo por raios cósmicos benéficos e quero me tornar receptivo a eles”.
O VIOLETA NA DECORAÇÃO
Como já dissemos, esta cor ajuda a reduzir o apetite. Assim, é recomendada para a cozinha se as pessoas da casa estão fazendo regime alimentar. Na sala, ela trará uma atmosfera de requinte e sofisticação, além de elevar o padrão vibracional. No quarto de dormir ela eleva a consciência mas pode trazer sonhos regressivos e de cunho espiritual.
O VIOLETA NAS VESTIMENTAS
O uso de roupa violeta, em todos os seus tons, suaviza as preocupações, aumenta o poder de concentração e sugere autoridade. Traz uma idéia de paz e elevação espiritual. Além disso, transmuta as vibrações. Por isso use essa cor em ambientes ou com pessoas que podem ter uma vibração mais negativa.

Usando o Magenta na Cura, decoração e vestimentas : Silvia Fávero
Já falamos de todo o espectro solar. Vamos agora conhecer algumas cores que usamos em cromoterapia e que são combinações.
O magenta é a combinação do vermelho e o violeta. Como podem perceber, nesta cor encontram-se as duas extremidades do espectro. Ela é considerada uma cor não saturada, pois não pode ser vista através do prisma. Ela une o vermelho (cor muito ligada à terra e que representa o amor e a vontade humana) e o violeta (cor ligada ao espiritual e que representa o sacrifício e a vontade divina). Ele é usado no tratamento dos corpos etéricos, estabiliza a aura e as emoções. Nos dá autoridade e poder de comando.
É a cor da realização, traz sensação de plenitude e eleva o ser ao reino que transcende o físico melhorando a qualidade de vida.
Quando você quiser se elevar para as coisas relacionadas com o espírito use o magenta, pois ele ajuda a que nos voltemos para dentro de nós passando a refletir com profundidade sobre os acontecimentos do mundo, a influência desses acontecimentos e seu significado.
Nós, normalmente, carregamos emoções do passado que não são mais necessárias em nossa vida atual. O magenta possibilita “deixar ir” as emoções que não são mais relevantes, para podermos tomar o caminho certo.
É uma cor pouco usada para o físico. Tem efeito energizante, aumenta a atividade funcional do coração e tem efeito diurético.
O efeito dessa cor se dá pela elevação do ser e não pela atuação no corpo físico. Ela transmuta as vibrações nocivas que se somatizam como doenças.
É indicada no tratamento da aura, em problemas emocionais, na limpeza de emoções negativas, quando se necessita de elevação espiritual, em problemas de rins, do coração e em cistos benignos.Mas, mesmo sendo uma cor tão espiritual, são necessários alguns cuidados: é uma cor perigosa para quem tem tendência de fugir à realidade, pois pode aumentar o desejo de fuga das situações materiais desagradáveis. Deve ser usada raramente somente com o propósito de elevar a pessoa às esferas espirituais.
VISUALIZANDO A COR MAGENTA
Relaxe. Visualize-se em uma praia. Comece a caminhar e sinta a areia morna em seus pés. O céu está azul sem nuvens e o sol brilha aquecendo a Terra. Você olha para o horizonte e percebe que o sol está se pondo. Sente-se na areia e olhe o por do sol. Perceba uma bola de luz vermelha, saindo do sol e vindo em sua direção. Ela para a sua frente pouco acima da sua cabeça. Agora, desce do céu uma bola de luz violeta que para ao lado da bola vermelha. Nesse momento as duas de fundem e formam uma grande bola de luz magenta.
Inspire e expire lentamente a luz magenta que paira acima da sua cabeça. Sinta essa luz entrar em seu corpo e repita: o raio magenta está curando o meu corpo, mente e emoções e me proporcionando uma maior compreensão de todos os meus afazeres. Eu sigo em frente sabendo que tudo está bem. Aproveite por alguns minutos esse estado e quando estiver pronto volte para o aqui e agora.
O MAGENTA NA DECORAÇÃO
Como o magenta é uma cor muito ligada ao espiritual não é recomendada para áreas de lazer ou locais onde se deseja ter uma atividade descontraída.
Para o quarto de dormir pode levar a um sono com projeções astrais.
É uma cor indicada para santuários e locais de prece e meditação.
O MAGENTA NAS VESTIMENTAS
Essa cor foi moda há alguns anos atrás, em uma época que suas vibrações eram muito necessárias. Use o magenta quando precisar se interiorizar e descobrir resposta a questões vitais através da reflexão profunda. Além disso, é uma cor interessante para equilibrar as emoções quando for necessário realizar algum evento e quando necessitar de autoridade e poder de comando.

Silvia Fávero é cromoterapeuta com especialidade em gestantes e atende em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário