sábado, abril 08, 2006

VAGABOND - UMA HQ JAPONESA COM CERTEZA




F. A. Moretti

A Conrad Editora colocou nas bancas a primeira edição de Vagabond, uma revista que a gente lê de trás pra frente. Claro que para nós parece estranho, mas é a forma como o japonês lê.
Em Vagabond o leitor se sente um japonês lendo uma história de herói japonês de 400 anos. O charme da revista não está só nessa peculiaridade, o assunto também é digno de nota, ou melhor, de uma matéria. Ei-la!
Enquanto a Vagabond nº1 sai no Brasil, no Japão a revista já está no nº10. Desde o primeiro número, o público masculino e feminino (adolescentes e leitores de meia idade), fãs das antigas histórias de samurai, se apaixonaram pelo herói (Musashi) e a revista tornou-se um sucesso comercial com 10 milhões de exemplares vendidos até agora. O enredo revive o gênero samurai baseado na história que deu origem a todas as histórias de samurais: a saga de Musashi, um homem incomum, às vezes santo-samurai, às vezes vagabundo, cuja vida foi marcada por desgraças.
Ele nasceu em 1584. Seu pai -- dono de uma academia de esgrima -- foi morto pelo dono de uma academia rival. Órfão, foi criado por um tio. Com 13 anos, matou um homem em sua primeira luta. Tornou-se samurai e em 1600 participou na batalha de Sekigahara ao lado de seu senhor feudal, que foi derrotado. Segue-se um período de paz no país. Sem chefe (morto) e desempregado (sem batalhas), Musashi sai vagando e esmolando por comida - a saga do vagabundo.
Dos 16 aos 30 anos, Musashi dedicou sua vida à vingança. Ele adotava o seguinte lema: "Não viverás sob o mesmo céu com os inimigos de teu pai!", e assim eliminou um a um os descendentes do assassino do pai.A fama de santo-samurai vem da forma com que tratava a espada (sua alma). Ele tinha quase dois metros de altura, era hábil no manejo da espada e tornou-se o espadachim mais famoso do Japão. Desenvolveu um estilo de esgrima de duas espadas (Niten-ichi-ryu: a dai-tô curta e longa). Depois dos 30 anos Musashi dedicou-se ao estudo do zen budismo e ficou famoso como escultor e pintor. Escreveu Gorin-No-Sho (Livro dos Cinco Anéis), sobre estratégia e artes marciais (editado pela Ediouro e Madras). Sua biografia "Musashi", de Eiji Yoshikawa, foi publicada pela Estação Liberdade. É o livro mais vendido no Japão (120 milhões de exemplares).
Miyamoto Musashi morreu em 1645. Sua carreira de espadachim registrou 60 homens mortos em duelos honrados (kenjutsu). Qualquer japonês sabe quem ele é. Tanto que esse popular herói já foi tema de vários filmes, séries de TV, livros e gibis, inclusive uma série de filmes estrelados por Toshiro Mifune, o mais famoso ator do cinema japonês - estrelou "Os Sete Samurais" (Shishinin No Samurai), de 1954, filme dirigido por Akira Kurosawa e que gerou a produção americana adaptada "Sete Homens e um Destino", de 1960.
O crítico japonês Chie Go acha que "o segredo do sucesso de Vagabond está na habilidade de Inoue fundir diversos gêneros, como Alan Moore faz no Ocidente, um brilhante exemplo de jidai mono!". No Japão existe um gênero de mangá muito popular, o "furyo shonen mono" (mangás sobre e para adolescentes). Segundo Chi Go: "Existem normalmente duas ou três escolas na história, e cada uma tem seu líder de gangue durão e uma garota bonita; Vagabond é basicamente esse gênero projetado no século XVII. Mas, enquanto o desenho de furyo mangá é intencionalmente tosco e não consegue atrair ninguém que não seja menino adolescente, o desenho de Inoue é claro e fácil de entender".O quadrinhista
Vagabond é uma história diferente, tanto pela qualidade dos desenhos quanto pela revolução que está provocando da narrativa quadrinhística nipônica. Isso deu ao autor, Takehiko Inoue, prêmios como o Kodansha Manga Award e o Cultural Affairs Media Arts Festival de 2000 (categoria mangá). Takehiko Inoue nasceu em 12 de janeiro de 1967, na Ilha de Kyushyu. Seu início nos quadrinhos (mangás) se deu quando ganhou o concurso Tezukashiyoh criado pela editora Shueisha para homenagear Osamu Tezuka - pai da HQ japonesa.
No final de 1990 lançou Slam Dunk, uma série de aventuras em torno do basquete, um esporte não muito popular no Japão, mas foi um sucesso; cerca de 10 milhões de exemplares vendidos com os 31 volumes da série. Ao terminar Slam Dunk, Inoue se dedicou à série Buzzer Beater, também focada no basquete -- porém feita especialmente para a Internet. Depois, veio uma história curta chamada Piercing, e finalmente Vagabond, que acabou superando o sucesso de Slam Dunk.
Bom, a Vagabond nº1 começa com Takezo Shinmen, (o verdadeiro nome de Musashi Miyamoto), com 17 anos e participando da batalha de Sekigahara. Depois da batalha enfrenta um grupo de caçadores de recompensa e se refugia com seu amigo Matahashi Hon'iden na casa de Okoo e sua filha Akemi. O resto, só lendo... de trás pra frente, claro.
© 2001 Reprodução autorizada para o CCQHumor

Nenhum comentário:

Postar um comentário